Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Cinco anos do meteoro

Comemorando meia déca­da do grande meteoro que re­acendeu na memória da hu­manidade aquele calorzinho com o qual os Dinossauros fo­ram dizimados: o que caiu na província de Chelyabinsk em 2013 Rússia.

Em parceria com a Aste­roid Day e Asteroid Day Brasil, a Gunstar traz uma super live sobre o assunto com muito conteúdo e com aquela ener­gia de descontração que só um Clube de Astro Aventura Eco­lógica poderia ter .

Vamos juntos – em 2018 a Gunstar convida a todos a con­tinuarem seguindo o Brilho das Estrelas, comemorando cinco anos de parceria cultural com o planetário Juan Bernardino e em memória do professor Juan com o projeto Laços.

O IMPACTO

O Meteoro de Cheliabinsk foi um meteoroide que adentrou a atmosfera terrestre sobre a Rússia em 15 de fevereiro de 2013, trans­formando-se em uma bola de fogo que cruzou os céus do sul da re­gião dos Urais até explodir sobre a cidade de Cheliabinsk, às 9:20:26 (horário local) ou 03:20:26 (UTC). Estima-se que o meteoroide, ao adentrar a atmosfera terrestre, ti­nha aproximadamente 10.000 to­neladas de massa e 17 m de diâ­metro, liberando o equivalente a 500 quilotons de energia duran­te o evento. Para efeitos de com­paração, a bomba nuclear jogada sobre Hiroshima liberou cerca de 13 quilotons de energia. Após des­pedaçar-se sobre Chelyabinsk, a maior parte do objeto parece ter caído no lago Chebarkul.

Cerca de 1.200 pessoas pro­curaram atendimento médi­co em consequência do evento, sendo que a maioria dos feridos machucou-se com estilhaços de vidro das janelas destruídas pela onda de impacto da explosão da bola de fogo. Segundo a defesa civil, pelo menos duas estavam muito mal. A explosão e os im­pactos resultantes danificaram prédios em seis cidades na re­gião do evento. O calor resultan­te do atrito do objeto com o ar da atmosfera produziu uma luz ofuscante, a ponto de projetar sombras em Chelyabinsk, ten­do sido avistada nos oblasts de Sverdlovsk e Oremburgo e no vi­zinho Cazaquistão.

REUNIÃO GUNSTAR

Quando: Hoje

Horário: 22h a 23h30

Local: Gunstar Team Goiás Astro Clube (Rua I, nº 156, Vila Santa Helena)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias