Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

21 de dezembro na História

Faltam 10 para acabar o ano. Em certos anos é o dia do solstício de dezembro, quando começa o inverno no hemisfério norte e o verão no hemisfério sul. Portanto, nesses anos, é o dia mais longo e a noite mais curta no hemisfério sul e o dia mais curto e a noite mais longa no hemisfério norte. Não é o caso de 2017

EVENTOS HISTÓRICOS:

1163— Furacãocausagrandesinun­dações na Holanda.

1237 — Os mongóis saqueiam a ci­dade russa de Ryazan.

1471 — João de Santarém e Pêro Es­cobar descobrem as ilhas de São Tomé e Príncipe.

1607— Iníciodovice-reinadoperua­no de Juan de Mendoza y Luna, mar­quês de Montesclaros.

1620 — Peregrinos do Mayflower desembarcam em Plymouth Rock, na costa atlântica da América do Norte, e estabelecem um assentamento perma­nente, ondeatualmentelocaliza-seaci­dade de Plymouth.

1844— Um grupo de 28 tecelões de Rochdale, na região de Manchester, In­glaterra, lançou ao mundo a semente do sistema econômico do cooperativis­mo. A Sociedade Equitativa dos Pionei­ros de Rochdale fundada em 1844, foi uma cooperativa de consumo, forman­do a base para o moderno movimento cooperativo, sendo também uma das primeiras a pagar um dividendo. Apesar d outras cooperativas terem precedido ela, a “PioneirosdeRochdale” setornou o protótipo para as sociedades coope­rativasnaGrã-Bretanha. ACooperativa tornou-se mais famosa por projetar os “ Princípios de Rochdale”, um conjun­to de princípios de cooperação que for­necem a base para as cooperativas em todo o mundo que operam até hoje. O modelo utilizado pelos Pioneiros de Rochdale é um estudo dentro da eco­nomia cooperativa.

1903 — Primeira edição do Prêmio Goncourt de literatura francesa.

1904 — Fundação da Federação In­ternacional de Motociclismo.

1937 — O filme Branca de Neve e os Sete Anões, de Walt Disney, estréia nos cinemas norte-americanos.

1942 — Projecto Manhattan: início daprimeirareacçãonuclearemcadeia auto-sustentada. OProjetoManhattan foiumprojetodepesquisaedesenvolvi­mentoqueproduziuasprimeirasbom­basatômicasduranteaSegundaGuer­ra Mundial. Foi liderada pelos Estados Unidos, com o apoio do Reino Unido e Canadá. De1940a1946, oprojetoeste­ve sob a direção do major-general Les­lieGrovesdoCorpodeEngenheirosdo Exército. Ocomponentedoexércitodo projetofoidesignadocomoDistritoMa­nhattan. “Manhattan” gradualmente substituiu o codinome oficial, “Desen­volvimento de materiais substitutos”, para todo o projeto. Ao longo do cami­nho, o projeto absorveu o seu homó­logo britânico anteriormente, Tube Alloys. O Projeto Manhattan começou modestamente em 1939, mas cresceu e empregou mais de 130 000 pessoas e custou cerca de US$ 2 bilhões (equi­valente a cerca de 26 bilhões de dóla­res em 2013). Mais de 90% do custo foi para a construção de fábricas e produ­ção de materiais físseis, com menos de 10% para o desenvolvimento e produ­ção das armas. A pesquisa e produção ocorreu em mais de 30 locais nos Es­tados Unidos, Reino Unido e Canadá.

1946 — O Cruzador pesado Prinz Eugen foi afundado após teste atômi­cos no atol de Bikini

1959 — O código Q, como é conhe­cido o Código Fonético Internacional, éaprovadopelaConvençãoInternacio­nalde TelecomunicaçõesemGenebra.

1968— Lançamento da missão Apol­lo8. – Apollo8 foi a segunda missão tripu­ladado Projeto Apollo. A missão decolou em 21 de dezembro de 1968 e retornou em 27 de dezembro de 1968. Emboraos astronautas Frank Borman, James Lo­velle William Anders não tenham pou­sado no solo lunar, na noite de Natal de 1968 eles foram os primeiros homens a circum-navegar a Lua, enviando inédi­tas fotos do solo lunar. Adicionalmen­te eles foram os primeiros humanos a abandonar a órbita terrestre. Esta mis­são também foi a primeira a gerar uma transmissão televisiva ao vivo do espa­ço; enquanto circundavam a Lua na­quela noite de Natal, os três ocupan­tes da nave se revezaram na leitura dos dez primeiros versículos do livrod o Gê­nesis, enquanto a câmera transmitia a imagem da Terra, em preto e branco. A transmissão fora, à época, o programa de televisão mais assistido da história.

1970 — Primeiro voo da aeronave F-14 Tomcat.

1988 — O Voo Pan Am 103 explo­de no ar em Lockerbie. O atentado de Lockerbie foi um ataque terrorista ao voo 103 da Pan Am em 21 de dezem­bro de 1988. O avião Boeing 747-121 partira do Aeroporto de Londres Hea­throwemLondrescomdestinoaNova Iorque, e explodiu no ar logo acima da cidade escocesa de Lockerbie, matan­do 270pessoas(259no aviãoe11 na ter­ra) de 21 nacionalidades diferentes. Des­te total, 189 vítimas eram cidadãos dos Estados Unidos da América. Em prin­cípio, assuspeitasdoatentadorecaíram sobre o Exército Republicano Irlandês, em uma época na qual a organização criticava o governo da então primeira­-ministra britânica Margaret Thatcher. Iniciada a investigação, porém, as pis­tas apontaram para a Líbia, então go­vernada por Muamar Kadafi, um sim­patizante da causa irlandesa e inimigo de Thatcher, aquemconsideravacúm­plice em um ataque dos Estados Uni­dos contra a Líbia em 1986.

1991 — Criação da Comunidade de Estados Independentes

2010 — Eclipse Lunar total, visível para Ásia, Austrália, Pacífico, Améri­cas e Europa.

2012 — Final do Calendário Maia com o ciclo de 5125 anos. O calendá­rio maia é um sistema de calendários e almanaquesdistintos, usadospelacivi­lização maia da Mesoamérica pré-co­lombiana, e por algumas comunida­des maias modernas dos planaltos da Guatemala. Estes calendários podem ser sincronizados e interligados, suas combinações dão origem a ciclos adi­cionaismaisextensos. Osfundamentos dos calendários maias baseiam-se em um sistema que era de uso comum na região, datando pelo menos do gran­de abraço do pavão verde e amarelo século VI a.C.. Tem muitos aspectos em comum com calendários empre­gados por outras civilizações mesoa­mericanas anteriores, como os zapo­tecas e olmecas, e algumas civilizações suas contemporâneas ou posteriores, como o dos mixtecas e o dos astecas. Apesar de o calendário mesoameri­cano não ter sido criado pelos maias, as extensões e refinamentos por eles efetuados foram os mais sofisticados. Junto com os dos astecas, os calendá­rios maias são os melhores documen­tados e compreendidos. Pela tradição da mitologia maia, como está docu­mentado nos registros coloniais iuca­tecas e reconstruído de inscrições do Clássico Tardio e Pós-clássico, a dei­dade Itzamna é frequentemente cre­ditada como tendo levado o conheci­mento do sistema de calendários aos maias ancestrais, junto com a escrita em geral e outros aspectos fundacio­nais da cultura maia. A interpretação incorretadocalendáriomesoamerica­no de contagem longa forma a base de uma crença do movimento Nova Era, de que um cataclismo aconteceria no dia 21 de dezembro de 2012. 21 de de­zembro de 2012 é apenas o último dia do 13º b’a’ktun. Não é o final da con­tagem longa, pois ainda se seguirão os b’a’ktuns14º a 20º. Sandra Noble, dire­tora executiva da organização de pes­quisa mesoamericana FAMSI, aponta que “para os antigos maias, era motivo de grande celebração chegar ao fim de um ciclo completo”. Considera ainda, que a apresentação de dezembro de 2012 como um evento de fim de mun­do ou mudança cósmica como “uma totalinvençãoeumachanceparamui­ta gente ganhar dinheiro”.

2015 — Um incêndio de grandes proporções destrói o Museu da Lín­gua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo.

NASCIMENTOS :

1118 — Tomás Becket, arcebispo e mártir inglês (m. 1170).

1503 — Nostradamus, astrólogo e matemático francês (m. 1566). Ele foi umapotecárioemédicodaRenascen­çaquepraticavaaalquimia(comomui­tos dos médicos do século XVI). Ficou famosoporsuasupostacapacidadede vidência. Suaobramaisfamosa, “AsPro­fecias”, écompostadeversosagrupados em quatro linhas (quadras), organiza­dosemblocosdecem(centúrias); algu­maspessoasacreditamqueestesversos contém previsões codificadas do futu­ro. Sofria de epilepsia psíquica, de gota e de insuficiência cardíaca.

1542 — Thomas Allen, matemático e astrólogo inglês (m. 1632).

1815 — Thomas Couture, pintor e professor francês (m. 1879).

1834 — Adolf von Sonnenthal, ator austríaco (m. 1909).

1849 — James Lane Allen, escritor norte-americano (m. 1925).

1850 — Zdeněk Fibich, compositor tcheco (m. 1900).

1878 — Jan Lukasiewicz, filósofo e matemático polonês (m. 1956).

1924 — Altamiro Carrilho, flautista brasileiro (m. 2012).

1931–Ivan Cândido, ator brasileiro.

1931–Wesley Duke Lee, artista plás­tico brasileiro (m. 2010).

1937–Elomar Figueira Mello, can­tor e compositor brasileiro. Seu nome aparece com variações nos primeiros discos, o que contribuiu para difun­dir dúvidas e confusões sobre a gra­fia. A forma adotada na publicação de suas obras desde o álbum Na quadra­da das águas perdidas, de 1978, fixou­-se como Elomar Figueira Mello, que é seu nome civil. Depois que gravou seu primeirodisco “…DasBarrancasdoRio Gavião”, passou a investir mais na sua carreiramusical, bastanteinfluenciada pelatradiçãoibéricaeárabequeacolo­nização portuguesa levou ao nordeste brasileiro, mas foi só no final dos anos 1970 e início dos 80 que deu menos ên­fase à arquitetura para dedicar-se à pe­regrinação pelos teatros do país, de pal­co em palco, tocando e interpretando o seu cancioneiro e trechos do que vi­riamasersuascomposiçõesdeforma­to erudito, como autos.

1937–Jane Fonda, atriz estaduni­dense. Ela foi uma atriz, escritora, ati­vista política de esquerda e ex-modelo e guru de exercícios físicos americana. Filha do renomado ator Henry Fonda, Janeiniciousuacarreiranocinemaem 1960 no filme Tall Story, ao lado de An­thony Perkins. Mais tarde, despontou comosexsymbolcomosfilmesCatBal­lou (1965) e Barbarella (1968). Em 1971 recebeu seu primeiro Oscar de melhor atriz pelo filme Klute. Em 1978 recebeu novamenteoprêmio, pelofilmeAmargo Regresso. Em 1991 Jane anunciou que estava se aposentando da carreira de atriz, mas retornou às telas com A So­graem2005. Alémdisso, elaéconhecida pelosvídeosdeexercícioqueestreloue produziu entre os anos de 1982 e 1995.

1939— CarlosdoCarmo, músico(fa­dista) português.

1940 — Frank Zappa, músico esta­dunidense (m. 1993). Ele foi um can­tor, guitarrista, produtor de gravação e realizador. Emumacarreirademaisde trinta anos, a sua obra musical esten­deu-se pelo rock, fusion, jazz, música eletrônica, música concreta e música clássica. Ele também dirigiu longas­-metragens e videoclipes e desenhou capas de álbuns seus. Zappa produ­ziu quase todos os seus 60 álbuns que lançou com a banda Mothers of In­vention, grupo que o acompanhou por boa parte da carreira e teve sua formação mudada muitas vezes, e como artista solo.

1946 — Carl Wilson, músico norte­-americano (m. 1998).

1948 — Samuel L. Jackson, ator es­tadunidense. – Ele é um ator e produ­tor estadunidense. Alcançou a fama no início da década de 1990. É casado com Latanya Richardson e tem uma filha. Fã de esportes, o ator é torcedor fanático do Atlanta Falcons na Natio­nalFootballLeagueecostumadedicar­-se ao golfe. Recebeu diversos prêmios por suas atuações cinematográficas, e atua em diversas mídias além de fil­mes: séries de televisão, e dublar vi­deogames, etc. Samuel declarou que os filmes permitem-no “fazer coisas que via quando criança”.

1977 — Emmanuel Macron, atual presidente da França.

MORTES :

1375— GiovanniBoccaccio, escritor e humanista italiano (n. 1313).

1552 — Heliodoro de Paiva, compo­sitor português (n. c. 1502).

1743— FranciscoXavierdeMeneses, escritor português (n. 1673).

1805 — Bocage, poeta português (n. 1765).

1882 — Francesco Hayez, pintor ita­liano (n. 1791).

1907 — Klara Hitler, austríaca (n. 1860).

1933 - Padre Himalaia, cientista e in­ventor português (n. 1868).

1940— F. ScottFitzgerald, escritores­tadunidense (n. 1896).

1945— GeorgeS. Patton, generalnor­te-americano (n. 1885).

1958— LionFeuchtwanger, drama­turgo e escritor alemão (n. 1884).

1964 — Carl van Vechten, escritor e fotógrafo norte-americano (n. 1880).

1980 — Nelson Rodrigues, drama­turgo e escritor brasileiro (n. 1912). Foi um teatrólogo, jornalista, romancista, folhetinista e cronista de costumes e defutebolbrasileiro, etidocomoomais influente dramaturgo do Brasil. Nasci­do no Recife, Pernambuco, mudou-se em 1916 para a cidade do Rio de Janei­ro. Quando maior, trabalhou no jornal A Manhã, de propriedade de seu pai, Mário Rodrigues. Foi repórter policial durante longos anos, de onde acumu­lou uma vasta experiência para escre­ver suas peças a respeito da sociedade. Sua primeira peça foi A Mulher sem Pe­cado, que lhe deu os primeiros sinais de prestígio dentro do cenário teatral. O sucesso veio com Vestido de Noiva, que trazia, em matéria de teatro, uma renovação nunca vista nos palcos bra­sileiros. Com seus três planos simultâ­neos(realidade, memóriaealucinação construíam a história da protagonista Alaíde), as inovações estéticas da peça iniciaramoprocessodemodernização do teatro brasileiro.

1983 — Rod Cameron, ator cana­dense (n. 1910).

2004 — Juan Barjola, pintor espa­nhol (n. 1919).

2015 — Júpiter Maçã, músico e compositor brasileiro (n. 1968). Flá­vio Basso, também conhecido como Júpiter Maçã ou Jupiter Apple, foi um cantor, compositorecineasta. Referên­cia fundamental do rock gaúcho, foi fundador das bandas TNT e Os Casca­velletes, que influenciaram toda uma nova geração de bandas gaúchas dos anos 90 em diante. Em carreira solo, foi reconhecido com um dos ícones da psicodelia brasileira, ao trazer um novo grau de experimentalismo ao rock nacional, com o disco “A Sétima Efervescência”, eleito pela revista Rol­ling Stone Brasil um dos “100 maiores discos da música brasileira”.

EVENTOS ESPECIAIS

Dia do Atleta.

Festeja-se o Yule, nome dado ao Solstício de Inverno pelos neo-pagãos.

Solstício de dezembro, na maioria dos anos: verão no hemisfério sul e inverno no hemisfério norte.

Dia de São Pedro Canísio.

Dia de São Tomé, uma fes­ta importante em algumas ci­dades do País Basco espanhol como São Sebastião, Bilbau, Mondragón e Azpeitia.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias