Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Música, dança e teatro

A Cia Basileu França de Teatro Musical da Coorde­nação de Dança do Itego em Artes Basileu França, formada por 18 artistas em cena, apresenta o espetá­culo musical Notre Dame, no dia 14 de setembro, às 20 horas, no Teatro-Esco­la Basileu França. Os in­gressos custam R$ 30 (in­teira), sendo R$ 15 o valor promocional até 13 de se­tembro. Os interessados podem ad­quirir os ingressos na Coordenação de Dança do Basileu França.

A coordenadora da área de Dan­ça do Basileu França, Simone Malta, destaca o crescimento do teatro mu­sical no Brasil. “Atualmente o teatro musical vem se popularizando e o Itego Basileu França se junta aos grandes centros a fim de oferecer formação técnica aos jovens para atuarem nessa área. Vários alunos da nossa instituição atuam profis­sionalmente em produções brasi­leiras e buscamos através do novo curso oferecer uma maior oportu­nidade de formação para as futu­ras gerações”, enfatiza.

O autor, que adaptou a obra, e diretor do espetáculo, Clégis de As­sis, enfatiza que Notre Dame é con­siderado um teatro musical uma vez que tem as canções que compõem o drama. Assim, há duas expressões artísticas em cena: o drama (arte teatral) e a música que ajuda a con­tar a história por meio do persona­gem. No espetáculo, o jazz também se mistura a momentos performáti­cos que trazem de forma simbólica a representação de algumas cenas.

Clégis salienta que o teatro mu­sical em Goiás é algo que ainda vem sendo descoberto pelo pú­blico. “Essa modalidade exige mui­to no sentido de trabalho humano, produção e, principalmente, in­centivo cultural. Assim, os produto­res e diretores utilizam os recursos que têm disponíveis para ofere­cer o melhor ao público, ou seja, uma experiência plena no que diz respeito à produção em teatro mu­sical. Destaco que as tri­lhas e os efeitos também serão executados ao vivo. Todas as trilhas e canções são autorais. Então, nossa expectativa é apresentar à plateia um produto de qualidade”, observa.

SOBRE NOTRE DAME

O espetáculo conta com 18 ato­res em cena e três músicos que exe­cutam toda a trilha e canções do espetáculo. O musical será apresen­tado pela Cia Basileu França de Tea­tro Musical, cujos integrantes são alunos do Curso de Interpretação para Teatro Musical, com produ­ção da Coordenação de Dança. No­tre Dame também vai contar com a participação de alunos-atores con­vidados da área de Teatro do Basi­leu França, além de outros estudan­tes do Curso de Interpretação para Teatro Musical que é oferecido pela Coordenação de Dança.

O espetáculo tem classificação indicativa de 12 anos e se baseia no original Notre Dame de Paris, com texto e direção de Clégis de Assis. As músicas são de Marcos Noel, com composições e trilhas musicais de Harllon Filho. A direção musical será orientada por Reginaldo Mes­quita, com coreografia de Maria­na Lovi e banda tocando ao vivo: Harllon Filho (piano), Denise Ro­cha (flauta nativa americana e per­cussão) e Reginaldo Mesquita (vio­lão e violoncelo).

Notre Dame é uma tragédia musical repleta de mortes e amo­res impossíveis. A trama central da história se dá a partir do momen­to em que a vida dos ciganos cru­za com Quasímodo – personagem que imortalizou a obra. Esmeralda, a mais bela cigana da região, toma as dores do Corcunda e se coloca na posição de sua defensora, o que acaba desencadeando uma série de problemas para o seu povo. En­tão, a violência e o caos vão toman­do conta de Notre Dame, resultan­do em um desfeche nada “Disney”.

“A história retrata por meio da relação entre os poderosos e a ralé a luta pela liberdade, evidencian­do os danos que a exclusão causa ao indivíduo, bem como os refle­xos disso para a sociedade. Esse é um problema social antigo e sem­pre atual”, conclui o autor-adapta­dor da obra e diretor do espetácu­lo, Clégis de Assis.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias