Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Quinta: Leia Mulheres Goiânia–Olhos D’Água

O próximo encontro do Leia Mulheres Goiânia irá discutir so­bre o livro “Olhos D’Água”, da escri­tora Conceição Evaristo. A obra foi uma das premiadas na categoria Contos e Crônicas do Prêmio Jabu­ti, em 2015.

Sinopse: Em Olhos d’água Con­ceição Evaristo ajusta o foco de seu interesse na população afro-brasi­leira abordando, sem meias pala­vras, a pobreza e a violência urba­na que a acometem.

Sem sentimentalismos, mas sempre incorporando a tessitu­ra poética à ficção, seus contos apresentam uma significativa ga­leria de mulheres: Ana Davenga, a mendiga Duzu-Querença, Na­talina, Luamanda, Cida, a meni­na Zaíta. Ou serão todas a mesma mulher, captada e recriada no ca­leidoscópio da literatura em va­riados instantâneos da vida?Elas diferem em idade e em conjun­turas de experiências, mas com­partilham da mesma vida de fer­ro, equilibrando-se na “frágil vara” que, lemos no conto “O Cooper de Cida”, é a “corda bamba do tempo”.

Em Olhos d’água estão presen­tes mães, muitas mães. E também filhas, avós, amantes, homens e mulheres – todos evocados em seus vínculos e dilemas sociais, sexuais, existenciais, numa plura­lidade e vulnerabilidade que cons­tituem a humana condição. Sem quaisquer idealizações, são aqui recriadas com firmeza e talento as duras condições enfrentadas pela comunidade afro-brasileira.

SOBRE A AUTORA

Nascida em Minas Gerais, Con­ceição Evaristo é mestra em Litera­tura Brasileira pela PUC-Rio, e dou­tora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Flumine

SERVIÇO:

Data: 05/07 (quinta-feira), 19h

Local: Livraria Palavrear

Mediadoras: Maria Clara Dunck, Cris Melo e Taluana Wenceslau

Entrada livre e gratuita

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias