Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Exercícios Espirituais

José Tolentino Mendonça é o responsável pelas medita­ções que vão acompanhar os Exercícios Espirituais do papa Francisco e dos colaboradores da Cúria Romana, com início agendado para o primeiro do­mingo da Quaresma, 18 de fe­vereiro, e conclusão prevista para o dia 23 do mesmo mês, em Ariccia, na Itália.

O autor português, que vem se tornando cada vez mais im­portante nos meios eclesiástico, cultural e acadêmico, escolheu como tema principal desta refle­xão de seis dias o “elogio da sede”.

As 10 meditações escritas por ele são: “Aprendizes do assom­bro”, “A ciência da sede”, “Per­cebi que estava com sede”, “Esta sede de nada”, “A sede de Jesus”, “As lágrimas contam uma sede”, “Beber da própria sede”, “As for­mas do desejo”, “Escutar a sede das periferias” e “A bem-aventu­rança da sede”.

O renomado ensaísta e po­eta português possui diversas obras publicadas pela Paulinas Editora, entre elas A mística do instante, Libertar o tempo e Um Deus que dança.

“Por vocação e missão dei por mim, nos meus 25 anos de vida sacerdotal, a trabalhar pastoral­mente no âmbito do pensamento e da cultura. Se há lugar em que a Igreja se assemelha a um hos­pital de campo – para retomar a imagem mais do que oportu­na do papa Francisco –, é preci­samente este, onde as perguntas são exigentes e contínuas, as pro­curas de sentido são intensas, por vezes extremas, na sua vulnera­bilidade, e a fome de Deus é, sim, latente, mas também se oculta sob uma dor humana nem sem­pre confessada, um grande vazio, muito sofrimento, em conflito e em solidão no modo de se con­frontar com a vida ou com a fé. Por isso, quem trabalha no sector da cultura não pode ser uma sim­ples pessoa de gabinete ou gestor de sacristia”, diz Tolentino a res­peito da cultura na igreja.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias