Home / Cotidiano

COTIDIANO

Macapá escolhe prefeito em votação de 2° turno

Após os dias de apagão que atingiu quase todo o estado no começo de novembro, e ter as eleições adiadas, a capital Macapá retorna neste domingo (20) às urnas para eleger seu próximo prefeito em segundo turno entre Dr° Furlan (Cidadania) e Josiel Alcolumbre (DEM).

No primeiro turno, Josiel obteve 29,47% dos votos válidos. Dr° Furlan ficou em segundo lugar com 16,03% dos votos válidos. Votos brancos e nulos somaram 7,02%.

Josiel é irmão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), e foi seu suplente no Congresso, não tendo concorrido a nenhum outro cargo eletivo, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Dr° Furlan é deputado estadual. Embora concorra à prefeitura pelo Cidadania, foi eleito deputado estadual pelo PTB como suplente em 2010, e como titular em 2014 e 2018. Trocou de partido em fevereiro de 2019.

A votação começou hoje às 7h e se estende até às 17h. Ao total, 292.218 eleitores estão aptos a votar. Por causa da pandemia, a Justiça Eleitoral adotou regras de segurança para os eleitores:

  • É obrigatório o uso de máscara nos locais de votação ;
  • Maiores de 60 anos, considerados como grupo de risco para a Covid-19, terão horário preferência para votar, sendo das 7h às 10h;
  • Eleitores devem manter distância mínima de 1 metrô nas filas;
  • É preciso higienizar as mãos com álcool gel antes de se dirigir à urna e depois de votar.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias