Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Dias de animação

Um mundo onde tudo é possível, em que basta imaginar para se tornar realidade será aberto nesta sex­ta-feira, quando o Cine Cultura vai receber a programação do Dia Internacional da Animação de Goiânia, uma mostra gratui­ta de desenhos animados nacio­nais e internacionais de diversas técnicas e estilos. Até quarta-feira (31) serão exibidas 57 animações e em sete mostras inclusivas, que agregam diversos tipos de públi­co. Haverá ainda lançamento de livros, exposições e oficinas de animação. Os cursos estão pro­gramados para serem realizados entre os dias 30 de outubro e 18 de novembro.

No primeiro dia do evento, nesta segunda-feira, acontecem as mostras Nacional com audio­descrição para deficientes vi­suais, nacional e internacional. No segundo, é a vez das mostras Infantil, Fantástica Animação e Regional de Animações Goia­nas. No último dia, serão exibi­das a Mostra Histórica: 100 Anos da Animação Brasileira e a Ses­são de Estreias.

O evento será composto por uma sessão exclusiva para as estreias de “O Evangelho Se­gundo Tauba e Primal”, de Már­cia Deretti e Márcio Jr., e de “A Cidade dos Piratas”, de Otto Guerra. Além dos filmes, a pro­gramação do DIA Goiânia con­ta com exposição, lançamento de livros e oficinas.

“O Evangelho Segundo Tauba e Primal” conta a histó­ria de Tauba, que revoltado com a violência e o caos nas metró­poles, cria sua alternativa ideal, uma cidade-fortaleza-robô. In­vejoso, Primal desenvolve sua versão. O filme é uma alegoria do embate entre duas perspec­tivas antagônicas sobre a vida e a sociedade, abordando o radi­calismo, a incapacidade de diá­logo e a segregação de um mun­do dividido por muralhas.

Já “A Cidade dos Piratas” con­ta a história autobiográfica de um diretor de cinema se vê diante de uma situação complexa no meio da produção do seu longa: o autor da história passa a negar os Piratas do Tietê, personagens principais da trama já quase pronta. Em uma tentativa desesperada de salvar sua produtora e o filme, ele decide con­tar seu drama, criando um labirinto caótico entre a ficção e a vida real. Aguardadíssimo filme baseado na obra da cartunista Laerte.

DESTAQUES

Um dos momentos importan­tes da mostra acontece na terça­-feira (30), com o lançamento do livro Teoria e Prática de um Cine­ma Junto ao Povo, de Jorge Sanji­nés e Grupo Ukamau. Na ocasião, o tradutor da obra, Sávio Leite, os visitantes da mostra para uma sessão de autógrafos do livro que trata da teoria e da prática do ci­nema junto ao povo.

O livro teve sua primeira edi­ção em 1979 e, a segunda, em 1980. Foi traduzido pela pri­meira vez para o português por Sávio Leite e Lourenço Veloso, entre 2016 e 2017. Conta a expe­riência cinematográfica bolivia­na e os filmes feitos pelo Grupo Ukamau, tendo Jorge Sanjinés como expoente maior e as bases para um cinema social, coletivo e popular. Sanjinés nasceu em La Paz, em 1936, onde vive e traba­lha. Tem em seu currículo doze longas metragens.

Na quarta-feira (31), o Fábio Zimbres aterrissa em Goiânia no dia 31 de outubro para participar do coquetel de abertura da expo­sição com os desenhos originais da graphic novel “Música para An­tropomorfos”, além de painéis e in­tervenções nas paredes do museu feitos especialmente para a oca­sião com o tema dos quadrinhos. O livro, lançado pela Zarabatana Books em 2006, estava esgotado e será relançado na ocasião.

A obra nasceu por iniciativa do grupo de rock Mechanics. Nele, Zimbres dá vida à narra­tiva sonora do álbum homôni­mo da banda, resultando em uma obra gráfica rica, complexa e rara–o que faz dela objeto de desejo dos fãs de Zimbres, dos Mechanics e das HQs indepen­dentes e autorias.

O EVENTO

O Dia Internacional da Ani­mação de Goiânia, é na verda­de uma extensão do Dia Inter­nacional da Animação (DIA), criado em 2002 pela Associa­ção Internacional do Filme de Animação (ASIFA), e adotado no Brasil em 2004 pela Asso­ciação Brasileira de Cinema – ABCA. O DIA é realizado em mais de 30 países.

No Brasil, a mostra alcançará mais de 200 cidades, chegando à sua 15ª edição celebrando os 100 anos da animação brasileira, in­clusive, com uma sessão histó­rica dedicada exclusivamente a esse tema. Conta com o patrocí­nio local da Secretaria de Educa­ção, Cultura e Esporte (Seduce) por meio da Lei Goyazes, e do apoio do Museu da Imagem e do Som (MIS), do Cine Cultura e de empresas parceiras, como a Man­drake Comic Shop, a Hocus Po­cus, o restaurante Dona Fiinha e o coletivo Obsoleto. Nacionalmen­te, tem o patrocínio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura por meio do Fundo Na­cional da Cultura. Em Goiânia, o DIA é organizado e coordenado por Márcia Deretti, Márcio Júnior e Coelho Nunes por meio da Es­cola Goiana de Desenho Anima­do e Na Toca Produções.

 SERVIÇO

Quando: de 29 a 31 de outubro

Onde: Cine Cultura (Centro Cultural Marieta Telles Machado), Praça Cívica, nº2, Centro.

Informações: 62 98188 3223

ENTRADA FRANCA

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

29 DE OUTUBRO (SEGUNDA-FEIRA)

18 horas – MOSTRA NACIONAL COM AUDIODESCRIÇÃO PARA DEFICIENTES VISUAIS

19 horas - MOSTRA NACIONAL (Duração: 54’25”)

20 horas - MOSTRA INTERNACIONAL

30 DE OUTUBRO (TERÇA-FEIRA)

15 horas – MOSTRA INFANTIL (Duração: 47’34”)

19h30 - MOSTRA FANTÁSTICA ANIMAÇÃO (Duração: 59’)

20h30 – Lançamento do livro “JORGE SANJINÉS E GRUPO UKAMAU

20h40 - MOSTRA REGIONAL DE ANIMAÇÕES GOIANAS E debate entre realizadores da mostra regional.

31 DE OUTUBRO (QUARTA-FEIRA)

18h - MOSTRA HISTÓRICA: 100 ANOS DA ANIMAÇÃO BRASILEIRA

19h - SESSÃO DE ESTREIAS.

20h40 - COQUETEL DE ABERTURA DA EXPOSIÇÃO

MÚSICA PARA ANTROPOMORFOS com a presença do artista Fabio Zimbres

Dias 30 e 31 de outubro, das 14h às 18h OFICINA DE ANIMAÇÃO - O QUARTO VIVO Com Fabio Zimbres (RS)

Local: Escola Goiana de Desenho Animado - Al. Botafogo, 235, sala 2 – Centro

Dias 17 e 18 de novembro, das 14h às 18h

OFICINA DE ANIMAÇÃO STOP MOTION - Com GiulianaDanza (MG)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias