Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Site cria ranking dos melhores jogos de Super Nintendo baseado na opinião dos usuários

Criado no em dezembro do ano 2000, o site Rate Your Music é uma base de dados colaborativa, cria­do com o intuito de catalogar todo o tipo de música já lan­çada no planeta, em qualquer formato. Com o aumento da popularidade do RYM, como é chamado pelos usuários, os criadores decidiram ampliar o campo de interesse para fil­mes e jogos. Glitchwave é o site criado pela equipe para cata­logar games, e sua versão beta, lançada no ano passado, já co­letou dados suficientes para criar um ranking com os me­lhores lançamentos de todos os tempos, segundo os pró­prios usuários da plataforma. Nessa edição você confere os jogos mais bem avaliados de Super Nintendo, um dos con­soles mais vendidos de todos os tempos, lançado inicial­mente no Japão em 1990.

CHRONO TRIGGER

A semelhança dos persona­gens e do design de Chrono Tri­gger e da série de mangá/ani­me Dragon Ball Z não é mera coincidência. Akira Toriyama, o criador de personagens mun­dialmente famosos como Goku, Bulma, Vegeta e Piccolo é tam­bém um dos responsáveis pela arte de Chrono Trigger, eleito pe­los usuários do Glitchwave como o melhor jogo para Super Nin­tendo. Foi lançado em 1995, com uma equipe de designers cha­mada de ‘time do sonhos’ pela imprensa da época. O enredo ousado do game explica sua po­pularidade. A história se passa em um mundo similar à terra, em vários períodos. Na pré histó­ria, humanos e dinossauros divi­dem o planeta. Na idade média, existe magia, cavaleiros e mons­tros. Existe ainda o futuro pós­-apocalíptico, cheio de robôs.

SUPER METROID

Segundo colocado da lis­ta, o jogo de ação/aventura Su­per Metroid foi lançado em 1994 pela Nintendo. Trata-se de uma continuação da saga antes apre­sentada em Metroid II: Return of Samus, que saiu três anos an­tes para Gameboy (video game portátil da mesma empresa). Os jogadores controlam a protago­nista Samus Aran, que viaja pelo planeta Zebes na tentativa de re­cuperar um Metroid (forma de vida extraterrestre muito pode­rosa) roubada pelo líder dos Pira­tas do Espaço (gangue ini­miga). O jogo foi aclamado pela crítica, que elogiou sua atmosfera, jogabilidade, música e gráficos. Foi readapta­do para vários outros video ga­mes, e em meados de 2003, já tinha vendido cerca de 1,3 mi­lhões de cópias.

SUPER MARIO WORLD

Um dos jogos mais popu­lares do planeta, Super Mario World, lançado em 1990, jun­tamente com o próprio Su­per Nintendo, ficou em ter­ceiro lugar na lista, de acordo com a avaliação de mais de 600 usuários do Glitchwave. Trata-se de uma grande saga de aventura, composta por mais de 90 fases. Os persona­gens Mario e Luigi precisam viajar para a Dinosaur Island para recuperar a Princesa To­adstool do grande vilão, King Koopa. Para isso precisam enfrentar cada um de seus sete filhos, até chegarem no grande castelo onde a prin­cesa é mantida refém. En­tre florestas, cavernas e lava, contam com a caro­na do Yoshi (uma espé­c i e de dinos­sauro que pode ser montado por eles). É o jogo mais ven­dido da platafor­ma, com mais de 20 milhões de cópias.

EARTHBOUND

Considerado um dos rotei­ros mais criativos de jogos de RPG de todos os tempos, em EarthBound temos um pou­co de tudo: ficção científica, fantasia e comédia. “Ness, um jovem com poderes psí­quicos, é acordado pelo baru­lho da queda de um meteori­to em sua cidade natal, Onett. Enquanto investiga o inciden­te, um inseto do futuro alerta­-o de que uma coalizão alie­nígena chamada Gygas está prestes a corromper o planeta. Para impedir, Ness deve encontrar oito santuários”. O jogo, lança­do primeira­mente no J a ­pão em 1994, teve um longo processo de produção, que durou cinco anos. Com base num retrato idiossincrático da sociedade ocidental (prin­cipalmente a norte-ameri­cana), sai do lugar comum e cria uma espécie de sátira que atinge todos os jogos popula­res do gênero.

THE LEGEND OF ZELDA: A LINK TO THE PAST

Em quinto lugar do ranking, está o jogo de aven­tura/ação desenvolvido pela Nintendo, The Legend of Zel­da: A Link to the Past, que é o terceiro lançamento rela­cionado à saga The Legend of Zelda. Chegou às lojas do japão em 1991, e no ano seguinte na América do Norte e Europa. O foco da tra­ma está no personagem c e n t r a l , Link, que viaja em uma jor­n a d a para sal­var Hyrur­le (um reino fan­tástico ins­pirado na Idade Mé­dia) e derrotar Ganon, o vilão da série. Foi um grande suces­so, bem recebido pela crítica e pelo público, acumulando o expressivo número de mais de 4 milhões de cópias vendi­das em todo o planeta. Rece­beu vários elogios por pos­sibilitar o transito entre dois mundos, o que torna a experiência do jogador mais interessante.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias