Home / Cotidiano

COTIDIANO

TSE espera resultado recorde nessas eleições

Segundo o vice- presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, declarou hoje que as repercussões das eleições desse domingo deverão ser divulgadas em no máximo cinco horas após o término da votação.

"Tudo está preparado para o dia de amanhã, para que no máximo cinco horas depois do fechamento das urnas, o TSE, com esse transporte direto que se faz do que foi depositado pela soberania popular para a totalização aqui, o TSE tenha condições de entregar este resultado em eleições legítimas e normais como deve ser numa sociedade democrática", afirmou Fachin.

A votação será realizada das 7h às 17h, considerado o horário local. Apesar da estimativa máxima, é esperado que em muitas cidades a apuração seja concluída antes ou que os vencedores sejam conhecidos com base na apuração parcial, como tem ocorrido nas últimas eleições.

O ministro participou na manhã de hoje do último teste de segurança no sistema utilizado para a totalização dos votos, realizado na sede do TSE, em Brasília.

Nestas eleições, a totalização dos votos foi concentrada no TSE, com o intuito de dar maior agilidade e segurança ao processo, segundo afirmou o secretário de tecnológia da informação do TSE, Giuseppe Janino.

Nas outras eleições, a totalização em cada estado era feita pelo respectivo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), responsável pela divulgação dos números com os resultados.

Segundo o site Uol, amanhã os eleitores nos 26 estados vão votar para prefeito e vereador de suas cidades, no primeiro turno eleitoral. O segundo turno das eleições, onde for necessário, está marcado para 29 de novembro.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias