Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Jaraguá receberá em maio uma das maiores duplas femininas do sertanejo

A Prefeitura Municipal de Ja­raguá oferecerá, como todos os anos, seu apoio cultural. O pre­feito Zilomar Oliveira e a primei­ra-dama Rubia Oliveira estarão presentes nesse evento tradicio­nal religioso com o apoio da su­perintendente da Cultura, Simo­ne Moreira, das paróquias Nossa Senhora da Penha, Santa Edwi­ges, São José, e os padres Edmil­son, Thiago e Antônio.

A Festa do Divino Espírito San­to é conhecida para muitos como Cavalhadas. Esse ano a abertu­ra oficial será no dia 11 de maio, com a alvorada, na casa do im­perador.No mesmo dia à tarde haverá o desfile tradicional e cul­tural dos cavaleiros conhecidos como guardiões da Coroa do Di­vino. À noite terá a santa missa solene, que se estenderá até o dia 19 de maio. No último dia de madrugada acon­tecerá a alvorada e à tar­de a entrada da rainha. À noite a missa sole­ne de encerramento, onde vão levantar o mastro, e depois a queima de fogos. No dia seguin­te o cortejo do imperador, onde terá a missa solene pela manhã e a nomeação do novo imperador. Após o almoço haverá o leilão de gado. A apresentação da cavalha­da tradicional, que é a batalha en­tre mouros e cristãos, começará no início da tarde. Uma encena­ção centenária representada por 24 cavaleiros. No dia 21 haverá a santa missa à noite e em seguida a procissão para a Igreja do Rosário.

A cidade fica repleta de deco­ração e visitantes das regiões vi­zinhas, gerando fluxo de pessoas e vendas adicionais, ajudando na economia da cidade.

No dia 18 de maio, em plena sexta-feira, será a vez da Cavalha­das Prime, um dos eventos mais esperados pelos residentes. Num festival de música sertaneja, a ci­dade receberá a dupla Maiara & Maraisa, assim como a partici­pação de cinco atrações locais, tudo na mesma noite. Segundo o organizador do evento, Neném Tendas, devido ao sucesso du­rante esses 15 anos, e s t e a n o o evento ocorrerá no parque de exposições da cidade de Jaraguá.

A prefeitura está sempre apoiando eventos culturais da cidade, como aconteceu na en­cenação da Paixão de Cristo, com a iniciativa da Paróquia Nossa Se­nhora da Penha e o apoio da ges­tão municipal vigente e direção do Grupo de Teatro que Roda de Goiânia, representado por Liz Eliodoraz, integrante e fundadora do grupo. Eles iniciaram um tra­balho de extensão cultural atra­vés da montagem do espetácu­lo anual Paixão e Morte de Cristo.

A primeira apresentação da Paixão de Cristo aconteceu na Praça Sílvio de Castro Ribeiro, em 2005. Posteriormente, essa mesma trilogia montou outro espetáculo, o ‘Auto da Ressur­reição de Jesus’, sendo apresen­tado na noite de domingo de Pás­coa. Atualmente os espetáculos são realizados na Praça do Ro­sário, Rua Alto do Rosário - Vila Isaura, tendo duração estimada de 50 minutos, sujeito a intem­péries. Os dois espetáculos são produzidos graças às parcerias entre a Prefeitura Municipal de Jaraguá – que disponibiliza toda estrutura de som, luz e equipa­mentos – e a Paróquia Nossa Se­nhora da Penha, dispondo parte dos recursos financeiros, com auxílio da comunidade jaraguense, que sem­pre apoia os projetos, além dos voluntá­rios que compõem o elenco e equipe de produção. Ambos são dirigidos e coor­denados pelo Grupo de Teatro Catulé de Tereza desde 2015, representados pelos s e ­guintes integrantes: Ge­nilson Eduardo, Gilson Meira, Mateus Alberto, Pâmela Cristina e Leandro Martins.

Neste ano de 2018 tivemos a felicidade de produzir os dois espetáculos graças ao apoio do atual prefeito Zilomar e sua equipe. A disposição do páro­co Edmilson e a colaboração da comunidade foram cru­ciais para a realização dos espetáculos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias