Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Dolores O'Riordan, vocalista do The Cranberries, morre, aos 46 anos

Apenas quem já cho­rou ou amou ao som de Linger entende a dor que os fãs de Cranberries sen­tiram na tarde chuvosa da úl­tima segunda (15). Segundo informações do Daily Mail, a cantora Dolores O'Riordan, vo­calista da banda The Cranber­ries, morreu subitamente em um quarto de hotel em Lon­dres. Ainda não há detalhes sobre a causa da morte além do fato de que foi “repentina”e que a família de Dolores está “devastada” com a notícia. O corpo foi encontrado em Lon­dres, onde o Cranberries parti­ciparia de uma gravação.

No dia 20 de dezembro do ano passado, Dolores disse por meio das redes sociais da banda que estava “se sentindo bem”. “Eu fiz meu primeiro show em me­ses no fim de semana, tocando algumas músicas na festa anual para o staff da Billboard em Nova York... Gostei muito! Feliz Natal para todos os nossos fãs! Beijos.”

A última postagem de Dolo­res nas redes sociais foi em seu Twitter, no último dia 4. Na le­genda, ela dizia “tchau, tchau, Gio. Estamos indo para a Irlan­da”, enquanto segurava uma ga­tinha em seu colo. O trabalho mais recente de inéditas, Roses, é de 2012, o único de inéditas após a reunião, em 2010. Antes, os in­tegrantes haviam ficado afasta­dos por seis anos. Dolores deixa três filhos, Taylor Baxter, Molly Leigh e Dakota Rain, e o ex-ma­rido, Don Burton.

Liderada por Dolores, The Cranberries é uma das bandas de rock Irlandesas de maior êxi­to internacional. Músicas como Linger, Zombie e Animal Ins­tinct dominaram as paradas de sucesso nos anos 90. Em toda a carreira, a banda já vendeu mais de 42 milhões de cópias de discos. Um representante pu­blicou uma nota dizendo que os integrantes da banda “estão de­vastados por ouvir as notícias” e pediram privacidade “nesta hora muito difícil”.

VIDA

Dolores Mary Eileen O'Rior­dan Burton, nascida em Lime­rick, no dia 6 de setembro de 1971 mais conhecida como Do­lores O'Riordan foi mãe de três filhos (Taylor, nascido em 11 de novembro de 1997, Molly, nas­cida a 27 de janeiro de 2001 e Dakota Rain, a 10 de abril de 2005) e tem ainda um enteado, filho do primeiro casamento de Don Burton, seu ex-marido.

Em março de 2007 lançou o álbum Are You Listening? pela Sanctuary Records atingindo um total de mais de 650 mil có­pias ao redor do mundo e ga­nhando o “European Breaking Borders Award”, prêmio conce­dido pela União Europeia com o intuito de incentivar a produção cultural do continente. O troféu é concedido a 10 músicos em as­censão cujo primeiro trabalho tenha tido boas vendas fora do seu país de origem.

Durante o ano de 2007 Do­lores saiu em turnê ao redor do mundo, passando principal­mente por países onde nun­ca esteve com o The Cranber­ries. Utilizando o slogan “A Voz do The Cranberries”, Dolores atraiu milhares de pessoas em shows intimistas e em locais de menor capacidade (diferen­te dos estádios e arenas onde a banda costumava tocar).

Totalizando 71 shows en­tre turnê e eventos promocio­nais, Dolores chamou a aten­ção do público e da crítica por reviver os antigos sucessos do The Cranberries misturados às músicas do seu álbum solo. Com cabelo comprido e ótima forma física a cantora encantou ao demonstrar um vigor extra­ordinário pulando e correndo no palco além da proximidade com os fãs. Com a maioria dos concertos esgotados o desta­que ficou por conta do show em Santiago, Chile, onde o espetá­culo foi tão esperado que esgo­tou os ingressos e deixou cente­nas de pessoas do lado de fora do Teatro Caupolicán.

No dia 9 de janeiro de 2009, Dolores foi indicada como Pa­trono Honorária da University Philosophical Society, do Tri­nity College em Dublin, Irlan­da, título concedido pela insti­tuição às pessoas que buscam divulgar e preservar a cultu­ra irlandesa através da política, economia, literatura, comuni­cação ou artes. Na ocasião, Do­lores concedeu uma entrevis­ta em frente a 300 convidados e, para surpresa dos fãs, tocou com dois de seus antigos com­panheiros do The Cranberries: Mike e Noel Hogan.

 Repercussão

Vários artistas postaram mensagem de solidariedade nas redes sociais, além de milhares de fãs de toda a parte do mundo. A morte súbita e prematura da cantora, deixou todos que conheciam e gostavam da banda extremamente cho­cados. Confira algumas reações de fa­mosos sobre a morte da cantora:

DAVE DAVIES, VOCALISTA DO KINKS, NO TWITTER:

“Eu estou realmente chocado que #DlodoresORiordan morreu tão de re­pente – Eu estava falando com ela algu­mas semanas antes do Natal, ela parecia feliz e bem – nós até falamos sobre tal­vez escrever algumas músicas juntos – inacreditável, que deus a abençoe”.

HOZIER, MÚSICO, NO TWITTER:

“Minha primeira vez ouvindo a voz da Dolores O'Riordan foi inesquecível. Ques­tionei como uma voz poderia soar no con­texto do rock. Nunca ouvi alguém usar seu instrumento daquela maneira. Chocado e triste ao saber da morte dela, os pensa­mentos estão com a família.”

JIM CORRS, GUITARRISTA DA BANDA THE CORRS, NO TWITTER:

“Meus profundos sentimentos à fa­mília de Dolores O'Riordan, que morreu hoje tragicamente. RIP.”

DURAN DURAN, NO TWITTER:

“Estamos devastados por ouvir a notí­cia da morte de Dolores O'Riordan. Nos­sos pensamentos vão para a família dela neste momento terrível.”

KODALINE, BANDA, NO TWITTER:

“Absolutamente chocados ao saber da morte de Dolores O'Riordan! "@The_ Cranberries nos deu nosso primeiro gran­de apoio quando fizemos turnê com eles na França anos atrás! Os pensamentos estão com a família e os amigos dela.”

LIZ PHAIR, CANTORA, NO TWITTER:

“Devastada pelos fãs e pela família dela – Dolores O'Riorden tinha uma voz tão extraordinária, tão distinta e definiu uma era. Ela deveria ter continuado a ser um tesouro musical raro durante uma vida longa #foimuitocedo.”

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias