Home / Educação

EDUCAÇÃO

Mês do Orgulho: Aliança Nacional LGBTI+ lança Manual de Educação LGBTI+

Evento de lançamento ocorreu na sede do Instituto Unibanco em São Paulo

Imagem ilustrativa da imagem Mês do Orgulho: Aliança Nacional LGBTI+ lança Manual de Educação LGBTI+

A Aliança Nacional LGBTI+, uma das maiores organizações de luta pelos direitos humanos da população sexodiversa brasileira e o Instituto Unibanco lançaram na noite de ontem, 07 de junho, o “Manual de Educação LGBTI+”. O evento de apresentação do manual foi realizado na sede do Instituto, localizado na avenida paulista, centro da capital do estado de São Paulo.

Com um auditório organizado em estilo “roda de conversa”, o IU recebeu membros da comunidade LGBTI+ de diversas partes do Brasil, representantes do Ministério da Educação, Ministério da Educação, Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, além da própria diretoria do instituto. A Deputada Estadual por São Paulo, Beth Sahão (PT/SP) também marcou presença no lançamento.


		Mês do Orgulho: Aliança Nacional LGBTI+ lança Manual de Educação LGBTI+
Gregory Rodrigues

Com discursos politizados e emocionados, realidades sobre o ambiente educacional foram trazidas à baila para reflexão dos presentes, destacando a importância da publicação de uma obra que possa nortear o enfrentamento a discriminação em um ambiente de aprendizado.

A obra apresentada é o volume 2 de uma coleção que totaliza 25 manuais, literalmente uma enciclopédia LGBTI. Ela é direcionada para profissionais da educação que atuam no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e no Ensino Médio, tendo como foco contribuir para redução dos casos de bullying, preconceito, discriminação, violência e evasão escolar que podem ser sofridos por estudantes membros da comunidade LGBTI+. O manual propõe uma reflexão aos profissionais da educação sobre como promover o acolhimento e o respeito a diversidade sexual e de gênero, além de direcionar seu olhar a formas de sensibilização para o cenário de marginalização que parte da população de pessoas LGBTI+ ainda vivem no Brasil.


		Mês do Orgulho: Aliança Nacional LGBTI+ lança Manual de Educação LGBTI+
Gregory Rodrigues

Em seu conteúdo, o manual se divide em três seções. A primeira apresentando conceitos e informações sobre questões LGBTI+ com a finalidade de proporcionar maior familiaridade com a temática. A segunda seção tem como propósito sugerir recursos práticos que poderão auxiliar o educador na abordagem do tema junto aos estudantes. Na terceira e última seção, onde constam os anexos, são apresentadas algumas legislações e normas que respaldam a realização do trabalho.

De acordo com o Professor Pós Doutor em Educação Toni Reis, o manual é além de um instrumento de promoção da dignidade da pessoa humana, que busca promover o respeito à diversidade sexual.


		Mês do Orgulho: Aliança Nacional LGBTI+ lança Manual de Educação LGBTI+
Gregory Rodrigues

“Entre outras possibilidades, o Manual oferece uma oportunidade para reflexão. Na prática, oque eu posso fazer para promover o respeito à diversidade sexual, sem exigir dos outros? O que nós podemos fazer? O que os outros (ex. escola, secretaria de educação, governo e famílias) podem fazer? Ao invés de cancelar pessoas consideradas “diferentes”, podemos acolhê-las e sensibilizar outras pessoas sobre a situação de marginalização em que algumas pessoas LGBTI+ vivem” afirma. Prof. Pós Doutor Toni Reis

A “Enciclopédia LGBTI+” é desenvolvida pela Rede Gay Latino, e Aliança Nacional LGBTI+, conta com a execução do Grupo Dignidade, do Instituto Brasileiro da Diversidade Sexual (IBDSEX) e do Centro Paranaense de Cidadania (Cepac); tem o apoio institucional da Universidade Federal do Paraná, Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade, UNAIDS, grupo SOMOSGAY (Paraguai) e Robert Carr Fund.

Para quem desejar, uma versão em formato e-book do Manual pode ser encontrada gratuitamente no Observatório de Educação, do Instituto Unibanco, neste link.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias