Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

10 filmes brasileiros que marcaram a história do cinema nacional

Uma viagem pela história, cultura e sociedade do Brasil através do cinema

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

O cinema brasileiro é reconhecido mundialmente por sua qualidade e diversidade. Desde a década de 1950, quando o movimento do Cinema Novo surgiu, o Brasil tem produzido filmes que retratam a realidade do país e suas diferentes culturas.

O Diário da Manhã preparou uma lista com os 10 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. Confira:

1. Vidas Secas (1963)

Dirigido por Nelson Pereira dos Santos, o filme é baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos e retrata a vida de uma família de retirantes no sertão nordestino. A obra é considerada um marco do Cinema Novo.

2. O Pagador de Promessas (1962)

Dirigido por Anselmo Duarte, o filme conta a história de Zé do Burro, um homem que faz uma promessa a Santa Bárbara para salvar seu burro e acaba enfrentando a resistência da igreja.

3. Central do Brasil (1998)

Dirigido por Walter Salles, o filme retrata a história de Dora, uma ex-professora que escreve cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro.

4. Cidade de Deus (2002)

Dirigido por Fernando Meirelles, o filme é baseado no livro homônimo de Paulo Lins e retrata a vida de jovens que crescem em uma favela do Rio de Janeiro.

5. Terra em Transe (1967)

Dirigido por Glauber Rocha, o filme é uma crítica à política brasileira e retrata a luta de um poeta para mudar o país.

6. Macunaíma (1969)

Dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, o filme é baseado no livro homônimo de Mário de Andrade e retrata a história de um herói preguiçoso que vive na Amazônia.

7. O Bandido da Luz Vermelha (1968)

Dirigido por Rogério Sganzerla, o filme é baseado na história real de um ladrão que aterrorizou São Paulo nos anos 1960.

8. Limite (1931)

Dirigido por Mário Peixoto, o filme é considerado uma obra-prima do cinema brasileiro e retrata a história de três náufragos em um barco à deriva.

9. São Paulo S/A (1965)

Dirigido por Luís Sérgio Person, o filme retrata a vida de um executivo que se muda para São Paulo em busca de sucesso profissional.

10. O Som ao Redor (2012)

Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o filme retrata a vida de moradores de um bairro de classe média em Recife e as tensões sociais que existem na região.

Esses filmes são apenas alguns exemplos da riqueza do cinema brasileiro. Cada obra retrata uma parte da história e da cultura do país, e todas elas merecem ser assistidas e apreciadas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias