Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Bodas de Sangue

A Cia de Teatro Sala Três está come­morando 15 anos de fazer teatral. Neste ano de 2018 finaliza a Trilogia Rural de Fe­derico Garcia Lorca.

Em 2015 com Yerma, 2017 com A Casa de Ber­narda Alba e 2018 com Bodas de Sangue. O espetáculo estreia no próximo dia 6 em Goiânia. A Cia de Teatro Sala Três é Goiana e en­tra pra história das Artes Cênicas como a única Cia no Brasil a mon­tar os três principais espetáculos de Lorca. Pedimos encarecidamente o apoio na divulgação deste espetá­culo para que possamos difundir a arte em nosso Estado.

A OBRA

O espetáculo Bodas de Sangue compõe o terceiro e último movi­mento da Cia. de teatro Sala 3 de levar ao palco a trilogia rural do autor espanhol Federico Garcia Lorca, composta pelas obras: Yer­ma, Bodas de Sangue e A casa de Bernarda Alba.

O primeiro espetáculo escolhido pela Cia. foi o drama trágico Yerma, que estreou nos palcos de Goiânia no ano de 2015. Com uma monta­gem tradicional galgada nos parâ­metros do teatro clássico, o diretor Altair de Sousa trouxe para a estru­tura da peça um coro de inspiração grega, além de todas as visualidades cênicas inspiradas nos conceitos do simbolismo e do teatro naturalista.

O segundo espetáculo, A Casa de Bernarda Alba, estreou em ou­tubro de 2017, com uma proposta de denunciar, através dos corpos e das vozes das mulheres, uma so­ciedade degradada pelo peso das ideias e tradições antigas, fruto de uma moral primitiva. Estrutura­do de forma plástica e musical, a peça se revolta abertamente contra a obediência aos cânones impos­tos à mulher, onde o sentimento de claustrofobia aparece como con­dição cotidiana das personagens.

Fechando a trilogia, Bodas de Sangue, considerada a obra mais poética de Lorca, é composta por trêsatosesetequadros. Apeçatraza saga de dois homens que amavam a mesma mulher, fato que remete a um acontecimento real, quando o poeta leu, em um jornal de pro­víncia, uma notícia sobre uma fes­ta de casamento banhada por san­gue. O fato ficou na memória de Lorca, que, em 1932, transformou esta história em poesia dramática, de forma a dilatar o universo dos personagens e recriar suas relações conflituosas. A concepção do espe­táculo parte da ideia de tecer a força do desejo com uma linha que per­passa o real e o imaginário.

No teatro lorquiano, música, ce­nografia, coreografia, se entrelaçam em síntese perfeita. Lorca era dota­do de muitos atributos artísticos e, por esse motivo, desenhava e criava seus próprios cenários e figurinos. Seu teatro proporcionava uma vi­são cênica, plástica, musical e rítmi­ca, bem diferente da rígida desnu­dez do teatro espanhol dos anos 20.

Bodas de Sangue da Cia de Tea­tro Sala 3 é um verdadeiro tributo a música espanhola, uma das maio­res paixões do escritor Federico Gar­cia Lorca. O espetáculo surge com uma encenação construída ao re­dor de uma linguagem sonora e vi­sual, para designar uma tênue rela­ção de sofrimento e desilusão, onde se apresenta a extrema secura. Esta está relacionada à aridez do meio socialemquevivemaspersonagens da obra, extremamente encarce­radas pelo ambiente opressor, que tenta conter seus instintos e desejos latentes de liberdade e amor. Tudo isso ambientado pelos tons terrosos da cenografia de Adriana Rufino e dos figurinos de Dieferson Gomes.

Com uma encenação ousada, sofisticada e visualmente marcan­te, a montagem de Bodas de San­gue é um espetáculo poético, extre­mamente simbólico, que lança um breve olhar sobre a gama de signos, os quais são desvelados e se des­dobram ao longo da trama. Trata­-se de uma encenação que brinca com a tragédia, com o moderno e o clássico, com o amor e a morte, num jogo completamente subjeti­vo, onde aparecem referências mí­ticas que imprimem incógnitas na forma de um mundo ilusório e su­gestivo. Dessa forma o grupo presta uma homenagem ao escritor espa­nhol Federico Garcia Lorca pela ori­ginalidade de sua obra, que expõe a violência nas suas mais diversas for­mas, das mais variadas naturezas, em constantes situações.

Mergulhar na obra de Federico Garcia Lorca requer um minucio­so trabalho de desvendamento, a fim de revelar as finas camadas que brotam de seus textos dramáticos e poéticos. À medida que mergulha­mos em sua obra, novas perspec­tivas se abrem numa teia de pala­vras que enlaçam o mistério da vida.

SERVIÇO

Datas: 6 de setembro, às 20h

Local: Teatro Sesc Centro

Endereço: Rua 15, esquina com a Rua 19, – Setor Central – Goiânia - Goiás

Duração do espetáculo: 75 minutos

Ingressos: Entrada: R$ 8,00 (comerciários e dependentes), R$ 10,00 (conveniados), R$ 11,00 (meia-entrada), R$ 22,00 (inteira)

Antecipado: www. bilheteriadigital.com.br

Gênero: Drama

Classificação: 12 anos

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias