Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Dudude Herrmann chega a Goiânia para residência artística com o grupo ¿por quá?

Estão abertas as inscrições para a residência artística Coisinhas _ que acontecerá de 21 a 25 de março, na casacorpo, na cidade de Goiânia. Ministrada pela artista mineira Du­dude Herrmann, consiste em uma proposta de imersão para invenção de danças coladas, descoladas, fres­cas e inusitadas.

“Nesta residência artística va­mos abordar questões tanto dire­tas quanto correlatas ao movimen­to em si, trazer a questão do que pode vir a ser um corpo e do que este corpo entende sobre estados de dança”, afirma Dudude, ao explicar que para isso serão trabalhadas téc­nicas de improvisação na dança. As atividades são recomendadas para maiores de 18 anos, bailarinos, artis­tas da cena e pessoas curiosas com as notícias do movimento.

O trabalho será realizado con­juntamente ao ¿por quá? grupo de dança que convidou a artista para colaborar criativamente na constru­ção de seus trabalhos artísticos, que nos últimos anos tem tido o espaço público como espaço privilegiado de pesquisa e realização.

DUDUDE HERRMANN (BH)

Vive e trabalha entre Belo Hori­zonte e Casa Branca, bailarina, im­provisadora, performer, coreógrafa, diretora de espetáculos, professo­ra de dança, escrevedora e consul­tora. Iniciou seus estudos nos anos 70 como parte da geração do Gru­po Trans-Forma BH/MG. Dirigiu seu estúdio de 1994 a junho de 2009. Dirigiu a Benvinda Cia de Dança de 1992 a 2007. Foi bolsista do Mi­nistério da Cultura do Brasil – pro­jeto Bolsa Virtuose 2000, em resi­dência no Centro Coreográfico de Orleans a convite de Josej Nadj. Em 2003/2004 desenvolveu seu proje­to “Poética de um Andarilho – a es­crita do movimento no espaço de fora” viabilizado pelas Bolsas Vitae de Artes. É idealizadora, coordena­dora do evento Ciclo de Confluên­cias-Ideias de... Desenvolve parce­rias criativas com diversos artistas, trabalha em seu atelier de criação, onde promove eventos ligados à arte contemporânea. Segue traba­lhando interessada e curiosa em as­suntos de arte/vida.

¿POR QUÁ? GRUPO QUE DANÇA

O ¿por quá? é um grupo de dan­ça com um imaginário de pesquisa lúdica e mundana. Prima pela dan­ça-acontecimento, dança curiosa e desobediente que passeia por uma estética contemporânea popular, se é que isso existe. Fundado no ano de 2000, na cidade de Goiânia/GO, tem como foco a democratização e convocação à experimentação ar­tística para o alcance e conquista de uma certa autonomia celebra­tiva da dança. Pesquisa atualmen­te ações de estética cotidiana pop e de gênero duvidoso.

COISINHAS_ RESIDÊNCIA ARTÍSTICA COM DUDUDE HERRMANN (MG)

Quando: 21, 23, 24 e 25 de março de 2018 (das 09:30 às 13:00)

Investimento: R$ 150,00

12 vagas / Inscrições: grupoporqua@ gmail.com

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias