Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Sesc faz seminário para integrar crianças e natureza no Rio de Janeiro

Promover diálogos sobre a qualidade da interação da criança com o ambiente natural, tanto em convívio quanto em brincadeiras é o objetivo do “Seminário Infâncias e Naturezas, um olhar para a diversidade social e ambiental”, que acontece nos dias 10 e 11 de junho. O encontro, realizado pelo programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, em parceria com o Departamento Nacional do Sesc, no Rio de Janeiro, reunirá especialistas e educadores de todo o Brasil para instigar diálogos sobre a relação entre criança e meio ambiente e das múltiplas formas como essa relação acontece. As inscrições para o seminário são gratuitas, porém limitadas, e podem ser realizadas pelo link https://criancaenatureza.org.br/nossas-acoes/iv-seminario-crianca-e-natureza-infancias-e-naturezas/

O seminário vai abordar como os diferentes cenários urbanos são determinantes para as variadas formas de interação com o ambiente natural, definidas, entre outros fatores, pela qualidade e biodiversidade da natureza e, também, pela desigualdade social. Além disso, pretende dialogar sobre a qualidade da interação da criança com o ambiente natural, e sobre a importância de refazer os elos de proximidade dos pequenos com o meio ambiente, tanto em convívio quanto em brincadeiras, práticas que se perderam ao longo dos anos.

Na pauta do evento estão temas como: “Infâncias”; “Segurança no espaço público”; “A importância da experiência” e “A Conexão da Natureza no Cuidado com Nós Mesmos e no Cuidado com a Terra”. As conversas serão conduzidas por Cláudio Maretti, especialista em áreas protegidas, apoio ao desenvolvimento sustentável; Evelyn Eisentein, médica pediatra, professora de pediatria; Ilana Katz, psicanalista de orientação lacaniana; Marie Ange Bordas, artista, autora e mediadora cultural; Murilo Cavalcanti, administrador de empresa e Secretário de Segurança Urbana da Cidade do Recife; Renato Noguera, doutor em Filosofia; Roque Antonio Juaquim, observador da Cultura da Infância (Brinquedos e Brincadeiras tradicionais da infância brasileira); Sérgio Godinho, diretor da Escola da Serra e Tainá de Paula, arquiteta e urbanista, especialista em patrimônio cultural.

Pela primeira vez o seminário abrirá espaço para apresentação de trabalhos, pesquisas e experiências. Será feita uma exposição de painéis com os projetos selecionados, para valorizar a relação entre a criança e a natureza e analisando a fundo a realidade do Brasil, a fim de enfrentar a complexidade de situações vividas hoje nas infâncias brasileiras.

Também haverá diversas oficinas para os participantes, como pipas, construção de bichinhos em madeira, produção de tintas à base de terra e pintura, confecção de comedouros artesanais para observação de aves, entre outras. Pela primeira vez o seminário abrirá espaço para apresentação de trabalhos, pesquisas e experiências. Será feita uma exposição de painéis com os projetos selecionados, para valorizar a relação entre a criança e a natureza e analisando a fundo a realidade do Brasil, a fim de enfrentar a complexidade de situações vividas hoje nas infâncias brasileiras.

Serviço:
Seminário “Infância e Natureza, um olhar para a diversidade social e ambiental”
Data: 10 e 11 de junho, das 9h às 17h
Local: Teatro Sesc Senac - Avenida Ayrton Senna, 5555 - Gardênia Azul, Rio de Janeiro / RJ
Para ter acesso a programação completa clique https://criancaenatureza.org.br/nossas-acoes/iv-seminario-crianca-e-natureza-infancias-e-naturezas/

Sobre o Instituto Alana
O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias