Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Livro faz registro fotográfico da congada de catalão

Todo mês de outubro, ruas, avenidas e igrejas de Ca­talão, cidade a 261 km de Goiânia, se enfeitam todas para festejar Nossa Senhora do Rosário. A festa é antiga. Data do século 19. O intenso colorido da festa, a ale­gria do povo, os ternos de Congo e a beleza de uma das mais tradicio­nais comemorações da cultura po­pular foram captadas pelas lentes da fotógrafa Lúcia Teixeira de Car­valho, e reunidas no livro Dançado­res do Rosário. Os inspirados textos sobre a festa que atrai milhares de pessoas há quase dois séculos fo­ram escritos pela professora Maria Luíza M. Mendonça.

Editada pela Editora Tallento com apoio do Governo do Estado, a obra será lançada no dia 25 de junho, às 18h30, na Vila Cultural Cora Coralina. Antes, as autoras realizam uma noite de autógrafos no Centro do Folclore de Catalão, a sede das comemorações do Ro­sário. As fotos mostram a evolução fotográfica, tanto no aspecto visual com as primeiras fotos no ano de 1986, bem como também acom­panha a evolução tecnológica da fotografia, indo da forma analógi­ca, até a digital.

Há informações de que por volta de 1820 chegaram a Catalão os primeiros escravos semiliber­tos para trabalhar nas lavouras. É certo que carregavam com eles não apenas seus instrumentos de trabalho, mas também suas cren­ças, seus usos e costumes, sua re­ligiosidade sincrética e, com isto, o louvor a Nossa Sra. do Rosá­rio, manifestado em comemora­ções religiosas em que se mistu­ravam catolicismo, ritos africanos, o sagrado e o profano. Daí surgi­ram os famosos ternos de Congo e Moçambique, referência aos dois países africanos de onde vieram grande parte dos escravos.

Esta é, também, uma das maio­res festas populares que se tem notícia no território nacional, re­cebendo inúmeros visitantes de outras cidades e chamando aten­ção de fotógrafos e profissionais de filmagens de mídias televisivas pela plasticidade das vestimentas, sonoridades e danças.

Com a finalidade de documen­tar este acontecimento de cultura popular a fotógrafa, Lúcia Teixei­ra de Carvalho, nascida na cidade e a doutora em comunicação pela ECA/USP Maria Luísa M. de Men­donça (com a tese Dançadores do Rosário, Caminho Cultural dos Su­jeitos), resolveram publicar este li­vro, onde se encontra a história das festividades desde de o início até como ela se apresenta atualmente.

AUTORAS

Natural de Catalão, a fotógrafa Lúcia Teixeira de Carvalho regis­tra a festa desde 1986. Como resi­de em São Paulo, todos os anos faz questão de participar e fotografar os festejos de Nossa Senhora do Rosário, realizada no mês de ou­tubro. De diferentes ângulos, ela capta a beleza, o colorido, as per­sonagens que compõem os ternos de Congo, tradição cultural que re­monta a quase dois séculos.

As fotos mostram a evolução dos festejos catalanos, as mu­danças ocorridas com o tempo, a composição dos ternos do Con­go e Moçambique (hoje são 21), assim como da revolução da fo­tografia que passou de analógica para digital, ganhando mais qua­lidade e precisão.

Fotógrafa formada pelo Se­nac de São Paulo, Lúcia Teixeira é também formada em Farmá­cia-Bioquímica na UFG, profis­são que exerce paralelamente à fotografia, e publicitária.

A professora Maria Luíza Mar­tins de Mendonça nasceu em Goiâ­nia. Mas, como a família é de Ca­talão, tem fortes vínculos com a cidade. Amiga de longa data de Lú­cia Teixeira, assina os textos do livro Dançadores do Rosário, título de sua tese de doutorado em Comu­nicação pela ECA-USP.

Maria Luíza é autora do livro Mí­dia e Diversidade Cultural e vários artigos sobre diversidade cultural e culturas populares.

SERVIÇO

Evento: Lançamento do livro Dançadores do Rosário

Dia: 25 de junho (Segunda)

Horário: 18h30

Local: Vila Cultural Cora Coralina (Rua 23, esq. c/ Rua 3, Centro)

Entrada franca

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias