Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

CCON e MAC apresentam a exposição “Selma Parreira”

O Museu de Arte Con­temporânea de Goiás (MAC) e o Centro Cul­tural Oscar Niemeyer (CCON) abrem ao público, a partir des­ta quinta-feira (20/9), a exposi­ção “Selma Parreira–Memória e poética do espaço e dos objetos”. A individual reúne pinturas, fo­tografias, painéis, objetos e ins­talações. Fica em cartaz até 24 de outubro, com entrada franca.

A mostra é formada por duas exposições que se complemen­tam: uma no salão principal e ou­tra no mezanino do MAC/CCON. O salão principal recebe uma sé­rie de obras produzidas entre 2014 e 2018 – trabalhos que fazem refe­rência, segundo a artista, a um lu­gar desocupado e em processo de apagamento: uma antiga arrozei­ra no Centro de Anápolis.

“O desafio desta pesquisa con­siste em tornar visível, por meio das pinturas, objetos, instalações e fotografias, uma leitura de vivên­cias e questionamentos sobre os rastros, fragmentos, detalhes da arquitetura, maquinários e docu­mentos, hoje obsoletos, deixados no lugar”, explica Selma. “Foram anos de buscas e construções de sentidos, estudos e registros reali­zados em parceria com o artista e curador Antonio Bandeira.”

Já o mezanino abriga um con­junto de instalações batizado de “Uma pedra azul e um rio Ver­melho”. Esta série é compos­ta por cinco obras produzidas de 2001 a 2012 e que discutem questões relacionadas a gêne­ro, objetos e trabalho de mulhe­res lavadeiras de roupas no Rio Vermelho, na cidade de Goiás.

AÇÃO EDUCATIVA

Um dos destaques da expo­sição é o trabalho educativo. O projeto é coordenado por Irene Tourinho e Selma Parreira, com a parceria do Núcleo de Ação Edu­cativa do MAC/CCON. Batizado de “Que lugar é esse?”, inclui visitas guiadas, oficinas, palestras e me­sa-redonda. O objetivo é estimular o contato com a obra e o proces­so criativo da artista. “Que lugar é esse?” tem patrocínio da Lei Muni­cipal de Incentivo à Cultura.

Nomes importantes do cená­rio das artes plásticas no Brasil já estão confirmados nas ativi­dades: Humberto Marra (chef), Wolney Fernandes (artista vi­sual), Katia Canton (curadora), Marcio Harum (curador) e Bené Fonteles (artista plástico).

CRÉDITOS

A exposição “Selma Parreira– Memória e poética do espaço e dos objetos” integra o projeto Ma­china, um coletivo criado em 2014 por Antônio Ambrósio Bandeira e Selma Parreira. A mostra foi con­templada pelo edital de 2016 do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, da Secretaria de Estado de Edu­cação, Cultura e Esporte (Sedu­ce) e do Governo de Goiás. Tem apoio institucional do Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC) e do Centro Cultural Os­car Niemeyer (CCON).

SOBRE A ARTISTA SELMA PARREIRA

Natural de Buriti Alegre (GO), reside e trabalha em Goiânia. Sua produção em artes plásticas des­de os anos 1980 passa por pintu­ra, fotografia, instalação, inter­venção urbana e vídeo.

Participou de salões de arte desde o início de seu percurso e recebeu premiações regionais e nacionais. Realizou exposições individuais em várias capitais do país, entre elas, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Goiânia.

Cursou licenciatura em Dese­nho e Plástica (UFG), especiali­zação em Gravura (Guanajuato, México) e mestrado em Cultura Visual e Arte (FAV-UFG). De 1993 a 2016 foi professora da Faculda­de de Artes Visuais da Universida­de Federal de Goiás (FAV-UFG). Coordenou a Galeria de Arte da FAV de 2008 a 2013.

Realiza projetos de arte e edu­cação, curadorias e oficinas de arte. Tem ampla participação em projetos e exposições coletivas no Brasil e no exterior.

SERVIÇO

Exposição “Selma Parreira - Memória e poética do espaço e dos objetos”

Abertura: 20 de setembro (quinta-feira), às 20 horas

Visitação: 21 de setembro a 24 de outubro (terça a sexta, das 9 às 17 horas; sábados, domingos e feriados, das 11 às 17 horas)

Local: Museu de Arte Contemporânea de Goiás/ Centro Cultural Oscar Niemeyer (Avenida Deputado Jamel Cecílio nº 4.490, Quadra Gleba, Lote 1, Setor Fazenda Gameleira – Goiânia – GO)

Agendamento de grupos: (62) 3201-4923 ou acaoeducativa. [email protected]

ENTRADA FRANCA

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias