Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

A Paixão de Cristo

  •  A comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Assunção prepara um evento que espera cerca de 20 mil fiéis durante as celebrações


A encenação da Paixão de Cristo é uma tradição em diversas localidades do País e no Estado de Goiás. A Paróquia Nossa Senhora da Assunção, lo­calizada na Vila Itatiaia, segue com esse costume há muitos anos, mas em recentes edições este evento se tornou um grande espetáculo. A paróquia, que se tornou uma das mais frequentadas por fiéis católi­cos na capital e já é conhecida pela grandiosidade e qualidade de seus eventos religiosos. Nos anos ante­riores as celebrações pascais foram um sucesso entre o público cristão, mas a comunidade sempre traba­lha para trazer novidades.

Este fim de semana já tem iní­cio a programação oficial da Se­mana Santa 2018 da Paróquia Nossa Senhora Assunção, que vai do dia 25 de março a primeiro de abril. O ápice do evento é a 23ª En­cenação da Paixão de Cristo, que ocorrerá no dia 14 de abril, a par­tir das 19h, no estacionamento da paróquia. A entrada é gratuita.

“A Semana Santa é o ápice da vida cristã, é tempo em que a Igreja Católica celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Je­sus Cristo. Período de conversão e de graça por excelência”, explica a organização do evento a respeito das questões espirituais. “Relem­bra o dia em que Nosso Senhor Je­sus Cristo é crucificado após sua prisão. Neste dia, é praticado o jejum, e a abstinência da carne em sinal de penitência e respeito pela morte de Jesus Cristo”, com­pleta sobre o significado das cele­brações e os ritos que a integram.

UM ESPETÁCULO COMPLETO

A 23ª Encenação da Paixão de Cris­toconta com aparticipaçãode mais de 300 pessoasna produção, entre atores do grupo teatral “Nosso Dom Vem de Deus”, figurantes e técnicos, todos integrantes da comunidade. O início serácomoterçodecontemplaçãodas dores de Nossa Senhora, e, posterior­mente, às 19h30 a encenação, com du­ração de aproximadamente 2 horas. O público estimado é de 20 mil pes­soas nos dois dias da encenação, 30 e 31 de março. O evento é uma parce­ria com a Associação Cultural Arraiá Chapéu do Vovô.

O espetáculo, ao ar livre, conside­rado um dos maiores do Estado de Goiás, contará com uma megaes­trutura e alta tecnologia, terá partici­pações especiais de cantores, e será transmitido ao vivo pela web tv As­sunção e pelo facebook. Haverá área reservada para cadeirantes, idosos e portadores de necessidades espe­ciais; banheiros químicos, e barracas com venda de alimentos. Além dis­so, serão montadas arquibancadas cobertas que terão rampas de aces­so, bem ainda haverá um amplo es­paço com cadeiras, o qual integrará toda a comunidade.

A encenação teatral da Paixão de Cristo contará com a inserção da cul­tura goiana como as Cavalhadas e Procissão do Fogaréu. Figurinos re­pletos de detalhes; efeitos especiais; painéis móveis de LED de altíssima resolução com transmissão simultâ­nea; diversos cenários, os quais farão uma mistura entre tecnologia e a na­tureza local, fazendo a junção entre os dois palcos e o bosque.

A Paróquia Nossa Senhora da Assunção é composta por oito co­munidades além da Vila Itatiaia: Comunidade Nossa Senhora Apa­recida (Setor São Judas Tadeu), Ca­pela Nossa Senhora Piedade (Re­sidencial Morada do Bosque), Comunidade Nossa Senhora Apa­recida (Chácara Califórnia), Co­munidade São Pedro (Alice Barbo­sa), Comunidade Santa Terezinha (km8, Goiânia), Comunidade São Domingos Sávio (Mansões do Campus), Comunidade Santa Lu­zia (Setor Nova Morada), e Comu­nidade Nossa Senhora de Lourdes (Residencial Orlando de Moraes).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA 2018 NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO:

1º dia) Domingo de Ramos (25/03/2018)

- 7h30: Procissão de Ramos

- 8h00: Missa de Ramos

- 19h30: Missa de Ramos

2º dia) Segunda-feira Santa (25/03/2018)

- 19h30: Missa

3º dia) Terça-feira Santa (26/03/2018)

- 19h30: Celebração Penitencial

4º dia) Quarta-feira Santa (27/03/2018)

- 19h00: Procissão do Encontro – saindo do São Judas e Morada do Bosque

- 19h30: Missa

5º dia) Quinta-feira Santa (29/03/2018)

- 19h30: Santa Ceia do Senhor – Missa de Lava-Pés

6º dia) Sexta-feira Santa (30/03/2018)

- 9 às 11h: Oração com os Jovens e confissões

-15h00: Adoração da Cruz – Início da Novena da Divina Misericórdia

- 19h: Contemplação das dores de Nossa Senhora

- 19h30: ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO

7º dia) Sábado Santo (31/03/2018)

- 9h00 às 11h00: Confissões

- 15h00: Novena da Divina Misericórdia

- 20h00: Vigília Pascal – estacionamento da pa­róquia

8º dia) Domingo de Páscoa (1º/04/2018)

- 10h00: Missa Pascal com as Crianças

- 19h30: Missa Pascal

DOMINGO DE RAMOS, PROCISSÃO E MISSA

Significado do dia – Celebra a entrada triun­fal de Jesus Cristo em Jerusalém. Este domingo é assim denominado em decorrência do povo ter cortado ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde o Senhor passaria montado em um jumento (símbolo da humildade) e aclamado por um povo simples.

SEGUNDA-FEIRA SANTA

Significado do dia – É o primeiro dia no qual o Senhor começa sua caminhada rumo ao calvário. No Evangelho lido contempla-se Maria de Betâ­nia ungindo os pés do Mestre com o perfume do amor e da gratidão.

TERÇA-FEIRA SANTA, CELEBRAÇÃO PENITENCIAL

Significado do dia – É o dia em que, com gran­de tristeza, Jesus anuncia a sua morte, causando grande sofrimento aos seus discípulos. Anuncia também a traição, e indica o traidor. Judas sai pos­suído por Satanás, para trair o seu mestre.

QUARTA-FEIRA SANTA, PROCISSÃO DO ENCONTRO – SAINDO DO SÃO JUDAS E MORADA DO BOSQUE

Significado do dia – No evangelho deste dia, é-nos apresentada a traição de Judas, descreven­do-nos como este foi ter com os chefes dos sacer­dotes, a quem se ofereceu para trair o Jesus. Aceita assim, trinta moedas de prata como recompensa da sua traição.

QUINTA-FEIRA SANTA, SANTA CEIA DO SENHOR

Significado do dia – É o dia da Última Ceia de Jesus Cristo com seus Apóstolos, no qual Jesus hu­mildemente lavou os pés dos seus 12 discípulos. É no momento do lava-pés que Judas Iscariotes sai, para entregar Jesus em troca das 30 moedas de pra­ta. (Jo 13,1-15) Foi aqui, que Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu o Santo Sacrifício como sua eterna memória, e em seu último discurso, encorajou os discípulos a amarem-se uns aos outros. Depois Je­sus dirigiu-se ao monte de Getsêmani, tomou con­sigo três discípulos, e começou a sua agonia nos jardins, onde foi preso pelos judeus. É nesta noi­te que Jesus é preso, interrogado e ao amanhecer de sexta-feira, açoitado e condenado. A Igreja ini­cia em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofri­mentos começados por Jesus nesta noite. Na quin­ta-feira santa inicia o tríduo pascal.

SEXTA-FEIRA SANTA

Significado do dia – Relembra o dia em que Nosso Senhor Jesus Cristo é crucificado (após sua prisão, Jesus é julgado e açoitado; recebe a coroa de espinhos na cabeça; é levado á presença de Pi­latos, e depois de condenado carrega com a sua própria cruz, até ao monte Calvário; ao meio-dia é crucificado entre dois ladrões e por volta das três da tarde, Jesus morreu... o Seu corpo foi depois re­tirado da cruz, e colocado num sepulcro cavado na rocha. Neste dia, é praticado o jejum, e a abs­tinência da carne em sinal de penitência e respei­to pela morte de Jesus Cristo.

SÁBADO SANTO

Significado do dia– Jesus permanece no sepul­cro. Na Vigília Pascal, os fiéis ainda estão à espera, na esperança da ressurreição. Neste dia, inicia-se a Vigília Pascal, ao final do dia, e termina com o amanhecer da Páscoa.

DOMINGO DE PÁSCOA

Significado do dia – Dia da ressurreição, no qual Jesus se levanta de sua sepultura, e vence a morte. É o dia do grande milagre! O dia em que Cristo volta à vida através da Sua Ressurreição de entre os mortos. É o dia em que se celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus.

SEMANA SANTA 2018 DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA ASSUNÇÃO

Local: Estacionamento da Paróquia Nossa Senhora da Assunção – Rua R-44, Vila Itatiaia

Data de início: 25 de março

Entrada Gratuita

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias