Eleições 2020

Valparaíso de Goiás testará sistema de votação online

Os primeiros testes ocorrerão na próxima eleição municipal, em novembro, nas cidades de Valparaíso de Goiás, São Paulo e Curitiba

diario da manha
Foto: Reprodução

Três cidades brasileiras foram escolhidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para testar sistemas de votação online, por meio de computadores, celulares e tablets. E uma das cidades escolhidas é Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal.

As primeiras avaliações serão efetivadas no primeiro turno das eleições municipais, em novembro próximo. Inspecionado pela Justiça Eleitoral, a simulação será realizada com eleitores selecionados de Valparaíso de Goiás, os testes acontecerão também em Curitiba (PR) e São Paulo (SP).

A iniciativa faz parte do projeto “Eleições do Futuro”, que projeta opções mais modernas e econômicas que as urnas eletrônicas. O TSE divulgou um edital para que empresas de tecnológia apresentem, de forma desinteressada, suas respectivas propostas.

De acordo com o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Wilson Gamboge, o projeto avalia soluções para eleições futuras. “No dia da eleição, em determinado horário nesse período, iremos conhecer essa solução que será avaliada pela Justiça Eleitoral na expectativa que, para o futuro, substituamos as urnas eletrônicas”, destacou.

Conforme o site G1, a espera é que as propostas mostradas pelas empresas de tecnologia participantes sejam capazes de garantir a identificação de cada eleitor e a transparência do processo eleitoral.

“Nos requisitos que esse edital apresenta é necessário que haja a possibilidade de auditoria desse voto eletrônico, que esse voto se dê de forma online, que haja mecanismos de transparência e identificação do eleitor”, acrescentou Gamboge.

Comentários