Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Uma dança do coração

Após encher até o céu desta capital com a provocativa e lúdica dança contemporâ­nea, a nona edição da Paralelo 16º vai concentrar agora sua progra­mação especialmente nos teatros da cidade. Após breve pausa, os es­petáculos são retomados hoje com “LUB DUB”, um espetáculo do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), da Bahia, que sobe ao palco do Tea­tro Goiânia às 20 horas. A apresen­tação é gratuita, contudo, o evento está promovendo uma campanha de arrecadação de mantimentos pedindo ao público a doação de um quilo de alimento não perecí­vel. Toda a arrecadação será enca­minhada à Vila São José Bento Cot­tolengo de Trindade (GO).

Apesar de vir do grupo baiano, a coreografia de LUB DUB é assi­nada pelo dançarino e coreógrafo compositor sul-coreano Jae Duk Kim. E este artista, que a cada dia se torna mais influente nos traba­lhos brasileiros, já tem uma his­tória com o Paralelo 16º, pois ele esteve em Goiânia, na sétima edi­ção do festival. Naquele ano ele trouxe a sua companhia, a Mo­dern Table Contemporary Dance Company, que apresentou o espe­táculo “Darkness Poomba”, que arrebatou o público, com sua for­ça e impetuosidade.

Desta vez, o coreógrafo não es­tará por aqui. Mas a intensidade de sua dança, sim. Através de “LUB DUB”, a companhia baiana, fun­dada em 1981, que tem direção artística de Antrifo Sanches e foi a primeira companhia baiana pú­blica – o grupo é um corpo artísti­co estável do Teatro Castro Alves (TCA), equipamento da Funda­ção Cultural do Estado da Bahia (Funceb), vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA) – tem impres­sionado festivais pelo País.

A coreografia foi considerada um dos 10 espetáculos de dança mais fundamentais de 2017 pela revista Bravo!. O sucesso se dá mui­to por seu seu estilo pulsante, já anunciado no nome da montagem - LUB DUB na medicina é conheci­do com as batidas do coração.

Sendo assim, o espetácu­lo trata-se de uma coreografia percussiva com uma intensa alternância de movimentos de tração e estremecimento, dina­mismo e relaxamento. É ritual e contemporâneo e oscila do si­lêncio absoluto à vertigem, em questão de instantes.

A relação dos movimentos com a trilha sonora, também as­sinada pelo próprio Jae Duk Kim, é mais do que estreita. A músi­ca do espetáculo é uma motiva­ção sonora e física e dá o ritmo dos movimentos cardíacos, ten­do como base instrumentos per­cussivos das culturas oriental e ocidental, canto e sons ao vivo e próprio som saído do corpo dos movimentos dos bailarinos.

Percebe-se ainda uma aproxi­mação da cultura oriental com a brasileira, com influências da ca­poeira e dos tambores das religiões afro-brasileiras. Afinal, é de muitas maneiras que se bate um coração.

AMANHÃ

A programação segue amanhã também no Teatro Goiânia com uma dobradinha de espetáculos locais: às 20 horas será apresen­tado “Cartas de Frida”, do Grupo Contemporâneo de Dança. Em se­guida, a Giro8 Cia. de Dança apre­senta “Sr. Will”. Ambas produções vão contar com audiodescrição. E a noite será encerrada no Hermeto Bar, com também goianos da Na­lini Cia. de Dança apresentando a performance “Queer”.

Inspirado nas cartas de amor da artista plástica mexicana Frida Khalo, “Cartas de Frida”, que foi idealizado pela bailarina e core­ógrafa Luciana Caetano, preten­de aproximar a artista das dores e paixões da artista. Assim, bus­ca mostrar as várias “Fridas” que moram em cada um.

Já “Sr. Will” desmascara, atra­vés de seis bailarinos, esquemas de manipulação social. De lado dança explosão de estímulos pro­porcionados pelos meios eletrô­nicos; de outro, os mecanismos ocultos de controle social. Com dramaturgia do espanhol An­tonio Gómez Casas, coreografia de Joisy Amorim e trilha inédita de Cleyber Ribeiro, a obra aler­ta para a necessidade de dar voz ao desejo, sem limitações ou pre­conceitos, de entregar-se ao uni­verso dos sentidos e de libertar-se do que aprisiona e faz mal.

A última apresentação de sexta­-feira é “Queer”, uma performance que explora as possibilidades dos corpos em cena fugindo da ideia binária de gênero, onde ele passa a ser concebido em sua fluidez.

O Paralelo 16º é uma realiza­ção da Quasar Cia de Dança, da Associação Quasar de Cultura e da Arte Brasil Eventos. O projeto foi contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goi­ás, por meio da Seduce/Governo de Goiás e conta com o patrocí­nio da Caixa Econômica Federal – Governo Federal. Veja a seguir a programação:

Programação

  •  Hoje


20h - Espetáculo: “LUB DUB”, Balé Teatro Castro Alves (BA)

Local: Teatro Goiânia

  •  Amanhã


20h- Espetáculo: “Cartas de Frida”, Grupo Contemporâneo de Dança (GO)

Local: Teatro Goiânia

21h - Espetáculo: “Sr. Will”, Gira8 Cia. de Dança (GO)

Local: Teatro Goiânia

22h30 - Espetáculo: “Queer”, Nalini Cia. de Dança (GO)

Local: Hermeto Bar

  •  Sábado (24)


20h - Espetáculo: “Rubedo”, Companhia de Dança Siameses (SP)

Local: Teatro Goiânia

21h - Espetáculo: “Sobre a Pele”, Das Los Grupo de Dança (GO)

Local: Teatro Goiânia

22h30 - Espetáculo: “Ainda Assim”, Grupo Contemporâneo de Dança (GO)

Local: Hermeto Bar

  •  Domingo (25)


20h - Espetáculo: “La Wagner”, Pablo Rotemberg (ARG)

Local: Teatro Goiânia

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias