Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Filarmônica se apresenta no Centro Cultural Oscar Niemeyer com Antonio Meneses

Amanhã, 13 de setembro, às 20h30, a Orquestra Filarmôni­ca de Goiás volta a se apresentar no Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer. No re­pertório estão o Concerto para violoncelo e orquestra, de Edino Krieger; Zipangu, de Claude Vi­vier, e a Sinfonia nº10, de Shos­takovich.

Edino Krieger é considerado pela crítica especializada como um dos principais compositores brasileiros da contemporaneidade por possuir uma trajetória diver­sificada, que passa pelo barroco, impressionismo musical, dode­cafonismo e pelo estilo neoclás­sico. O canadense Vivier compôs quarenta e nove obras ao longo de sua breve carreira e todas elas re­fletem sua paixão pela vida e pela música. Já o russo Shostakovich deixou um legado composicional altamente relevante. Sua obras são completamente envolventes e re­fletem o período histórico da Rús­sia comunista.

O renomado violoncelista Antonio Meneses é o convida­do para interpretar a obra de Krieger. Meneses nasceu em 1957 em Recife, no Brasil, no seio de uma família de músicos e começou a estudar violoncelo aos dez anos de idade. Apresen­ta-se com as mais prestigiadas orquestras mundiais nos princi­pais palcos da Europa, das Amé­ricas e da Ásia, em colabora­ção com maestros de renome, como C. Abbado, G. Albrecht, H. Blomstedt, S. Bychkov, R. Chail, entre outros. Para além da agen­da de concertos, Antonio Mene­ses é professor no Conservató­rio de Berna e orienta cursos de aperfeiçoamento.

A regência do concerto é de Neil Thomson, diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Goiás desde 2014. Já conduziu importantes orquestras na Eu­ropa, Ásia e Brasil, como a Sin­fônica Brasileira e Sinfônica do Estado de São Paulo. As grava­ções de Thomson incluem um álbum de concertos contempo­râneos de violino com Ittai Sha­pira e Orquestra Filarmônica Real de Liverpool, a Quinta Sinfonia de Gloria Coates, a Sinfonia n.2, de Stenhammar, e, ainda, dois dis­cos de música orquestral de Cesar Guerra-Peixe com a Orquestra Fi­larmônica de Goiás. Atualmente, Neil está envolvido em um pro­jeto para gravar as 14 sinfonias de Claudio Santoro para Naxos com a Filarmônica de Goiás. De 1992 a 2006 foi regente titular no Royal College of Music, Londres. Foi nomeado membro honorário do RCM em 1994 pelos serviços prestados à instituição.

FILARMÔNICA DE GOIÁS E ANTONIO MENESES

Data: 13/09 - quinta-feira

Local: Palácio do Centro Cultural Oscar Niemeyer

Horário: 20h30

Entrada Gratuita

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias