Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

4ª tem dança

Mulheres, rebolados, bun­das, sensualidade, seios e dança. Quando tudo isso se junta com músicas que fazem sucesso en­tre as camadas populares, como o funk e a cultura pop contempo­rânea resultam em quê? Para as mulheres do Grupo Três em Cena a sexualização do corpo feminino e a vulgaridade atribuída às dan­ças populares urbanas não estão exclusivamente no gestual, mas também no olhar daqueles que assim as percebem.

Foi essa a constatação das estu­dantes do curso de Dança da Uni­versidade Federal de Goiás (UFG) durante o processo de criação do espetáculo “Sobre rabas, pepecas e dancinhas” que estreia na pró­xima quarta-feira, no projeto 4ª Tem Dança, no Centro Cultural da UFG. Vanessa Voskelis, Susan Santos e Taynnã Oliveira são as artistas responsáveis pela criação de um espetáculo que se iniciou a partir de questionamentos sobre censuras vivenciados no próprio curso de graduação que frequen­tam, mas que culminou numa ela­boração cênica para discutir ques­tões relacionadas ao machismo em nossa sociedade.

O espetáculo “Sobre rabas, pe­pecas e dancinhas” é a mais recen­te criação do Grupo Três em Cena, que pela primeira vez realiza um espetáculo dirigido por três artis­tas mulheres. O ponto inicial para a criação se deu na sensação de censura que vivenciaram no cur­so de dança da Universidade Fe­deral de Goiás, local que tem de­monstrado certa dificuldade em refletir e dialogar com as danças presentes nos meios de comuni­cação de massa. Com o desen­volvimento da pesquisa para cria­ção, as artistas perceberam que a proibição das danças populares se davam com maior frequência quando o corpo da mulher estava envolvido, principalmente quan­do relacionado a gestuais que so­licitam uso de regiões do corpo como quadril, busto ou sugerem gestos socialmente atribuídos à ideia de sensualidade.

O espetáculo tenta, a partir da própria dança, problematizar e refletir sobre como o machismo na cultura recente se manifesta também em ações condenatórias sobre quais danças as mulheres “devem” dançar, tornando-se um convite e uma inusitada oportuni­dade para pensarmos juntos so­bre a sociedade em que vivemos.

4ª TEM DANÇA

O espetáculo do Grupo Três em Cena integra a programa­ção do projeto 4ª Tem Dança, uma iniciativa de ofertar espe­táculos e sessões de cinema re­lacionados à arte da dança todas as quartas-feiras e permanece até o dia 9 de maio, com finan­ciamento do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, Se­cretaria de Educação, Cultura e Esporte e Estado de Goiás.

Durante a programação o pro­jeto já recebeu diversos artistas na­cionais de renome internacional, como Gustavo Ciríaco (RJ/Port), Eduardo Fukushima (SP), Ricar­do Marinelli (PR), Diogo Grana­to (SP), Vanilton Lakka (MG), Eri­ca Bearlz (GO), Jorge Garcia (SP), Milton Aires (PA) e Grupo Stron­dum (MG). Agende-se!

[ESPETÁCULO] SOBRE RABAS PEPECAS E DANCINHAS – TRÊS EM CENA (GO)

Data: 18 de abril

Hora: 20h

Local: Teatro do Centro Cultural UFG

Ingresso: R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia)

Classificação: 18 anos

Duração: 50 min

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias