Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Música, dança e teatro

A Cia Basileu França de Teatro Musical da Coordenação de Dan­ça do Itego em Artes Basileu Fran­ça, formada por 18 artistas em cena, apresenta o espetáculo musical No­treDame, no dia 14 desetembro, às20 horas, no Teatro-Escola Basileu Fran­ça. Os ingressos custam R$ 30 (intei­ra), sendo R$ 15 o valor promocional até 13 de setembro. Os interessados podem adquiridos ingressos na Coor­denação de Dança do Basileu França.

A Coordenadora da área de Dan­ça do Basileu França, Simone Malta, destaca o crescimento do teatro mu­sical no Brasil. “Atualmente o teatro musical vem se popularizando e o Ite­go Basileu França se junta aos gran­des centros a fim de oferecer forma­ção técnica aos jovens para atuarem nessa área. Vários alunos da nossa instituição atuam profissionalmen­te em produções brasileiras e busca­mos através do novo curso oferecer uma maior oportunidade de forma­ção para as futuras gerações”, enfatiza.

O autor, que adaptou a obra, e di­retor do espetáculo, Clégis de Assis, enfatiza que Notre Dame é conside­rado um teatro musical uma vez que tem as canções que compõem o dra­ma. Assim, há duas expressões artísti­cas em cena: o drama (arte teatral) e a música que ajuda a contar a histó­ria por meio do personagem. No es­petáculo, o jazz também se mistura a momentos performáticos que tra­zem de forma simbólica a represen­tação de algumas cenas.

Clégis salienta que o teatro musical em Goiás é algo que ainda vem sendo descoberto pelo público.“Essamoda­lidade exige muito no sentido de tra­balho humano, produção e, princi­palmente, incentivo cultural. Assim, os produtores e diretores utilizam os recursos que têm disponíveis para oferecer o melhor ao público, ou seja, uma experiência plena no que diz respeito à produção em teatro musi­cal. Destaco que as trilhas e os efeitos também serão executados ao vivo. Todas as trilhas e canções são auto­rais. Então, nossa expectativa é apre­sentar à plateia um produto de qua­lidade”, observa.

SOBRE NOTRE DAME

O espetáculo conta com 18 atores em cena e 3 músicos que executam toda a trilha e canções do espetácu­lo. O musical será apresentado pela Cia Basileu França de Teatro Musi­cal, cujos integrantes são alunos do Curso de Interpretação para Teatro Musical, com produção da Coorde­nação de Dança. Notre Dame tam­bém vai contar com a participação de alunos-atores convidados da área de Teatro do Basileu França, além de ou­tros estudantes do Curso de Interpre­tação para Teatro Musical que é ofe­recido pela Coordenação de Dança.

O espetáculo tem classificação in­dicativa de 12 anos e se baseia no ori­ginal Notre Dame de Paris, com texto e direção de Clégis de Assis. As músi­cas são de Marcos Noel, com compo­sições e trilhas musicais de Harllon Fi­lho. A direção musical será orientada por Reginaldo Mesquita, com coreo­grafia de Mariana Lovi e banda to­cando ao vivo: Harllon Filho (piano), Denise Rocha (flauta nativa america­na e percussão) e Reginaldo Mesqui­ta (violão e violoncelo).

Notre Dame é uma tragédia musi­calrepletademorteseamoresimpos­síveis. A trama central da história se dá a partir do momento em que a vida dos ciganos cruza com Quasímodo– personagem que imortalizou a obra. Esmeralda, a mais bela cigana da re­gião, toma as dores do Corcunda e se coloca na posição de sua defensora, o que acaba desencadeando uma série de problemas para o seu povo. Então, aviolênciaeocaosvãotomandocon­ta de Notre Dame, resultando em um desfeche nada “Disney”.

“A história retrata por meio da re­lação entre os poderosos e a ralé a luta pela liberdade, evidenciando os da­nos que a exclusão causa ao indiví­duo, bem como os reflexos disso para a sociedade. Esse é um problema so­cial antigo e sempre atual”, conclui o autor-adaptador da obra e diretor do espetáculo, Clégis de Assis.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias