Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Fohat Cia. de Dança promove duas sessões do espetáculo “Mazombo” em Goiânia

Em cartaz com o espetáculo de dança contemporânea “Ma­zombo”, a Fohat Cia. de Dança fará duas apresentações nos dias 22 e 23 de setembro (sábado e domingo), no Teatro Goiânia. As sessões serão realizadas às 20 horas, no sábado, e às 18 ho­ras, no domingo, e estes serão os últimos números do espetáculo em Goiânia neste ano.

O Teatro Goiânia fica na Ave­nida Tocantins, esquina com a Avenida Anhanguera, quadra 67, lote 32, número 252, no Se­tor Central, em Goiânia. No do­mingo, o público também pode­rá conferir um mix coreográfico feito pelo Studio Dançarte, logo após a apresentação de “Ma­zombo”. Esse mix será compos­to por coreografias que foram premiadas no Festival do Con­selho Brasileiro da Dança no Rio de Janeiro, no mês passado.

Das 13 obras apresentadas pelo Studio Dançarte no festi­val, sete conquistaram a primei­ra colocação, três ficaram em se­gundo lugar e duas terminaram em terceiro lugar, nas suas res­pectivas categorias. A Fohat Cia. de Dança está em turnê nacional com “Mazombo”, em meio a um calendário que inclui mais de 10 cidades até 2019.

Com coreografia e direção de Ariadna Vaz, que também é uma das proprietárias do Stu­dio Dançarte, a obra traz uma representação da construção da identidade cultural caipira metropolitana e do sentimento de inadequação e não pertenci­mento. O termo que dá título à obra tem origem afro-brasileira e é a forma pela qual os filhos de europeus e seus descenden­tes nascidos no Brasil Colônia eram chamados.

Segundo Ariadna Vaz, di­versas características do povo brasileiro foram usadas para a composição do espetáculo, que se utiliza de linguagens corpo­rais variadas e de elementos como criatividade e origina­lidade. “É uma apresentação bem colorida, alegre e diversifi­cada”, destaca. O produtor exe­cutivo da obra, Hugo Vaz, tam­bém reforça que “a relevância cultural desse projeto é a diver­sidade que se encontra tanto no aspecto rítmico quanto no estético e no poético”.

Ao som de composições goianas, 12 bailarinos, sendo oito homens e quatro mulhe­res, se revezam em cena por pouco mais de uma hora em “Mazombo”, num total de 15 coreografias, expressando os significados da música e da poesia por meio de narrativas corporais. A coreógrafa explica que o elenco é “extremamen­te técnico na dança clássica, no jazz, na dança contemporâ­nea e nas danças urbanas”, re­forçando a preparação baseada em variados estilos de dança.

SOBRE A FOHAT

A Fohat Cia. de Dança é uma atualização da Dançarte Cia. de Dança, grupo criado em 1986 para absorver os bailarinos de nível profissional que frequen­tavam o Studio Dançarte, que é o centro de dança dirigido pe­las irmãs Ariadna e Gisela, jun­tamente com sua mãe, Eleu­sa Vaz. A mudança surgiu da necessidade de desvincular a companhia da escola e profis­sionalizá-la, logo após “Amores”, espetáculo com trilha sonora inédita de Oswaldo Montenegro que, em virtude do sucesso de sua turnê nacional, passou a ser considerada a culminância téc­nica e profissional da Dançarte. Na concepção esotérica, Fohat é a energia primordial do Sol, que transmite à Terra calor, for­ça, movimento e magnetismo.

SERVIÇO

Espetáculo “Mazombo” – Fohat Cia. de Dança

Data: 22 e 23 de setembro (sábado e domingo)

Horário: 20h (sábado) e 18h (domingo)

Local: Teatro Goiânia (Av. Tocantins, esquina com Av. Anhanguera, qd. 67, lt. 32 nº 252, Setor Central – Goiânia)

Classificação indicativa: livre

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias