Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Exposição Circuito Cavalhadas de Goiás

O Passeio das Águas Shopping, em parceria com a Goiás Turis­mo, realiza entre os dias 20 e 29 de julho a exposição Circuito Cavalhadas de Goiás. O intuito é valorizar e fomentar a cultura popular goiana. Serão expostas vestimentas e paramentalhas dos cavaleiros, além de outras particularidades que caracteri­zam essa grande festa. A mostra é gratuita e funcionará de se­gunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 21h.

No sábado, dia 21 de julho, a programação será especial, com música da banda marcial Lira Jaraguaense e apresenta­ção da Cavalhadinha, uma ver­são infantil da encenação da batalha entre Mouros e Cris­tãos, a partir das 17 horas.

O Circuito Cavalhadas de Goiás valoriza a tradição, preser­va e incentiva a retenção da his­tória, folclore e religiosidade do povo goiano e destaca o espetá­culo nos municípios de Corum­bá de Goiás, Crixás, Hidrolina, Ja­raguá, Palmeiras de Goiás, Pilar de Goiás, Pirenópolis, Posse, San­ta Cruz de Goiás, Santa Terezinha de Goiás e São Francisco de Goiás.

“As Cavalhadas são as mani­festações artístico-culturais mais tradicionais de Goiás. A encena­ção é um show de cores, beleza, história e demonstração de fé que perduram por séculos. Por isso, é com muita alegria e emo­ção que trazemos um pouqui­nho desse universo para os nos­sos clientes”, afirma a gerente de marketing do Passeio das Águas Shopping, Isa Lucena.

O presidente da Goiás Turis­mo, Leandro Garcia, também ressalta a importância desta ini­ciativa. “Goiás tem várias poten­cialidades turísticas e essa ex­posição que leva um pouco do Circuito das Cavalhadas ao Pas­seio das Águas Shopping é uma forma de fazer com que cada vez mais pessoas conheçam nossa cultura e se encantem com o que temos de melhor. Eventos como esse fomentam o turismo e, as­sim, movimentam e fortalecem a economia do Estado”.

O QUE SÃO AS CAVALHADAS?

As Cavalhadas são represen­tações baseadas nas tradições de Portugal e da Espanha na Ida­de Média. O teatro é ambienta­do no século VIII, na região dos Pireneus, simbolizando o com­bate entre o exército cristão de Carlos Magno e os muçulma­nos da Mauritânia para decidir quem detinha a fé verdadeira. Ao final, os cristãos vencem os mouros, que se acabam conver­tendo ao cristianismo.

CAVALHADAS EM GOIÁS

As Cavalhadas são realizadas há mais de 200 anos em Goiás, em uma festa que une religio­sidade, cultura, turismo, eco­nomia, e valoriza o patrimônio imaterial do Estado. Na capita­nia de Goiás, a mais antiga apre­sentação das Cavalhadas da qual se tem registro foi encenada no Arraial de Santa Luzia, atual ci­dade de Luziânia, no dia 6 de ja­neiro de 1751. Em Santa Cruz de Goiás a festa é realizada ininter­ruptamente há 203 anos.

As Cavalhadas foram implan­tadas nos municípios goianos no Ciclo do Ouro. Além da parte litúrgica, com missas e novena, a celebração no período colonial dá origem aos elementos cul­turais e religiosos utilizados no Centro-Oeste brasileiro: o Impé­rio do Divino, a Entrada da Ra­inha e as Cavalhadas. A festa, que mistura elementos sagrados e símbolos pagãos, atrai milha­res de turistas, que movimentam e enriquecem a economia local, incrementando as vendas e ge­rando empregos.

SERVIÇO:

O quê? Exposição Circuito Cavalhadas de Goiás

Quando: De 20 a 29 de julho

Horário: De segunda a sábado – das 10h às 22h

Domingos – das 11h às 21h

Valor: Gratuito

Local: Na área central – próximo à Vivara

Classificação etária: livre

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias