Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Fohat Cia. de Dança promove duas sessões do espetáculo “Mazombo” em Goiânia

Em cartaz com o es­petáculo de dança contemporânea “Mazombo”, a Fohat Cia. de Dança fará duas apre­sentações nos dias 22 e 23 de setembro (sábado e do­mingo), no Teatro Goiânia. As sessões serão realizadas às 20 horas, no sábado, e às 18 horas, no domingo, e es­tes serão os últimos núme­ros do espetáculo em Goiâ­nia neste ano.

O Teatro Goiânia fica na Avenida Tocantins, esqui­na com a Avenida Anhan­guera, quadra 67, lote 32, número 252, no Setor Central, em Goiânia. No domingo, o público também po­derá conferir um mix coreográfico feito pelo Studio Dançarte, logo após a apresentação de “Mazombo”. Esse mix será composto por coreografias que foram premiadas no Festival do Conselho Brasileiro da Dança no Rio de Janeiro, no mês passado.

Das 13 obras apresentadas pelo Studio Dançarte no festival, sete conquistaram a primeira coloca­ção, três ficaram em segundo lugar e duas terminaram em terceiro lu­gar, nas suas respectivas categorias. A Fohat Cia. de Dança está em turnê nacional com “Mazombo”, em meio a um calendário que inclui mais de 10 cidades até 2019.

Com coreografia e direção de Ariadna Vaz, que também é uma das proprietárias do Studio Dançar­te, a obra traz uma representação da construção da identidade cultu­ral caipira metropolitana e do sen­timento de inadequação e não per­tencimento. O termo que dá título à obra tem origem afro-brasileira e é a forma pela qual os filhos de europeus e seus descendentes nascidos no Brasil Colônia eram chamados.

Segundo Ariadna Vaz, diversas características do povo brasileiro foram usadas para a composição do espetáculo, que se utiliza de lin­guagens corporais variadas e de ele­mentos, como criatividade e origina­lidade. “É uma apresentação bem colorida, alegre e diversificada”, des­taca. O produtor executivo da obra, Hugo Vaz, também reforça que “a relevância cultural desse projeto é a diversidade que se encontra tanto no aspecto rítmico quanto no esté­tico e no poético”.

Ao som de composições goia­nas, 12 bailarinos, sendo oito ho­mens e quatro mulheres, se reve­zam em cena por pouco mais de uma hora em “Mazombo”, num total de 15 coreografias, expressando os significados da música e da poesia por meio de narrativas corporais. A coreógrafa explica que o elenco é “extremamente técnico na dança clássica, no jazz, na dança contem­porânea e nas danças urbanas”, re­forçando a preparação baseada em variados estilos de dança.

Os ingressos para qualquer sessão custam R$ 30 cada, valor promocio­nal até o dia 20 de setembro. O pú­blico pode adquirir os ingressos nas duas unidades do Studio Dançarte, que ficam no Edifício Brookfield To­wer, localizado na Avenida De­putado Jamel Cecílio nº 2929, esquina com a Rua 56, no Jar­dim Goiás, e na Avenida T-3 nº 2287, no Setor Bueno, am­bas em Goiânia. A classifica­ção indicativa é livre.

SOBRE A FOHAT

A Fohat Cia. de Dança é uma atualização da Dançar­te Cia. de Dança, grupo cria­do em 1986 para absorver os bailarinos de nível profissio­nal que frequentavam o Stu­dio Dançarte, que é o centro de dança dirigido pelas irmãs Ariadna e Gisela, juntamente com sua mãe, Eleusa Vaz. A mudança surgiu da necessidade de desvincular a companhia da escola e profissionalizá-la, logo após “Amo­res”, espetáculo com trilha sonora inédita de Oswaldo Montenegro que, em virtude do sucesso de sua turnê nacional, passou a ser considerada a culminância técnica e profissional da Dançarte. Na concepção esotéri­ca, Fohat é a energia primordial do Sol, que transmite à Terra calor, for­ça, movimento e magnetismo.

SERVIÇO

Espetáculo “Mazombo” – Fohat Cia. de Dança

Data: 22 e 23 de setembro (sábado e domingo)

Horário: 20h (sábado) e 18h (domingo)

Local: Teatro Goiânia (Av. Tocantins, esquina com Av. Anhanguera, Qd. 67, Lt. 32 nº 252, Setor Central – Goiânia)

Ingressos antecipados: R$ 30 (valor promocional até 20/09)

Pontos de venda: Unidades do Studio Dançarte (Edifício Brookfield Tower, na Av. Deputado Jamel Cecílio nº 2929, esquina com a Rua 56, Jardim Goiás, e Av. T-3 nº 2287, Setor Bueno – Goiânia)

Classificação indicativa: livre

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias