Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Mãe de Osama Bin Laden se pronuncia pela primeira vez desde os ataques de 11 de setembro

A mãe do lider da al-Qaeda, Osama bin Laden, se pronunciou pela primeira vez desde os ataques de 11 de setembro. Em uma entrevista publicada nesta sexta-feira (03/08), Alia Ghanem, de 70 anos, disse ao jornal britânico The Guardian que o Osama é um filho querido que de alguma forma perdeu seu caminho.

“Osama era muito correto, muito bom na escola, um bom menino e me amava muito”, afirmou. Osama foi o mentor do atentado de 11 de setembro de 2001, que deixou cerca de três mil mortos nos Estados Unidos. O terrorista foi morto no Paquistão, em 2011.

De família aleluita, um desdobramento do islamismo xiita, alia nasceu no litoral da Síria. Nos anos 50 mudou-se para a Arábia Saudita. Osama nasceu lá, sete anos depois. Quando o filho tinha três anos Alia Ghanem se casou com Al-Atlas, administrador do império Bin Laden.

Ainda durante a entrevista, a mulher afirmou ter sido uma surpresa o filho ter se tornado um jihadista. “Ficamos muito chateados, eu não queria que nada disso acontecesse”, completou.

Segundo informações do Metrópoles, Osama começou a se radicalizar na década de 70. Ele estudava economia na Universidade King Abdulaziz, aos 20 anos. A mãe disse que o filho agia sob influências de outras pessoas. “Podemos chamar de culto. Ele era uma pessoa muito boa até conhecer algumas pessoas que praticamente fizeram lavagem cerebral nele. Podemos chamar de culto”.

“Eu sempre dizia para ele ficar longe disso, mas ele nunca admitiu para mim o que estava fazendo”, contou a mãe.

A família Bin Laden até hoje é uma das mais influentes e poderosas da Arábia Saudita. Eles perderam o contato com Osama em 1999.

(Foto: Reprodução/CNN)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias