Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Mercúrio em Câncer: sábio amor

Colaborador: Blender Barbosa

Viajando pela sabedoria cósmica da Via Láctea, Mercúrio (Hermes), que é pura mentalidade e razão, chegou hoje, dia 19 de julho, ao mar de Câncer, onde ficará até o dia 10 de agosto. Um breve passeio, mas que irá permitir grande aprendizado e absoluta síntese de experiências conscientes e inconscientes.

“A mente não precisa operar de forma tão crítica, concreta, racional e linear. Somos todos vários corpos em um só e nossos sentidos não existem isoladamente. Venha aqui, Mercúrio, prove do meu doce néctar e abençoe seus pupilos com a dádiva da inteligência emocional”, disse o Caranguejo (Câncer) ao alado Mercúrio.

Mercúrio, o melhor amigo do Sol, é o planeta da comunicação, pensamentos e raciocínio. Está associado aos vários aspectos da aprendizagem, memória e atua como uma ponte entre o passado, presente e futuro. No Mapa Astral, é ele quem define o modo como absorvemos a realidade, como nos comunicamos e pensamos. É a partir de Mercúrio que enxergamos o mundo e operamos mentalmente.

Quando entra nas águas de Câncer, toda sua carcaça original de intelectualidade e racionalidade é colocada em cheque, pois sua regência passa a ser influenciada por outros sentidos, principalmente pela emoção. E, assim, Mercúrio se torna sensível e receptivo. Isso se faz sentir em seus pupilos, os “câncer-mercurianos” – pessoas com este posicionamento.

Mercúrio, elo entre a consciência e individualidade, nas águas rasas de Câncer, passa ser regido pela sensibilidade, gentileza e o elogio, que até então não era necessário, passa ser a melhor maneira de se chegar até ele. A mente retentiva e o raciocínio criativo, deste posicionamento, permite a Mercúrio e seus pupilos experimentarem o doce sabor da intuição e o prazer pela arte.

Seus ouvidos se tornam delicados e cheios de simpatia pelo sofrimento dos outros. Mas há questões a temer: a possibilidade de se corromper por conta da indulgência, teimosia, manipulabilidade e mutabilidade, são seus riscos de queda. O olhar insistente para o passado, o remorso e o arrependimento, o flagelo e autopiedade, também se tornam frequentes aqui.

Conselho para todos os signos

A entrada de Mercúrio em Câncer simboliza que é tempo de amar sabiamente. É tempo de perdoar, deixar o remorso, de orgulhar-se das escolhas, livrar-se de pensamentos autodestrutivos e apreciar-se verdadeiramente. O conselho cósmico -- para quem tem este posicionamento ou não -- é se libertar dos arames farpados do passado e viver o agora; o presente é o que importa. O que aconteceu com você lá atrás, deixa lá. Nada irá mudar o fato, mas enquanto você remoer tudo isso, sua vida não caminhará.

Entenda, tudo o que acontece conosco, não é o destino ou o acaso, é fruto de dádivas universais para que possamos ter experiência aqui neste plano. As adversidades são postas à nossa frente para que possamos ultrapassá-las e, a partir delas, extrair conhecimento e sabedoria. Tudo é aprendizado. É como diz Ricardo Fonseca: “Os males sempre vem para o bem de quem consegue absorver seus ensinamentos”.

Mercúrio em Câncer sugere também que é tempo de parar de achar que o mundo gira ao seu redor e que as pessoas querem lhe prejudicar. Confie em si mesmo. Enquanto você se manter nessa sinergia de autopreservação e autocuidado excessivo, o mundo irá parecer perigoso mesmo, pois você não está se permitindo olhar além desse buraquinho que você acha que é muita coisa. A realidade lá fora é muito maior do que todos nós.

O astro da comunicação entrou no “mangue constelacional” de Caranguejo para lhe dizer que seus sentimentos importam sim. Que você deve falar sobre eles, que é preciso expô-los, a fim de dar sentido em sua vida. Há questões, problemas e circunstâncias em que parecem que estamos sozinhos, mas não estamos. Compartilhe o que você sente. Busque por pessoas que se importam em ouvir você e se não achar, fale com você mesmo, com o universo, com as plantas, animais ou converse com Deus -- este é o melhor amigo de todos.

Em algum lugar do universo alguém estará por você. Não reprima suas sensações e suas emoções, permita-se vivê-las -- com certeza a experiência será fantástica. Pode ser que durante muito tempo de sua vida, você foi coagido a não expressar-se ou mostrar-se verdadeiramente. E a cobrança era que se mantivesse sempre forte e no controle, mas chegou o momento de parar.

Você não tem que ser forte pelos outros ou porque querem te ver dessa forma. Você deve ser forte por você, primeiramente. Pare de terceirizar suas responsabilidades e de colocar as outras pessoas e coisas como mais importantes que você.

A passagem de Mercúrio também sugere que chegou a hora de deixar as máscaras caírem. Às vezes, os desejos inconscientes e a ignorância a alguns fatos podem resultar em preconceito ou em uma visão de mundo distorcida e extremista. Livre-se disso. Libere todas essas máscaras, amarras e cipós ideológicos malignos. Deixe-as cair, desprenda-se dessas visões e crenças limitantes - só assim você conhecerá o mundo verdadeiramente.

Outro ponto proposto por esta energia cósmica é a observância. Observe se você está sendo manipulado ou influenciado pelos outros. Quais são suas necessidades? Quais são suas escolhas e prioridades? O que VOCÊ quer? Já parou para pensar quantas e quantas vezes você se abdicou e colocou as necessidades dos outros acima das suas? A custo de quê? Para fazer alguém se sentir bem, enquanto você se sentia mal e depois, muito provavelmente, remoeria tudo aquilo? Faça essas perguntas ao seu interior. Se a resposta for sim para qualquer uma delas, então é tempo de mudança

Por fim, Mercúrio entrou em Câncer para nos dizer que é tempo de amar o mundo e a vida com sabedoria. O verdadeiro amor é aquele que não se abala diante às adversidades e espinhos. O amor verdadeiro é aquele que se doa genuína e verdadeiramente sem esperar nada do outro; que aceita as partidas de quem não mais quer ficar. Este é o amor ágape - bondoso, respeitoso e que sabe equilibrar, igualmente, a razão e a emoção.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias