Home / Cotidiano

COTIDIANO

Ezinho vence em Urutaí

Pesquisa de intenção de votos indica que candidato do DEM tem a preferência do eleitorado em todos os cenários. População quer que próximo prefeito tenha respeito pela coisa pública e transparência.

O virtual candidato do Democratas à Prefeitura de Urutaí, Esio Bento Lemos do Prado, é o preferido dos eleitores para vencer as eleições municipais desse ano.

Ezinho, como é conhecido foi o preferido dos eleitores nos cenários de demonstração espontânea de voto e também na estimulada, quando uma cartela contendo os nomes dos prováveis candidatos é apresentada aos entrevistados.


A pesquisa de intenção de voto foi realizada pelo Instituto AR7 entre os dias 5 e 6 de setembro e ouviu um contingente de 250 entrevistados. Urutaí, cidade na Região da Estrada de Ferro com pouco mais de 3.000 habitantes, tem um eleitorado consolidado e uma população com considerável nível de esclarecimento.


Um dos principais fatores é o Câmpus do Instituto Federal Goiano que agrega população universitária com alto nível de politização. Um diferencial mostrado na pesquisa é que a população tem amplo acesso à internet e aplicativos, representando mais de 51% da fonte de notícias para a população, bem à frente de outros veículos como rádio e televisão.


Pelo levantamento mostrado na pesquisa Ezinho (DEM) venceria as eleições se o pleito fosse hoje com uma margem folgada na consulta espontânea. O democrata é citado de forma direta por 23,2% dos eleitores e é seguido pelo atual prefeito Ailton com 20,8% das citações.


Mas, quando os eleitores são apresentados a uma cartela contendo os nomes dos prováveis candidatos Ezinho dispara na frente com 42% da preferência dos eleitores e o atual prefeito e virtual candidato à reeleição, Ailton, vem atrás com 35,6% e o nome do democrata se consolida como o preferido dos eleitores para ser o próximo prefeito. A pesquisa dá uma maior consolidação quando quase dois terços declararam que sua intenção de voto até o dia da eleição é definitiva.


O atual prefeito, Ailton, é o mais rejeitado pelos eleitores. 23,6% dos entrevistados disseram não votar nele de jeito nenhum e 54,8 dos pesquisados afirmaram que sua administração é ruim ou regular.

A administração de Ailton é tida como mal avaliada pelos eleitores, segundo os dados revelados pela pesquisa e sua tentativa de reeleição poderá ser um completo fiasco se forem mantidas as avaliações dos eleitores de Urutaí.

Respeito


Os eleitores comentaram de forma aleatória as razões da preferência ao candidato democrata Esio Lemes do Prado e a rejeição ao principal oponente. Ezinho personifica o gestor público responsável com o erário e pacifica a impressão de quem trabalha com respeito pela coletividade.
A servidora pública federal Priscila Frazão revelou ter a intenção já definida de votar em Ezinho para prefeito porque conhece seu trabalho e que ele representa seus ideais para gestor público. “Um prefeito precisa ter respeito pela coisa pública, deve ter transparência para com os gastos e pensar sempre no coletivo. Essas são condições que não podem faltar a um gestor público”, explica.


Sobre as razões porque não votaria no atual prefeito a servidora federal explica que Ailton só age quando é cobrado pela população. “Esse atual prefeito faz as coisas do seu jeito e somente quando a população aponta que o rumo não está correto e cobra outra postura ele muda e tenta dizer que está fazendo porque sua política é a mais correta”, frisa.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias