Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Coreógrafo e videomaker Alex Soares ministra oficinas em Goiânia

Coreógrafo e videomaker, Alex Soares chega a Goiânia na próxima semana e vai ministrar uma oficina de processo criativo: cinema + dan­ça, uma aula aberta e um workshop de repertório e improvisação. A rea­lização é do Coletivo PlanoP dentro projeto #Plural, contemplado pelo Fundo Estadual de Arte e Cultura de Goiás 2016, da Secretaria de Es­tado de Educação, Cultura e Espor­te (Seduce). O projeto, que come­çou em janeiro, já realizou oficinas de Parkour com Dança Acrobática e Videodança em 360º.

As criações de Alex começaram em um workshop para novos co­reógrafos do Balé da Cidade de São Paulo, onde ainda atuava como bai­larino. O interesse por vídeo e suas vertentes cresceu a ponto de estudar Cinema e o objetivo era utilizar os conhecimentos em suas produções cênicas e também na criação de vi­deodanças. Sua videodança “Por um momento perdido”, de 2009, re­cebeu o título de melhor vídeo no Festival do Minuto, de 2010. No ano seguinte, Alex foi convidado pela Noord Nederlandse Dans, compa­nhia sediada em Groningen, Ho­landa, para criar uma videodança.

Para Guilherme Monteiro, in­tegrante do PlanoP, contar com a participação de Alex Soares no projeto Plural é uma realização importante levando em consi­deração o peso do currículo e da experiência que ele traz. “Es­tamos muito felizes de poder compartilhar um pouco do co­nhecimento do Alex, e os artistas goianos também poderão parti­cipar de aula aberta e do wor­kshop”, finalizou.

CURRÍCULO DE PESO

Em 2012 foi um 16 finalistas do 26th International Choreography Competition, evento que anual­mente reúne promissores coreó­grafos da dança mundial em Han­nover, Alemanha. No mesmo ano ganhou o 4th Pretty Creatives In­ternational Choreography Compe­tition, o que possibilitou criar Tra­ce in Loss para a Northwest Dance Project, companhia sediada em Portland, Estados Unidos. Em 2013 criou a obra Link para a Ribeirão Preto Cia de Dança, que ganhou o Prêmio de Criação Coreográfica do Ano pela Cooperativa Paulista de Dança. Desde 2010 dirige em São Paulo seu próprio núcleo ar­tístico, o Projeto Mov_oLA.

Como coreógrafo convidado trabalhou com companhias no Brasil: Balé Teatro Guaíra, Balé da Cidade de Niterói , Balé Teatro Castro Alves, Cia Sesc de Dança, Ribeirão Preto Cia de Dança, Cor­po de Baile do Amazonas e Balé da Cidade de São Paulo. No exterior: Noord Nederlaãndse Dans (Ho­landa), Northwest Dance Project de Portland (EUA) e a Hubbard Street Dance Chicago (EUA).

EVENTOS ABERTOS

WORKSHOP IMPROVISAÇÃO E REPERTÓRIO ALEX SOARES

Data: 14/03 e 16/03

Local: Vibe62 – Rua T-52, 60, Setor Bueno

Horário: 13h30 às 16h30

Valor: R$ 200,00

Somente 12 vagas

WORK IN PROCESS

Data: 17/03

Local: Sala de dança UFG Campus Samambaia

Horário 10h às 13h

Gratuito

Chegar com 10' de antecedência

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias