Home / Política

POLÍTICA

Como Mendanha exterminou a oposição e conseguiu a maior coligação do Brasil

O cenário político de Aparecida de Goiânia propiciou a formação de uma das maiores alianças políticas do Estado. Dentre os motivos, estaria o perfil do gestor Gustavo Mendanha (MDB), que, segundo ele, costuma entregar resultados. Aprovado pela população, Mendanha faz um autoelogio: “Entendo que é natural receber o apoio da maioria dos partidos da cidade. Até porque faço política buscando entregar o melhor para a população”.
O fato é completamente inédito na política brasileira: fazem parte da coligação o MDB, PL, PSD, PMN, Podemos, PSL, PSB, Patriota, PP, PTC, Republicanos, PMB, PSDB, PV, Cidadania, PT, Solidariedade, PCdoB, PDT e até mesmo o PROS, que chegou a cogitar candidatura própria, se aliou ao gestor.
Nos bastidores, os pouquíssimos opositores que sobraram, que também já integraram o grupo de Mendanha, afirmam que existe uma outra motivação para tamanha rede de apoio: a distribuição de cargos. Gustavo Mendanha nomeou a maioria dos presidentes e dirigentes partidários para comandar as secretarias mais importantes da administração.
Conforme Ricardo Teixeira (Tatá), coordenador da campanha, o prefeito terá facilidades para conquistar amplo apoio na Câmara de Vereadores obtendo tantas legendas e quase todos vereadores do seu lado. “O MDB quer ouvir sugestões dos partidos aliados e considerar a participação de todos eles na administração pública do município, caso o prefeito seja eleito para o segundo mandato”.
Os exemplos das lideranças partidárias dentro da gestão não faltam. Caso de Johnathan Medeiros, presidente do Republicanos e ligado ao deputado federal João Campos. O partido faz dobradinha também em Goiânia, ao apoiar Maguito Vilela (MDB).
Se o primeiro escalão está com os partidos, o segundo e terceiro escalão é também disputado. Os dirigentes municipais do PMN, PSL, Patriota, PSDB, PV, PC do B, PSB e Solidariedade também ocupam cargos de primeiro e segundo escalões do governo.

Parte do secretariado do prefeito Gustavo Mendanha (MDB)

  • Gerfeson Aragão de Melo (Esporte, Lazer e Juventude) - presidente do PL
  • Johnathan Medeiros (Governo) - presidente do Republicanos
  • Cláudio Everson (Meio Ambiente e Sustentabilidade) - presidente do Progressistas
  • Fábio Camargo Ferreira (Procuradoria Geral do Município) - presidente do PMB
  • Einstein Paniago (Projetos e Captação de Recursos) - presidente do PTC
  • Adriano Montovani (AparecidaPrev) - presidente do PT
  • Carlos Moreira (Administração) - presidente do Cidadania
  • Anésio Rodrigues (Assessor Especial de Governo) - presidente do PDT
  • Rodrigo Estrela (Secretário Executivo de Governo) - presidente do Podemos
  • Divino Ajax (Secretário Executivo de Governo) - presidente do PSD

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias