Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

29 de dezembro na História

EVENTOS HISTÓRICOS:

534 – Publicado o Codex repeti­tae praelectionis, uma atualização do Digesto. – O Corpus Juris Civilis ou Corpus Iuris Civilis (em portu­guês Corpo de Direito Civil) é uma obra jurídica fundamental, publica­da entre os anos 529 e 534 por or­dens do imperador bizantino Justi­niano I, que, dentro de seu projeto de unificar e expandir o Império Bi­zantino, viu que era indispensável criar uma legislação congruente e que tivesse capacidade de atender às demandas e litígios vivenciados à época. Por esses motivos, foi pu­blicado o Corpus Juris Civilis, desig­nado assim pelo romanista francês Dionísio Godofredo em 1583. Em 527 d.C., sobe ao trono em Cons­tantinopla, Justiniano, que inicia ampla obra militar e legislativa. O Corpus representou uma revolução jurídica, organizando o direito ro­mano numa forma conveniente e sob um esquema orgânico, servin­do como base para os Códigos Ci­vil e Penal da maior parte dos paí­ses ocidentais.

1821 – A Gazeta do Rio de Janei­ro passa a se chamar Gazeta do Rio.

1864 – É fundado em Lisboa o Diário de Notícias, mais antigo jor­nal diário português.

1891 – Thomas Edison paten­teia o rádio.

1898 – O coronel John Patterson consegue caçar o segundo dos dois leões assassinos que mataram cer­ca de 140 pessoas na região de Tsa­vo, no Quênia.

1902 – Criação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abasteci­mento no Brasil.

1911 – Sun Yat-sen torna-se o pri­meiro presidente da China.

1913 – Guerra do Contestado: o governo brasileiro monta uma For­ça Pública Catarinense de 200 ho­mens para se dirigir àquela região.

1917 – Lei estadual de São Paulo proíbe o trabalho noturno infantil e feminino.

1937 – O Estado Livre da Irlanda passa a se chamar apenas Irlanda quando uma nova constituição é adotada.

1943 – Josip Broz Tito torna-se marechal, na clandestinidade.

1949 – A Hungria nacionaliza suas indústrias e o país passa a viver sob regime comunista.

1965 – Uma comissão executiva foi formada para cuidar o projeto definitivo de construção de uma ponte ligando as cidades de Rio de Janeiro e Niterói.

1975 – Uma bomba explode num terminal do Aeroporto de La Guar­dia em Nova Iorque, matando 11 pessoas.

1978 – Golpe militar de 1964 – sancionada a nova lei de seguran­ça nacional, que prevê penas mais brandas, possibilitando a redução das penas dos condenados.

1980 – Descoberta na província chinesa de Yunnan, um crânio hu­mano de aproximadamente oito milhões de anos.

1981 – Para cobrir o rombo, o pre­sidente do Brasil, João Figueiredo aumenta a alíquota da previdência.

1987 – Massacre de São Boni­fácio, em Marabá, Pará, Brasil. – O Massacre de São Bonifácio ou Guerra da Ponte foi um conflito que ocorreu em 29 de dezembro de 1987 na cidade de Marabá, en­tre os garimpeiros de Serra Pela­da e a Polícia Militar do Pará com o auxílio do Exército Brasileiro. A manifestação que gerou o confli­to bloqueou o acesso à Ponte Mis­ta de Marabá e pedia a reabertu­ra do garimpo de Serra Pelada. O conflito tem características muito semelhantes aos do massacre dos sem-terra em Eldorado dos Cara­jás, em 1996. Contudo este ocorreu quase dez anos antes, na ponte so­bre o Rio Tocantins, no caminho das locomotivas que transportam minério de Carajás para Itaqui, no Maranhão. A Guerra de São Boni­fácio foi nomeada dessa forma por ter ocorrido no dia do santo Boni­fácio, ou ainda, como Guerra da Ponte. O então governador Hé­lio Gueiros deu ordem para que a Polícia Militar desobstruisse a ponte. O grupo da ponte liderado por Jane Resende – primeira líder feminina de um garimpo –, colo­cou uma carcaça de caminhonete e britas nos trilhos da ponte. Qui­nhentos soldados do 4º batalhão da Polícia Militar do Pará encur­ralaram os garimpeiros e avan­çaram por uma das cabeceiras da ponte, atirando na multidão, en­quanto o Exército fechava o aces­so na outra cabeceira. Os policiais atiraram durante 15 minutos com metralhadoras e fuzis. Muitos ga­rimpeiros se jogaram do vão de 76 metros da ponte. O governo infor­mou inicialmente que duas pes­soas morreram, depois acresceu esse número para nove, contudo há registros que constam que hou­ve setenta e nove (79) garimpeiros desaparecidos em decorrência do conflito. Por parte das tropas da Po­lícia e do Exército não houve regis­tros de baixas. Um garimpeiro de prenome Francisco, que disse ter visto oito cadáveres, foi assassina­do a pauladas por um grupo des­conhecido, no centro de Marabá, um dia depois de dar entrevista à TV Liberal. A morte de Francisco amedrontou outras testemunhas do conflito e silenciou-as por mais de vinte anos.

1992 – Fernando Collor de Mello renuncia à Presidência da Repúbli­ca do Brasil e Itamar Franco assu­me o cargo definitivamente.

1994 – O presidente brasileiro Itamar Franco aprova a lei que garante a homens e mulheres não casados o direito a pensão alimentícia e a herança de com­panheiros mortos.

1996 – A Coreia do Norte pede desculpas oficiais pela incursão de um submarino nas águas da Coreia do Sul; as tropas sul-co­reanas mataram 24 dos 26 ocu­pantes da embarcação.

1996 – Guerrilheiros e líderes go­vernamentais da Guatemala assi­nam um acordo, pondo fim a 36 anos de conflito civil no país.

1997 – Rebeldes integralistas mu­çulmanos matam 42 pessoas em províncias da Argélia; em um dos ataques, um grupo invade uma mesquita e atirou nos fiéis duran­te as orações.

1998 – Líderes do Khmer Verme­lho pedem perdão pelo genocídio que cometeram em Camboja na década de 1970, matando mais de um milhão de pessoas.

NASCIMENTOS:

1778 – Friedrich Ast, filólogo clássico e filósofo alemão (m. 1841).

1800 – Charles Goodyear, inventor estadunidense (m. 1860). – Ele foi um inventor estadunidense que ficou co­nhecidoporterdescobertoavulcaniza­çãodaborracha. Apedidodogerenteda Roxbury Rubber Company, de Boston, começou a estudar a forma de a borra­cha resistir a variações de temperatu­ra. Após várias tentativas sem sucesso, conseguiu, utilizando um método em que misturava enxofre com borracha e colocava em alta temperatura, obten­do borracha vulcanizada. Em 1855, re­cebeu a Grande Médaille d’Honneur e a Croix de la Légion d’Honneur.

1816 – Carl Ludwig, fisiologista ale­mão (m. 1895).

1859 – Venustiano Carranza, político e militar mexicano (m. 1920).

1876– PauCasals, violoncelistaecom­positor espanhol (m. 1973).

1888 – Gustavo Barroso, escritor bra­sileiro (m. 1958).

1891 – George Marshall, cineasta es­tadunidense (m. 1975).

1896 – David Alfaro Siqueiros, pintor mexicano (m. 1974).

1900 – Osvaldo Orico, escritor brasi­leiro (m. 1981).

1901 – Jáder Moreira de Carvalho, es­critor brasileiro (m. 1985).

1903– CandidoPortinari, pintorbra­sileiro(m. 1962). – Portinaripintouquase cinco mil obras de pequenos esboços e pinturasdeproporçõespadrão, comoO LavradordeCafé, atégigantescosmurais, como os painéis Guerra e Paz, presen­teados à sede da ONU em Nova Iorque em 1956, e que, em dezembro de 2010, graçasaosesforçosdeseufilho, retorna­ram para exibição no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Portinari é considera­do um dos artistas mais prestigiados do Brasil e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.

1922 – William Gaddis, escritor esta­dunidense (m. 1998).

1927 – Canarinho, humorista brasi­leiro (m. 2014).

1931 – Rebecca Pan, cantora e atriz chinesa.

1936 – Mary Tyler Moore, atriz nor­te-americana.

MORTES:

1815 – Saartjie Baartman, nativa sul-africana (n. 1789). – Ela foi a mais famosa de ao menos duas mulheres negras do povo khoisan que foram exi­bidas como aberrações em eventos na Europa do século XIX sob o nome de “Vênus Hotentote” (“hotentote” era o nome para o povo khoi, mas que hoje é considerado um termo ofensivo, en­quantoque “Vênus” éreferênciaàdeu­sa romana do amor). Baartman se tor­nou um ícone na África do Sul, como umarepresentantedemuitosaspectos da história da nação. O Centro Saartjie Baartman para mulheres e crianças, um refúgio para sobreviventes de vio­lência doméstica, foi inaugurado na Cidade do Cabo em 1999. A primei­ra embarcação de proteção ambien­tal da África do Sul, a Sarah Baartman, leva também o seu nome. Atualmen­te, ativistas e acadêmicos consideram Baartman um símbolo da exploração ocidental dos africanos e do racismo.

1919 – William Osler, físico cana­dense (n. 1849).

1926 – Rainer Maria Rilke, poeta austríaco (n. 1875).

1965 – Kosaku Yamada, composi­tor japonês (n. 1886).

1980 – Tim Hardin, compositor e cantor norte-americano (n. 1941). – Ele foi um compositor e cantor de música folk que fez parte da cena mu­sical de Greenwich Village nos anos 60.

1989 – Hermann Oberth, cientista alemão (n. 1894).

1995 – Lita Grey, atriz norte-ame­ricana (n. 1908). – Lillita Louise Ma­cMurray, mais conhecida como Lita Grey foi a segunda esposa de Char­les Chaplin. Em 1924, quando tinha 16 anos, ficou grávida de Charles, que poderia ter sido detido por ter relações sexuaiscomumamenor. Sendoassim, se casou com ela em segredo no Mé­xico, para evitar um escândalo. Lita e Chaplin tiveram dois filhos: Charles Chaplin, Jr. e Sydney Earle Chaplin. Divorciaram-se em 22 de agosto de 1927. Lita foi casada 4 vezes. Faleceu em 1995, aos 87 anos, vítima de câncer generalizado. Seu túmulo se encontra no Valhalla Memorial Park Cemetery, emNorthHollywood, LosAngeles, Ca­lifórnia. Ela foi retratada por Deborah Moore em Chaplin.

2001 – Cássia Eller, cantora e violonista brasileira (n. 1962). – Ela foi uma cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira. Foi uma das maiores representan­tes do rock brasileiro dos anos 90 e eleita a 18ª maior voz e 40ª maior artista da música brasileira pela re­vista Rolling Stone Brasil.

EVENTOS ESPECIAIS

Mitologia nórdica: dias das Nornas As Nornas são deusas da mitologia nórdica. A sua função de controlar o destino, a sor­te, o azar e a providência, quer dos homens quer dos deuses, e zelar pelo cumprimento e conservação das leis que regem as realidades dos homens, dos Aesires, dos elfos, dos anões, etc. Di­z-se que nasceram da fonte de Urð, fonte da vida, onde cres­ce o grande freixo Yggdrasill, que guardam. Todas as manhãs fazem chover hidromel sobre suas raízes, para que as folhas per­maneçam verdes. São representadas pela virgem, a mãe e a an­ciã. Urð (passado) é muito velha e vive olhando para trás, por so­bre os ombros. Verðandi (presente) é uma jovem e olha sempre para o presente e finalmente Skuld (futuro), vive encarapuça­da e possui um pergaminho fechado sobre seu regaço, que con­tém os segredos do futuro. Vivem protegidas por um dos ramos da árvore Yggdrasil, junto a um lago. O clã possuí apenas três in­tegrantes, todas entidades femininas que a saber são: Urd, Wer­dandi e Skuld. Em dezembro de 2011, o jornalista e psicanalista Gilberto Rios sonhou com um jogo nórdico de aconselhamento através das Nornas. Este jogo foi desenvolvido por Luciana Gus­suli que tomou proporções nas redes sociais onde ela passou a fazer o aconselhamento dos signos nórdicos através deste bara­lho. O baralho é todo baseado na mitologia nórdica composto por 43 cartas tendo Yggdrasil como a carta mãe. Maiores infor­mações voce encontra no baralho nórdico As Nornas.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias