Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Tertúlia com apresentação de Amaury Menezes

Graduada em Pedagogia, mes­tre e doutora em Ciências e Edu­cação, em Portugal, a professo­ra das redes públicas municipal e estadual Jacqueline Cunha abre nesta quinta-feira, 28 de junho, às 19h, na Vila Cultural Cora Corali­na, à Rua 3, sem número, atrás do Teatro Goiânia, Centro, “Tertúlia Pedagógica”. Com o lançamento do livro Entre o sonho e a esperan­ça: a escola ativa no Brasil, obra de sua autoria. Um sucesso de crítica e de público.

- A Tertúlia é um termo literá­rio utilizado na Europa, que sig­nifica bate-papo entre amigos. Conversas fraternais.

A Tertúlia Pedagógica terá con­ferência com o artista Amaury Me­nezes. Ícone das artes plásticas, ele abordará a simbologia de seu tra­balho na ilustração da capa do li­vro. A autora irá discorrer sobre a obra. Em tempos sombrios, de golpe líquido e frio, em três atos, com o impeachment, sem crime de responsabilidade, medidas li­berais, como o congelamento dos gastos, e prisões políticas. Du Oli­veira e Juraíldes da Cruz farão cur­tas apresentações musicais.

DE PORTUGAL

Jacqueline Cunha informa ao jornal Diário da Manhã que o seu livro, Entre o sonho e esperança: a escola ativa no Brasil, é produto de sua tese de doutorado. Em Portu­gal, Velho Mundo. Colonizador do Brasil. Mas com um enfoque me­nos acadêmico e mais pedagógi­co, explica a pesquisa. Cult, bela, gauche e educadora engajada na construção de uma escola crítica, alegre, como defendia o educador Paulo Freire.

Uma análise das implicações econômicas e sociais sobre a es­cola no contexto rural, afirma. Da extinção das escolas rurais, obser­va a professora. Mais: dos proble­mas do transporte escolar, apon­ta. Assim como do calvário que as crianças têm que enfrentar todos os dias para chegar à escola, frisa. Além do papel das pequeninas es­colas rurais, multisseriadas, para o sentido de terrafilia e o desenvol­vimento local, analisa a pedagoga formada na antiga UCG.

FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

- Assim como avalio as con­cepções filosóficas, sociológi­cas, históricas e pedagógicas da escola ativa e “paidocêntrica” [centrada no aluno].

SERVIÇO

Evento: Tertúlia Pedagógica

Lançamento de: Entre o so­nho e a esperança: a escola ativa no Brasil

Autora: Jacqueline Cunha

Dia: 28 de junho

Data: quinta-feira

Horário: 19h

Local: Vila Cultural Cora Co­ralina

Endereço: Rua 3, s/n - St. Central, Goiânia – GO

PERFIL DA AUTORA

Nome completo: Jacqueli­ne Cunha

Formação: Doutorado em Educação e Mestrado em Ciências pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Especialista em Métodos e Técnicas de Ensi­no; Planejamento Educacio­nal e Educação, Desenvolvi­mento e Políticas Educativas. Graduada em Pedagogia pela PUC-Goiás.

Idade: 53

Cargos que ocupa: profes­sora da rede estadual de Goiás e da rede municipal de Goiâ­nia. Investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento – CeiEd – Universidade Lusófo­na de Humanidades e Tecnolo­gia – Portugal.

Pais: Wilna de Jesus Coelho Cunha e Euclides Leão Cunha

Irmãos: Marília Coe­lho Cunha, Leandro Bezer­ra Cunha, Leonardo Bezerra Cunha e o do coração Elvis No­gueira de Sá.

Livros lançados: Entre o sonho e a esperança: a escola ativa no Brasil.

Intelectuais que fazem a sua cabeça: Abílio Amigui­nho, Adolf Ferrière, António Teodoro, António Nóvoa Boa­ventura Santos, Mia Couto, Moacir Gadotti, Pierre Bour­dieu, Jean Piaget, John Dewey, José Eustáquio Romão, Michel Foucault, Paulo Freire, Rubem Alves, Rui Canário, Stephen Ball, Vygotsky, entre outros.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias