Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Filarmônica se apresenta no Centro Cultural Oscar Niemeyer com Antonio Meneses

Hoje, 13 de setembro, às 20h30, a Orquestra Filarmôni­ca de Goiás volta a se apresen­tar no Palácio da Música do Cen­tro Cultural Oscar Niemeyer. No repertório estão o Concerto para violoncelo e orquestra, de Edino Krieger; Zipangu, de Claude Vi­vier e a Sinfonia nº10, de Shos­takovich.

Edino Krieger é considerado pela crítica especializada como um dos principais compositores brasileiros da contemporaneida­de por possuir uma trajetória di­versificada, que passa pelo bar­roco, impressionismo musical, dodecafonismo e pelo estilo neo­clássico. O canadense Vivier com­pôs 49 obras ao longo de sua bre­ve carreira e todas elas refletem sua paixão pela vida e pela mú­sica. Já o russo Shostakovich dei­xou um legado composicional al­tamente relevante. Sua obras são completamente envolventes e re­fletem o período histórico da Rús­sia comunista.

O renomado violoncelista Antonio Meneses é o convidado para interpretar a obra de Krie­ger. Meneses nasceu em 1957 em Recife, no Brasil, no seio de uma família de músicos e começou a estudar violoncelo aos 10 anos de idade. Apresenta-se com as mais prestigiadas orquestras mundiais nos principais palcos da Europa, das Américas e da Ásia, em co­laboração com maestros de re­nome, como C. Abbado, G. Al­brecht, H. Blomstedt, S. Bychkov, R. Chail, entre outros. Para além da agenda de concertos, Antonio Meneses é professor no Conser­vatório de Berna e orienta cursos de aperfeiçoamento.

A regência do concerto é de Neil Thomson, diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Goiás desde 2014. Já conduziu importantes orquestras na Euro­pa, Ásia e Brasil, como a Sinfônica Brasileira e Sinfônica do Estado de São Paulo. As gravações de Thom­son incluem um álbum de con­certos contemporâneos de violi­no com Ittai Shapira e Orquestra Filarmônica Real de Liverpool, a Quinta Sinfonia, de Gloria Coa­tes, a Sinfonia n.2, de Stenhammar e ainda dois discos de música or­questral de Cesar Guerra-Peixe com a Orquestra Filarmônica de Goiás. Atualmente, Neil está en­volvido em um projeto para gravar as 14 sinfonias de Claudio Santoro para Naxos com a Filarmônica de Goiás. De 1992 a 2006 foi regente titular no Royal College of Music, Londres. Foi nomeado membro honorário do RCM em 1994 pe­los serviços prestados à instituição.

FILARMÔNICA DE GOIÁS E ANTONIO MENESES

Data: 13/09 - quinta-feira

Local: Palácio do Centro Cultural Oscar Niemeyer

Horário: 20h30

Entrada Gratuita

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias