Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Setenta anos de conhecimento acumulado

Seu Zuis já figurou as páginas do Diário da Manhã, por ser um senhor que não se cansa de buscar conhecimento. Jesus Al­ves Lourenço, que completa ago­ra seus 70 anos, já fez 60 livros de compilações. O trabalho de Seu Zuis consiste em extensas pesquisas que ele reúne em livros feitos pratica­mente à mão. Cada edição é única e constroe uma bela biblioteca em sua casa, no bairro Novo Horizonte.

Só em 2018 ele organizou os se­guintes títulos: Lista dos profetas e patriarcas, Lista das capitais brasi­leiras por população, Lista dos mé­dicos mais famosos do mundo, Lista das 50 mulheres mais sexy do mun­do e Lista dos 50 homens mais sexy do mundo. Seu Zuis afirma que não incluiu seu nome na lista de 50 ho­mens mais sexy pois os resultados são segundo pesquisas.

Jesus Alves é dono de uma men­te ativa e curiosa. Cansado do ma­rasmo da aposentadoria, tem se dedicado desde 2008 ao projeto de construir os livros, que não permi­te que sua cabeça envelheça e que seus dias corram em vão. “Aconte­ce que a gente aposentou. Pra não entrar em uma depressão, tinha que fazer alguma coisa”.

Seu Jesus escolheu então com­pilar textos, organizar e confeccio­nar livros em um processo quase manual de trabalho. Ele pretende ir bem mais longe do que os já 60 livros construídos, seu objetivo é completar 1.000 trabalhos. “A previ­são é não parar enquanto não inte­rar mil livros”, ele determina.

DE PARAÚNA PARA UM MUNDO DE SABER

“Pra quem não me conhece, meu nome é Jesus Alves Lou­renço. No aconchego da famí­lia sou chamado pela minha es­posa de “bem”, pelos meus filhos de “pai” e pelos meus parentes e amigos chegados de Zuis”. Jesus Alves conta que a família deu to­tal apoio, desde outubro de 2008, quando resolveu começar os li­vros de compilações.

“O cidadão que sou eu não sou­be ganhar dinheiro pra sobrar, e sim pra sobreviver. Sem direito de reclamar, e sim agradecer a Deus. Sabe por quê? Me considero um cara de sorte”, relata Seu Jesus. Sua satisfação com a vida, que consi­dera completa, vem de seu casa­mento de 45 anos e dos filhos e ne­tos frutos dessa duradoura união.

Este é seu Jesus, vindo do inte­rior goiano, cidade de Paraúna, na­quele clássico êxodo pra capital em busca de oportunidade de estudo e emprego. Com quase 20 anos de aposentadoria, ele diz: “Estou com tempo, já compilei vários livros. Mi­nha preocupação é me atualizar e aprender de tudo um pouco”.

MUITA PESQUISA E MUITA TINTA

Seu Jesus se declara um inter­nauta engajado: “Fico em torno de 10 horas por dia na frente do computador”. Dessas longas jor­nadas de pesquisa seu Jesus pro­duziu 60 livros de compilações e referências, dos quais 10 ainda es­tão em processo de encaderna­ção. Sob a influência de um ano de Copa ele fez o Livro de todas as Copas do Mundo, bem como bio­grafias de todos os 100 melhores atletas do século e os 100 melho­res da atualidade.

Os primeiros foram a reunião de histórias e curiosidades bíbli­cas. Na sequência um livro que reunia impressionantes mil re­ceitas. Depois vieram a compila­ção de mil piadas, três volumes de Top 10, de curiosidades, e um que reunia quatro mil frases de pensadores de todo o mundo. As pesquisas que mais orgulha de ter feito foram para os livros Vida de Jesus Cristo e A Maravilha do Nosso Corpo.

Os cuidados são muitos nas produções de Seu Jesus: a esco­lha das capas, a construção dos índices, a organização das infor­mações, as cores escolhidas para a impressão. E ele garante que real­mente não lhe rende dinheiro fa­zer os livros, faz mesmo por hob­bie e paixão pelo conhecimento. “Cada livro gasto de material uma resma de papel e quatro cartuchos de tinta, e depois só mando enca­dernar”, conta Jesus.

Sobre suas primeiras pes­quisas, ele conta: “Foram qua­tro anos de pesquisa na Bíblia. Neste modesto livro estão trans­critas as mais belas histórias sa­gradas, retiradas do Antigo e do Novo Testamento. Os apaixona­dos pela palavra de Deus podem desfrutar das maravilhas que vá­rios profetas inspirados no Es­pírito Santo deixaram para ser transformados na biblioteca de Deus, que é a Bíblia”.

Como Seu Jesus não conse­guiu escolher poucos ensina­mentos que considerava impor­tantes, fez então Como encontrar ajuda de Deus através da Bíblia em duas edições. O livro é orga­nizado em perguntas elaboradas sobre toda sorte de sentimento e ação humana e suas respectivas respostas, encontradas nas pá­ginas do livro sagrado cristão e a referência.

Mil receitas saborosas foi um trabalho de sair reunindo conhe­cimento culinário de tudo quan­to é canto. Receitas da família, de amigos e amigas, de folhetos e inúmeros livros. Na descrição desta compilação seu Jesus cita as palavras de Hipócrates, consi­derado o pai da medicina: “Que o seu alimento seja o teu medica­mento e que o teu medicamento seja o teu alimento”.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias