Home / Educação

EDUCAÇÃO

Morre, aos 97 anos, Hélio do Amaral, primeiro presidente do Adufg

Professor de cinema, crítico, diretor de curtas, pesquisador de cinema antropológico e sindicalista, estava internado, vitimado por insuficiência respiratória

Helio do Amaral: uma vida dedicada aos segmentos educacional e cultural. Morte por complicações decorrentes de insuficiências respiratórias - Jornal do Professor/Adufg Helio do Amaral: uma vida dedicada aos segmentos educacional e cultural. Morte por complicações decorrentes de insuficiências respiratórias - Jornal do Professor/Adufg

O professor aposentado da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Hélio Furtado do Amaral, morreu por volta das 00h20 de hoje, 9, vítima de insuficiência respiratória. Ele estava internado no Instituto Neurológico de Goiânia.

O velório está em andamento, no cemitério Jardim das Palmeiras, Capela 6, em Goiânia, e o sepultamento está programado para 15h de hoje.

Professor de Introdução às Técnicas de Teleradiodifusão, Cinema e Teatro, Telejornalismo e Jornalismo de Cinema, também trabalhou como crítico, diretor de curtas e pesquisador antropológico.

Amor pelas atividades

O carinho pelas áreas de atuação o levou, ao mesmo tempo, para o sindicalismo, se tornando o primeiro presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás, fundado como Associação (Adufg), onde atuou por quatro décadas.

Um afeto tão grande, que disse em entrevista a então revista Cisco, criada e editada por alunos do curso de Jornalismo da UFG, em 1985: “A gente passa anos e anos se dedicando às atividades culturais e se esquece da vida material, com isso ela vai sendo tragada, vai-se entrando num poço, que se de repente a gente não parar, acaba se afogando. É difícil conciliar as atividades culturais com a vida material”.

Questionado sobre o hábito de compartilhar conhecimentos, expôs, na mesma entrevista: “Minha ideia é formar indivíduos que tenham formação cinematográfica para pesquisar a realidade e buscar a memória das coisas”.

Competência e batalhas

Em nota, o Sindicato externa que ele ‘dirigiu a entidade com muita competência. Foi um líder sindical atuante e companheiro de inúmeras batalhas na luta pelos direitos da categoria docente’. Leia, abaixo.

É com profundo pesar que a diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) informa a morte do professor aposentado Hélio Furtado do Amaral, aos 97 anos. O velório está sendo realizado no Cemitério Jardim das Palmeiras. O sepultamento será às 15 horas, no mesmo local.

Hélio foi o primeiro presidente do Adufg-Sindicato e dirigiu a entidade com muita competência. Foi um líder sindical atuante e companheiro de inúmeras batalhas na luta pelos direitos da categoria docente.

Na UFG, foi professor de Cinema, crítico, diretor de curtas e pesquisador de cinema antropológico. Deu aula de Introdução ao Cinema até 1995 e foi chefe de departamento e presidente do colegiado de cursos de Comunicação.

O movimento sindical goiano perde um grande guerreiro na luta incansável por um país mais justo igualitário para todos. Aos familiares, amigos e companheiros de luta, a manifestamos os nossos mais sinceros sentimentos. Hélio do Amaral sempre estará presente!

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias