Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Dia dos Pais: Meditação pode ajudar no exercício da paternidade plena

Sou um bom pai? Tenho sido um bom filho pro meu pai, que talvez não seja tão jovem assim? Algum dia, muitos de nós, já nos questiona­mos sobre nossas relações com nos­sos filhos, com nossos pais.

Dentro da contemporaneidade, vivemos em condições imediatistas, tecnológicas, por vezes intoleran­tes e, em muitos casos, superficiais. Sem que percebamos, acabamos nos afastando, pouco a pouco, da­quele ideal de pai presente e com­panheiro que um dia sonhamos ser.

Quando estamos próximos, pode ser difícil manter o foco, buscando distração na TV, notebook ou celular, sem que haja interação real. Diante dos problemas do dia a dia, a busca por soluções rápidas e práticas aca­ba empobrecendo os diálogos. Com isso, faz-se necessário refletirmos so­bre nossas atitudes e, se fizer sentido, adotar novos hábitos que ajudem a cultivar qualidades que possam es­tar enfraquecidas como a atenção, o equilíbrio emocional e a empatia. Um novo hábito que pode ajudar neste sentido é a meditação.

Às vezes, as respostas não são exatas. “Como cultivar a presença nas relações pais e filhos” é uma des­sas questões que devem ser traba­lhadas rotineiramente.

A meditação é uma prática que pode ajudar a fortalecer qualidades com: foco, para aprendermos a en­xergar o outro e ouvi-lo atentamente e com o coração, ainda que a crian­ça esteja contando, empolgada (pela oitava vez), como fez “aquele gol”; equilíbrio, para sempre mantermos nossa mente sã emocionalmente e não perdemos a paciência, ainda que precisemos repetir diariamente que não pode comer doce antes do almoço e empatia, para compreen­der, com genuíno interesse, o mun­do interno dos nossos filhos, que pode ser bem diferente do nosso.

Daniela Degani lidera um pro­jeto que tem como missão levar a prática da meditação para ambien­tes nos quais as crianças e jovens possam aprender e compreender a importância da prática milenar. De acordo com a Mindful Schools, mais de 750 mil crianças e adolescentes já aderiram a prática nos EUA e ou­tros países do mundo.

A intenção da MindKids é que os pequenos brasileiros possam tam­bém desfrutar do método, junta­mente com seus pais e professo­res. Com isso, permite desenvolver habilidades para a vida como: ca­pacidade de foco, concentração, equilíbrio emocional, empatia e compaixão. O projeto de Degani já impactou mais de 900 crianças, pais e professores no País.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias