Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Gnocchi italiano com uma receita cultivada há séculos

Receita cultivada há séculos na Itália, no Velho Mundo, o Gnocchi Della Fortuna é a especiaria que o chef e jornalista, um fotógrafo ao es­tilo Sebastião Salgado, não se cansa de oferecer aos amantes da gastro­nomia refinada. Com ingrediente especial: onze tipos diferentes de molhos, atira. Com o nhoque tradi­cional, avisa. O point gastronômico e cultural é o Assoluto, pontua.

- Com direito à simpatia. Centenária.

Repórter com talento literário, o gourmet conta que a lenda diz que São Pantaleão, em um certo dia, ves­tido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, ba­teu à porta de uma casa. O homem pediu comida. A família era gran­de, porém, com escassos alimen­tos. Mesmo assim, eles não se im­portaram em dividir o seu nhoque. Com o velho errante, frisa.

- A cada um coube sete mas­sinhas.

Elpídio Fiorda Neto, com fô­lego de romancista, continua e afirma que São Pantaleão co­meu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embai­xo de cada um havia dinheiro por atacado. Desde então, tradicio­nalmente, todo dia 29 é o dia do nhoque, confidencia. Da fortuna ou da sorte, dispara. Com a narra­tiva clássica e envolvente.

- Acompanhado do velho ritual de colocar dinheiro embaixo do prato, comer os primeiros sete pe­dacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles e depois sabo­rear à vontade.

SIMPATIA SIMPLES

É a simpatia. Entenda. É simples, frisa. Coloca-se uma nota de qual­quer valor sob o prato com nhoque. Dólar, real ou qualquer moeda es­trangeira, explica ele. Em seguida, fique de pé e concentre-se, insis­te. Para iniciar o ritual, destaca. No prato, separe sete nhoques e coma um a um, observa. Para cada nho­que, faça um pedido diferente, me­tralha o dono do Ristoranti.

- Depois, sente-se e saboreie o restante do prato, de preferência com um bom vinho italiano. O di­nheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29. Para garantir a fartura.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias