Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Mostra fotográfica de Marcelo Dionizio traz imagens raras de biomas do Brasil

A mostra fotográfica ‘Tro­cando Olhares’, com a impres­são digital de Marcelo Dionizio, geógrafo, ambientalista, obser­vador de aves, fotógrafo cult e gauche, celebrado no circuito underground de imagens, esta­rá aberta de 5 a 10 de junho, na Cidade de Goiás, tombada Pa­trimônio Histórico da Humani­dade. Horário: de 8h às 17h. Lo­cal: Museu do Palácio Conde dos Arcos. De terça-feira a sábado. Com 20 fotografias. A entrada é gratuita, avisa o artista.

- Um projeto, executado há cinco anos, nos biomas bra­sileiros: Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica, Pantanal, Pam­pa e o nosso Cerrado.

Marcelo Dionizio registra, fo­tografa, grava os sons das aves nos seus ambientes natu¬rais. Desde as aves mais comuns até as que são ameaçadas de extin­ção, informa ao DM Revista, o ca­derno de cultura do jornal Diário da Manhã. Não meço esforços para encontrar seres alados, nos lugares mais inóspitos, explica. Espécies que podem ser endê­micas, somente encontradas em um lugar restrito, outras ocor­rem em determinadas regiões, diz, animado.

- Assim como migratórias, que voam milhares de quilô­metros até o Brasil ou apenas passam pelo nosso país.

Desde que iniciei como ob­servador de aves, senti uma ne­cessidade de levar os regis-tros fotográficos até as pessoas, pon­tua o geógrafo e ambientalista. A troca do olhar entre o observa­dor e as aves, sublinha, de for­ma poética. O que poderia ser também um olhar da ave com o público, expõe. Decidi, então, transformar o projeto em expo­sições fotográficas, com as im­pressões das fotografias, afirma. Com as mídias sociais, facebook e instagram, frisa.

- Para levar a troca de olha­res a diversos públicos.

1919 AVES

O ambientalista revela que existem, hoje, 1919 espécies de aves. O Brasil é o segundo maior país em quantidade de aves no planeta, registra. Fican­do atrás apenas da Colômbia, relata. Como ambientalista, levo a bandeira da preservação, ati­ra. As aves precisam de ambien­tes naturais para sobreviver, in­siste. Tenho um agradecimento especial ao parceiro de expedi­ções, Kennedy Borges, biólogo e fotógrafo, e aos membros do Grupo Goiaves.

- Observadores de aves de Goiás.

SERVIÇO

Nome da Exposição: Trocando Olhares–Aves Brasileiras

Equipamento: Nikon D-7000– objetiva: 200x500 Nikon

Data: 05 a 10 de junho de 2018

Horário: Terça à sábado: das 08h às 17h. Domingo: das 8h às 12h.

Local: Museu Palácio Conde dos Arcos–Durante o Fica (Festival Internacional de Cinema Ambiental)

Valor da entrada: Gratuito

Quantas fotos serão? 20 fotos

Qual o tamanho das fotos? 18 fotos 30x45 e 2 fotos 60x90

Qual o tema da exposição? Um olhar sobre as aves brasileiras

Quando as fotos foram feitas? Num período de cinco anos (2013 a 2018)

Onde foram feitas? Em todos os biomas brasileiros–Cerrado– Caatinga–Pampa–Pantanal– Amazônica–Mata Atlântica

Qual o objetivo da exposição? Divulgar o meu trabalho como fotógrafo e observador de aves, tendo as aves como tema, dentro de uma ótica de preservação dos ambientes naturais onde as aves estão inseridas

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias