Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Estrelas do trombone

O italiano Peter Steiner, o hún­garo György Gyivicsán e os bra­sileiros Lucas Borges e Ricardo Santos são os destaques de um concerto especial que o Teatro Goiânia recebe nesta quinta-fei­ra (9/8). Os quatro trombonistas se apresentam ao lado da Orquestra Sinfônica de Goiânia (OSG), sob a regência do maestro Wagner Po­listchuk. O evento começa às 20 horas, com entrada franca.

O concerto especial integra a programação do V Seminário de Trombones do Estado de Goiás e do XXIV Festival Brasileiro de Trombonistas, realizados parale­lamente na capital goiana desde a última segunda-feira (6). O re­pertório desta quinta tem obras de Eric Ewazen (Visions Of Light), Roland Szentpali (Pearls II), Launy Grøndahl (Concerto) e Fernando Morais (Peça Concertante).

O V Seminário de Trombones do Estado de Goiás é uma inicia­tiva contemplada pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás e tem o apoio da Lei Goyazes, da Secretaria de Estado da Educa­ção, Cultura e Esporte (Seduce) e do Governo de Goiás. O even­to segue até sexta-feira (10), com palestras, mesas-redondas, con­certos e oficinas.

Já o XXIV Festival Brasileiro de Trombonistas é uma iniciativa da Associação Brasileira de Trombo­nistas (ABT) e parceiros. Três sube­ventosfazempartedaprogramação: o VISimpósioCientificodaABT, o III Seminário Pedagógico de Trombo­ne e o V Concurso Jovem Trombo­nista Radegundis Feitosa.

O Centro Cultural UFG (próxi­mo à Praça Universitária) é o pal­co principal da maioria das ati­vidades. A exceção é justamente o concerto especial desta quinta, no Teatro Goiânia (Avenida To­cantins com Avenida Anhangue­ra, Setor Central).

CONVIDADOS

Os músicos Carlos Frei­tas (Osusp), Eduardo Machado (OSB), Lélio Eduardo Alves da Sil­va (UFBA), Fernando Chipoletti (Osesp), Adib Corrêa Vera (OFG), Rafael Rocha (RJ) e Nilson Ama­rantes (PE) são atrações nacionais dos eventos. Outros destaques são os grupos T-Bones Brasil Ensem­ble (RJ), Trombonismo (SP) e Trombominas (MG).

Para o professor Marcos Bo­telho, coordenador dos even­tos, uma iniciativa como esta possui grande relevância por­que reúne alunos, professores e profissionais em um mesmo es­paço, possibilitando a troca de experiências, o desenvolvimen­to musical e a divulgação do ins­trumento junto ao público. “O trombone é um instrumento dos mais versáteis e populares, está presente nas orquestras, na música popular, nas bandas, nos mais diversos gêneros e es­tilos musicais”, lembra ele.

Botelho é trombonista, docen­te e pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG). “Estamos muito orgulhosos de sediar estes eventos em Goiânia”, diz.

SERVIÇO

Grandes nomes do trombone e Orquestra Sinfônica de Goiânia

Data: Quinta-feira (9/8)

Horário: 20h

Local: Teatro Goiânia (Avenida Tocantins com Anhanguera, Centro)

Entrada franca

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias