Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Artistas goianos são tema de exposição em um dos templos da arte latina

Quatro artistas da terra pro­tagonizam uma nova incur­são da arte goiana no exterior a partir deste sábado (25/11). Bruno Bernardi, Evandro Soa­res, G. Fogaça e Pitágoras Lopes assinam a mostra “Lugar Não Lugar”, que o Museu de Arte Contemporânea de Caracas (MACC), na Venezuela, sedia até 25 de fevereiro de 2018.

A exposição tem 38 obras de formatos e técnicas variadas, incluindo fotografias (Beran­di), pinturas (Lopes e Fogaça) e escultura instalativa (Soa­res). A curadoria é da venezue­lana Morella Jurado e a produ­ção da também goiana Malu da Cunha. A comitiva goiana já está em Caracas para acom­panhar a montagem e a aber­tura da mostra.

“O MACC é a mais importan­te instituição do gênero na Vene­zuela e uma das mais conceitu­adas da América Latina por seu acervo de arte moderna e con­temporânea”, afirma Malu. Ela explica que “Lugar Não Lugar” foi selecionada pelo Conselho da Fundação dos Museus Nacionais da Venezuela e integra a progra­mação da II Bienal del Sur.

OS ARTISTAS

Bruno Bernardi, 42 anos, é na­tural de Goiânia (GO). Frequen­tou cursos livres da School of Vi­sual Arts (SVA) em Nova York e especializou-se em Comunica­ção e Arte pelo Senac em 2005. Publicou o livro Da Cor: 30 foto­grafias. Participou de exposições individuais e coletivas em São Paulo, Goiânia, Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro e outras capitais.

Pitágoras Lopes nasceu, vive e trabalha em Goiânia (GO). Tem 53 anos. Autodidata, participou de mostras individuais e coleti­vas nos Estados Unidos, Espanha e Chile; e ainda São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Goiâ­nia e outras capitais brasileiras.

Também autodidata, Ger­son Fogaça nasceu na cidade de Goiás. Tem 51 anos. “Lu­gar Não Lugar” é sua quarta exposição internacional ape­nas este ano – passou por Bél­gica, Cuba e Chile. Seu cur­rículo registra individuais e coletivas na França, Espanha, Cuba, Argentina e Alemanha, além de cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, São Pau­lo, Brasília e Goiânia.

Evandro Soares é o único artista do quarteto que não é natural de Goiás. Nasceu em Mundo Novo, na Bahia. Aos 41 anos, porém, mora em Goi­ânia, onde desenvolve seu trabalho em escultura, dese­nho e instalação. Já teve sua obra exposta em Portugal, Es­panha e Inglaterra e, no Bra­sil, em Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro, Brasília, Goiâ­nia e outras cidades.

APOIO

O projeto foi contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás e conta com incentivo da Lei Goyazes. Tem apoio institu­cional da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Se­duce) e do Governo de Goiás.

EXPOSIÇÃO “LUGAR NÃO LUGAR”

Período: de 25 de novembro de 2017 até 25 de fevereiro de 2018

Local: Museu de Arte Contem­porânea de Caracas (Venezuela)

Entrada franca

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias