Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

O inverno acentua a queda capilar?

O inverno é uma estação que gera certas contradições: muitas pessoas amam, outras preferem o agradável calor do verão. Mas o fato é que o frio exige cuidados ex­tras com a pele e os cabelos, que podem sofrer com os efeitos das baixas temperaturas. O costume nesse período é de tomar banhos mais quentes e a alta temperatu­ra da água pode remover o óleo natural do couro cabeludo, que tem função de proteção, levan­do a um ressecamento dos fios, tornando-os quebradiços e di­minuindo seu volume.

Em contrapartida, segundo a dermatologista especialista em tricologia dra. Letícia Contin, la­var menos os cabelos pode le­var ao aumento da oleosidade do couro cabeludo, e utilizar bo­nés, gorros e touca podem aba­far a região, contribuindo para uma piora da dermatite sebor­reia (caspa), elevando as chan­ces da queda capilar.

Mas é necessário atenção, pois a queda dos fios pode não estar somente atrelada ao frio, sendo também causada por die­tas restritivas, problemas hor­monais e estilo de vida. Nesses casos, o afinamento capilar é um sinal da alerta para a procura de um médico, uma vez que a situação pode evoluir para um quadro de calvície.

Portanto, quais as melhores alternativas para essas questões? Quanto ao problema da oleosi­dade (ou a falta dela), a dra. Le­tícia recomenda “lavar os cabe­los em dias intercalados em água não muito quente e fazer hidra­tações frequentes ajuda a evitar o ressecamento”. Já com relação à calvície, dentre diversos trata­mentos, a laserterapia de bai­xa potência é uma opção eficaz que pode potencializar o resul­tado de outros procedimentos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias