Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

MOVIMENTOS LIVRES

Dois nomes da dança con­temporânea nacional de­senvolvem nesta semana em Goiânia propostas diferentes e instigantes na Capital. Um deles é o do coreógrafo Henrique Amoedo, que inicia aqui o projeto de dança inclusiva “Dançando com a Dife­rença: Arte, Inclusão e Comunida­de”. O outro é Diogo Granato, que, além de se apresentar no Centro Cultural UFG hoje, ainda vai minis­trar workshop de dança acrobática, parkour e improviso cênico, além de jams em projeto da Casa Corpo e do Coletivo Plano P.

Henrique Amoedo é uma refe­rência em quando se fala em dan­ça inclusiva. Aliás, foi ele o próprio criador deste termo. Sua história junto a projetos de formação e cria­ção artística nesta área começou há 20 anos, no Rio Grande do Nor­te, quando coordenou o Projeto de Dança para Pessoas Portadoras de Deficiência do Departamento de Artes da UFRN, juntamente com Edson Claro, que deu origem ao res­peitado Roda Viva Cia. de Dança.

No Roda Viva Amoedo ficou até 1998 e, após o sucesso do grupo, o coreógrafo recebeu um convite da Direção Regional de Educação Especial e Reabilitação (Dreer) da Ilha de Madeira em Portugal, para fazer workshops e cursos, sempre relacionados ao tema dança e de­ficiência e, após um ano surgiu o Grupo Dançando com a Diferen­ça (GDD), que até hoje faz parte. O projeto esteve vinculado a Dreer até 2007 e desde então foi criada a Associação dos Amigos da Arte in­clusiva – Dançando com a diferen­ça (AAAIDD), que gere a proposta e o grupo artístico.

Em Goiânia, Henrique Amoe­do estará de hoje até o próximo do­mingo (28) para inciar o “Dançan­do com a Diferença: Arte, Inclusão e Comunidade”, que vai acontecer no CCUFG, sempre das 14h30 às 18h30. O foco da proposta é possi­bilitar vivência de pessoas com de­ficiência de Goiânia, além de alunos e professores de instituições e esco­la que atuam com esse público, com o mundo livre da dança. E o projeto não acaba após o fim deste encon­tro e sim, apenas começa.

Pois a ideia é que esta atividade se realize em três etapas e, como meta final, terá remontagem do es­petáculo “Endless”, montada pelo GDD de Portugal. Nestes primei­ros cinco dias de encontro será se­lecionada a equipe multidiscipli­nar de formadores locais para fazer parte deste trabalho. No segundo momento acontecerão workshops, vivências, debates e ensaios, asses­soradas pelo grupo português, que levarão em conta os elementos e recursos de acessibilidade inseri­dos na proposta estética da obra. Por fim, a terceira etapa consiste na estreia do espetáculo que está previsto para estrear em junho – e, prevista para acontecer junto com a segunda do projeto – contará com a presença de integrantes do GDD.

DANÇA ACROBÁTICA

O outro nome que traz a Goiânia novas possibilidades de usar o cor­po é o paulista Diogo Granato. Dono de um currículo de peso, ele é cria­dor e intérprete de solos de Dança­-Teatro como “Aretha”, que o rendeu melhor intérprete de 2006, pela As­sociação Paulista de Críticos de Arte. Outro sucesso que estrelou foi “Seis Sentidos?”, que encerrou o “Intransit Festival” em Berlim. É também in­térprete-criador da premiada Cia Nova Dança 4 há 15 anos.

Um pouco de sua jornada in­quieta no mundo da dança ele irá compartilhar em diversas ativida­des na Capital. Para começar, o in­térprete e criador – que invoca lin­guagens desafiantes para dança, como parkour, clown e improviso – é o convidado de hoje do Projeto 4ª Tem Dança, que levará ao CCUFG todas as quartas-feiras, até o dia 9 de maio, espetáculos de dança.

Sendo assim, às 20h ele apre­senta o espetáculo “Pessoal e In­transferível”, uma versão solo do trabalho criado com o grupo de im­proviso cênico Silenciosas. A mon­tagem é um trabalho totalmente improvisado em que o intérprete criador mistura dança, teatro, dan­ça-acrobática e parkour. Em cena não há regras e o trabalho é criado em frente ao público. A iluminação também é improvisada, com cria­ção e operação de Marcelo Esteves, parceiro de Granato há 15 anos, e a trilha sonora é escolhida na hora.

FORMAÇÃO

Já no próximo domingo (28) Granato foi também convocado pelo Coletivo Plano P para reali­zar o Workshop Contato impro­visação, no projeto 3#Plural, que terá duração de seis meses, em que acontecerão cursos e apresenta­ções abertos à comunidade.

“Quero trabalhar Improviso Cê­nico, parkour, dança acrobática, misturar muita informação, des­construir, reconstruir. Quero difi­cultar e complexificar tudo que eu puder. Como diria Tom Zé: expli­cando pra confundir e confundin­do para esclarecer”, provoca Diogo.

O workshop é uma parceria com a Casa Corpo, e faz parte da suas ações comemorativas pelos seus quatro anos de atividades. Para tal celebração, o espaço che­ga com atividades que prometem muita dança em encontros foca­dos no improviso de contato.

“Vamos realizar um final de se­mana dedicado à técnica do conta­to improvisação, vai ser uma versão reduzida do projeto ReToque que se realizou na casa nossa em julho do último ano. É a nossa maneira de ce­lebrar esse novo ciclo e nutrir com encontro nossa alegre saudade dos movimentos gerados no ano passa­do”, disse a Casa Corpo, na página do evento comemorativo no Facebook.

E dentro desta programação de aniversário da Casa Corpo, Granato ministra ainda uma aula, que será se­guida de Jam de Contato e Improvi­sação com música ao vivo, que acon­tece no sábado (27), na Casa Corpo.

Além disso, a celebração vai con­tar com o curso do coreógrafo italia­no Camillo Vacalebre, que embora ensine Dança e Contato Improvi­sação em instituições acadêmicas, centros independentes e festivais em diversos locais do mundo, ele reside no Brasil, mais especifica­mente em Brasília, há 20 anos. Veja a programação completa:

PROGRAMAÇÃO DOS QUATRO ANOS DA CASA CORPO

SÁBADO (27)

Local: CasAcorpO

9h30 – 12h30: Aula com Camillo Vacalebre (Itália – DF)

15h30 – 18h30: Aula com Diogo Granato (SP)

19h30 – 22h30: JAM de Contato Improvisação com música ao vivo

DOMINGO (28)

Local: CasAcorpO

9h30 – 12h30: Aula com Camillo Vacalebre (Itália – DF)

15:30 – 18h30: Aula com Diogo Granato (SP)

Local: Praça Cora Coralina– Coletivo Centopeia (Av. Cora Coralina St. Sul, entre as ruas Olinto Manso Pereira e 84 A)

20h: Work in Progress com PlanoP e Diogo Granato (Atividade integra o projeto #plural de manutenção do Coletivo PlanoP)

21h: Pequena JAM em espaço público

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias