Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

1ª Mostra de Cinema Goiano no Chile

A União de Cineclubes de Goiânia e o Cineclube Imigração têm realizado parcerias com realizado­res goianos, exibindo seus filmes nos diversos cine­clubes do Estado de Goiás, assim como em mostra audiovisuais em vários eventos e festivais nos úl­timos anos onde partici­param de sua curadoria. O papel dos Cineclubes em Goiás teve um auge devido às parcerias com instituições, como a Prefeitura de Goiânia, O Museu Antropológico da Universidade Federal, o Governo do Estado de Goiás e a Seduce com a Vila Cul­tural Cora Coralina, Festival Inter­nacional de Cinema Ambiental (Fica) e o Espaço Sonhus, a Cate­dral das Artes e outras instituições educacionais e culturais do Estado.

Começamos um novo proces­so de internacionalização do cine­ma goiano a partir da UNE Chile Goiás, presidida por Rafael Sepul­veda Gárate, sendo uma organi­zação que congrega a comunida­de chilena no Estado de Goiás para integrar a cultura de ambas as na­ções, tanto na realização, como nos filmes Chilenos em Goiás, rea­lizado por Francisco Lillo Biagetti, do Cineclube Imigração, e o filme The Chilean Roadmovie: Fragmen­tos em Goiás, realizado por Nico­las Pienovi, da produtora Trompo Rojo de Viña del Mar, que está em processo de pós-produção. Nes­te novo processo fechamos outra parceria com Cine UTA, projeto de cinema da Universidade de Ta­rapacá de Arica, no Chile, coorde­nado pelo acadêmico Daniel Val­carce e a ilustre municipalidade de Arica.

A 1ª Mostra de Cinema Goia­no será realizada na quinta-fei­ra, dia 27 de setembro, às 19:30 horas, no Auditório da Bibliote­ca Municipal Alfredo Wormald Cruz, na Rua Baquedano, 94, no centro de Arica. A mostra conta com seis filmes de realizadores que residem em Goiás, Coxinha, de Cristiano Souza; A piscina de Caique, de Raphael Gustavo da Silva; Blaxplotaixion, A Rainha Negra, de Edem Ortegal; Siste­ma de Segurança, de Jonathas Veloso; Chilenos em Goiás, de Francisco Lillo, e Amada, de Jor­ge Castilho. Filmes que tiveram uma aceitação pelo público e muitos deles foram premiados em diversos festivais nacionais. A Curadoria foi realizada pelo Cineclube Imigração.

O Cineclube Imigração e a União de Cineclubes de Goiânia pretendem realizar novas mostras de Cinema Goiano no Chile, pro­jetado para o mês de novembro deste ano, nas cidades de Santia­go, Viña del Mar e Valparaiso, rea­lizando um processo de integração cultural entre ambos países.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias