Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Cearense Valentina Sampaio é a primeira modelo transgênero da Victoria's Secrets

Valentina Sampaio anunciou em seu Instagram, nesta sexta-feira (2), uma grande novidade: ela trabalhará para a Victoria’s Secrets, marca de lingerie americana. A brasileira, nascida no Ceará, será a primeira modelo transgênero a trabalhar para a marca.

Em sua conta na rede social, a top compartilhou um clique nos bastidores de um ensaio para a linha Pink (a mais jovem) da grife. "Um sonho realizado e que representa muito", diz ela.

A presença de Valentina na marca foi muito celebrada entre seus seguidores. "Torço para você ser a próxima angel, você é um exemplo de ser humano e de modelo"; "Muito feliz por você linda! Viva a diversidade"; "Incrível! Finalmente". Além disso, a postagem ganhou ainda curtida e interação de Lais Ribeiro, a única angel brasileira

https://www.instagram.com/p/B0oDsqnC2am/

No passado, Ed Razek, diretor de marketing da L Brands, a empresa detentora da Victoria's Secrets, chegou a declarar que a marca não deveria ter modelos plus size e transexuais, principalmente em seu desfile. "O show é uma fantasia. É um especial de entretenimento de 42 minutos.

Diante desse fato, sem dúvidas, a existência de Valentina Sampaio no casting da grife estadunidense tem um grande significado na luta por representatividade LGBTQ+.

Valentina foi também a primeira modelo transgênero a ser capa da Vogue Paris, aos 18 anos

A história da top model de 20 anos se iniciou em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. Filha de um pescador e uma professora no litoral cearense, Valentina posou neste ano, em junho, para o fotógrafo Sebastian Kim, cujas imagens vão compor o catálogo da linha Pink da Victoria’s Secret.

O currículo de Valentina não encerra-se por aqui, ela foi também a primeira modelo transgênero a ser capa da Vogue Paris, aos 18 anos. Em entrevista à revista, a top afirmou que foi uma "felicidade gigantesca" estampar a capa da publicação e que a ascensão de sua carreira foi algo "muito rápido".

A modelo cearense começou a chamar atenção quando se tornou a primeira transgênero a ser garota-propaganda da L’Oréal Paris, em 2016 - mesmo ano em que estreou na São Paulo Fashion Week (SPFW). Atualmente, a top é agenciada pela JOY Model, mesma agência de Lais Ribeiro, única angel brasileira da grife.

Em 2017, Valentina disse ter orgulho de ser um símbolo transgênero reconhecido internacionalmente. "Sim, estou orgulhosa. Acho que este é um momento importante, a moda é um instrumento onde as coisas podem fluir livremente. Neste momento está sendo debatida (a questão de transexuais), para que no futuro a gente possa ser livre desses preconceitos", explica a modelo de 22 anos, em entrevista à agência de notícias AFP.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias