Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Formas geométricas na Perimetral

Quem passar pela Avenida Perimetral, no cruzamento com a Avenida Mato Gros­so, a partir do próximo mês, não vai mais encontrar uma paisagem dura e sem cor. Formas e cores vão en­cher os olhos dos passantes de uma das mais importantes vias expressas de Goiânia a partir desta segunda (24), quando o artista goiano Selon começa a pintar um painel de 500 metros quadrados. O local da arte será uma das paredes da empresa Goiás Recicláveis, que agora terá variadas formas geométricas co­loridas, marca registrada do artista goiano. Este trabalho tem o patrocí­nio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia.

A nova paisagem que surge na Perimetral é familiar a quem anda por Goiânia atenta às artes nas ruas. Selon, que tem 17 anos de estrada, já realizou mais de 80 pinturas em locais públicos da cidade. Alguns mais conhecidos são aqueles pin­tados na Fieg e na Área II da PUC/ Goiás. Desta vez, o trabalho de Se­lon avança alguns quilômetros das áreas mais centrais da capital, des­centralizando sua arte. “Ali temos um edifício de destaque, um fluxo constante de muitas pessoas e car­ros e um local descentralizado”, jus­tifica sua escolha.

A via que faz a ligação entre as regiões norte e oeste da cidade, so­mando uma população de apro­ximadamente 260.000 habitantes, conta com fluxo aproximado de 30.000 veículos por dia, corta vá­rios bairros importantes da cida­de e construções, considerados de grau poluente. Agora, esta região terá uma obra de arte 24 horas por dia, todos os dias do ano. As pintu­ras do artista sempre são realiza­das em lotes baldios, espaços em degradação ou abandonados, co­lorindo e oferecendo novas possi­bilidades de diálogo com a cidade e seus habitantes.

Mais do que um lugar de pas­sagem, as ruas, para Selon, de­vem ser um espaço para acolher a arte. Seu objetivo ao levar os seus mega painéis para as ruas é alterar o cotidiano de quem passa por ali. Provocar questionamentos, bons sentimentos estéticos, instigar os transeuntes ao verem uma arte no meio de seu caminho de todo dia. A arte, assim, para Selon, não deve estar apenas dentro de qua­dro paredes, mas à luz do dia, pre­sente nas rotinas das pessoas. “É uma forma de levar a arte para a vida das pessoas”, comenta.

SOBRE O ARTISTA

Selon é bacharel em Design de Comunicação pela PUC/GO e es­pecialista em Artes Visuais – Cultu­ra e Criação pela Faculdade Senac. Já realizou cinco exposições indi­viduais e participou de mais de 20 coletivas. Além de Goiás, sua arte já passou por outros estados, além de Goiás, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, Ceará e a capital Brasília.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias