Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

XVIII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

A partir de hoje,sexta-feira (13), o charmoso vilarejo de São Jorge, dis­trito de Alto Paraíso de Goiás e cená­rio de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, recebe cerca de 30 mil pessoas para uma experiência única de trocas de sa­beres entre as mais diversas mani­festações culturais do povo brasilei­ro com o XVIII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Vea­deiros. Com quinze dias de atrações, o evento reforça o seu objetivo de empoderar as tradições e culturas de comunidades de todos os lugares do país – e em especial as da popu­lação da Região Centro-Oeste – ce­lebrando uma extensa programa­ção que inclui apresentações com giros de folia, alvoradas, congadas, oficinas, vivências indígenas, espe­táculos, shows, mostras de filmes, exposições, apresentações teatrais, palestras e rodas de prosa.

As atividades acontecem na Al­deia Multiétnica, na Vila de São Jor­ge e na sede da Casa de Cultura Ca­valeiro de Jorge, entidade cultural que organiza o evento desde a sua primeira edição. Os ingressos para o Encontro já podem ser adquiri­dos com descontos pelo site oficial do evento: www.encontrodecultu­ras.com.br

DATAS E ATRAÇÕES

De 13 a 20 de julho, o Encon­tro tem abertura com a XII Aldeia Multiétnica, um espaço de valo­rização dos povos indígenas que proporciona a união de diversas etnias para a defesa de suas cultu­ras e tradições individuais e lutas em comum, além de aproximá-los da população não indígena para uma vivência transformadora. Com o tema “Festa das Crianças”, a 12ª edição da Aldeia Multiétni­ca também abordará os processos educacionais dos povos indíge­nas, com a participação das etnias Krahô (TO), Kayapó Mebengokré (PA), Fulni-ô (PE), Guarani Mbyá (SP), Xavante (MT) e dos povos do Alto Xingu (MT).

Na sequência, o dia 21 de ju­lho marca o início dos cortejos e procissões dos grupos tradi­cionais de cultura, como o Con­go de Niquelândia (GO), o Sí­tio Histórico Kalunga (GO), a Caçada da Rainha de Colinas do Sul (GO), a Catira e Folia de São João D’Aliança (GO), o Ter­no de Moçambique do Capitão Júlio Antônio (MG), a Sussa de Natividade (TO) e o Tambores do Tocantins (TO).

Dentro da rica programação do Encontro, estão ainda as aguarda­das apresentações de artistas po­pulares expoentes da nova músi­ca brasileira, como os shows das cantoras Luedji Luna, Aíla, Ales­sandra Leão, Lívia Matos, Sinhá Rosa, entre outros nomes de re­percussão nacional.

DANÇAS SÃO DESTAQUES EM OFICINAS

As grandes trocas proporcio­nadas pelo Encontro de Cultu­ras Tradicionais da Chapada dos Veadeiros ficam ainda mais in­tensas nesta 18ª edição com as oficinas de danças oferecidas pelo evento. A coreógrafa, ins­trutora e dançarina Rosângela Sil­vestre ministra programa de dan­ça com a Técnica Silvestre, criada pela artista em pesquisa por ex­pressões diversas de dança con­temporânea, folclórica e danças tradicionais em países como Ín­dia, Egito, Senegal e Cuba.

Por sua vez, a oficina de Tião Carvalho vai compartilhar o conhecimento de dança con­temporânea que o passista, compositor e cantor aprendeu enquanto discípulo de Klaus Via­na. Outros programas incluem também: oficina de Ilú, tambor usado em Pernambuco nos ri­tuais de Candomblé, Umbanda e Jurema; ensinamentos sobre os ritmos aplicado e canto da Ya­kandi/Makru, dança popular tí­pica da etnia Soussou; oficinas de pífanos, flautas tradicionais do sertão nordestino.

FEIRA DE EXPERIÊNCIAS SUSTENTÁVEIS DO CERRADO

De 21 a 28 de julho, os visitan­tes do Encontro poderão desfru­tar ainda de uma visita à Feira de Experiências Sustentáveis do Cer­rado, espaço de troca de experiên­cias e conhecimento onde 18 es­tandes apresentarão produtos e artesanato do cerrado brasileiro ao público geral, integrando as re­des de produção da Chapada dos Veadeiros. A Feira será realizada na Praça do Encontro, em fren­te à Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, onde serão realizadas todas as atividades do XVIII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapa­da dos Veadeiros.

EMPODERAMENTO DAS CULTURAS TRADICIONAIS

Realizado desde a primeira edi­ção pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge (CCCJ), o Encontro de Cul­turas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros é a missão de seus orga­nizadores para empoderar a socio­biodiversidade brasileira, promo­vendo uma grande integração de povos e culturas em um país com mais de 270 línguas vivas e de di­mensões continentais. “Empode­rar é dar vozes para que essas po­pulações também sejam ouvidas e possam transmitir seus conhe­cimentos. O nosso encontro é o fortalecimento da diversidade que forma o povo brasileiro”, afirma o presidente da CCCJ, Juliano Basso.

“É por isso que gostamos de di­zer que, há 18 anos, um Brasil pro­fundo se encontra na Chapada dos Veadeiros. Profundo geografica­mente e em sua sabedoria. Aqui nos reconectamos com as nossas origens. Um reencontro do Brasil consigo mesmo”, finaliza Basso.

SERVIÇO:

O quê: XVIII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

Quando: 13 a 28 de julho de 2018

Onde: Aldeia Multiétnica e Vila de São Jorge - Chapada dos Veadeiros, GO

Mais informações: www. encontrodeculturas.com.br e www.aldeiamultietnica.com. br

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias