Home / Cotidiano

COTIDIANO

Valparaíso de Goiás testará sistema de votação online

Três cidades brasileiras foram escolhidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para testar sistemas de votação online, por meio de computadores, celulares e tablets. E uma das cidades escolhidas é Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal.

As primeiras avaliações serão efetivadas no primeiro turno das eleições municipais, em novembro próximo. Inspecionado pela Justiça Eleitoral, a simulação será realizada com eleitores selecionados de Valparaíso de Goiás, os testes acontecerão também em Curitiba (PR) e São Paulo (SP).

A iniciativa faz parte do projeto "Eleições do Futuro", que projeta opções mais modernas e econômicas que as urnas eletrônicas. O TSE divulgou um edital para que empresas de tecnológia apresentem, de forma desinteressada, suas respectivas propostas.

De acordo com o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Wilson Gamboge, o projeto avalia soluções para eleições futuras. "No dia da eleição, em determinado horário nesse período, iremos conhecer essa solução que será avaliada pela Justiça Eleitoral na expectativa que, para o futuro, substituamos as urnas eletrônicas", destacou.

Conforme o site G1, a espera é que as propostas mostradas pelas empresas de tecnologia participantes sejam capazes de garantir a identificação de cada eleitor e a transparência do processo eleitoral.

"Nos requisitos que esse edital apresenta é necessário que haja a possibilidade de auditoria desse voto eletrônico, que esse voto se dê de forma online, que haja mecanismos de transparência e identificação do eleitor", acrescentou Gamboge.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias