Home / Educação

EDUCAÇÃO

Governo de Goiás investe mais de R$ 4 milhões na qualificação de espaços para a prática do Desporto Escolar

Ao todo, 20 colégios estaduais, incluindo 17 CEPIs e três escolas padrão século XXI, estão recebendo a instalação de pisos de alta performance em suas quadras

Divulgação Divulgação

O desporto escolar é um dos principais módulos de Educação onde se trabalha a sociabilidade, a educação física e a promoção do bem-estar. Por estes motivos, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), está investindo mais R$ 4 milhões na instalação de pisos modulares com tecnologia antiderrapante, de escoamento de água, e antifurto em quadras poliesportivas de escolas da rede estadual, visando a criação de ambientes propícios que estimulem o desenvolvimento integral dos estudantes.

Dentre as principais vantagens dessa aquisição estão a prevenção de acidentes entre os alunos durante a recreação e a prática de esportes; além da proteção das articulações dos atletas, por serem pisos com uma tecnologia que reduz em 30% os impactos. Outro benefício do piso é a durabilidade e economicidade, pois tem vida útil de mais de 15 anos, conforme apontam pesquisas laboratoriais de teste da empresa responsável pela fabricação do material, a Company Brazil.

Também, segundo a empresa, o piso não absorve umidade, nem gera odores, mantendo sua flexibilidade por toda sua vida útil. Outro fator positivo do produto refere-se ao revestimento de alto-impacto, com aditivos redutores de temperatura, bem como proteção contra a perda das cores, sem a necessidade de pintura regular.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Superintendência de Desporto, Arte e Educação da Seduc/GO, Silvana Tais de Morais uma infraestrutura adequada dos espaços esportivos desempenha papel importante na qualidade das atividades desenvolvidas pelas crianças e jovens. “ Investir em um piso como esse é um passo significativo em direção à promoção de um ambiente seguro, versátil e estimulante para o desenvolvimento dos alunos, contribuindo para a formação de cidadãos ativos, saudáveis e conscientes da importância da prática regular de atividades físicas”, destaca a coordenadora.

Segundo a coordenadora a aquisição de piso modular não apenas atende às necessidades práticas, mas também promove benefícios significativos para o desenvolvimento físico, emocional e social dos estudantes. Conforme ela, a previsão é de que já em fevereiro deste ano os pisos sejam finalizados e entregues.

Os colégios estaduais que estão recebendo esses pisos são das cidades de Aparecida de Goiânia, Campos Belos, Catalão, Cidade Ocidental, Goiânia, Jataí, Luziânia, Novo Gama e Valparaíso de Goiás.

Principais ganhos aos estudantes

- Desenvolvimento motor: Um piso modular oferece uma superfície adequada para a prática de atividades físicas, contribuindo para o desenvolvimento motor dos estudantes. Eles têm a oportunidade de aprimorar habilidades como coordenação, equilíbrio, agilidade e destreza, fundamentais para seu crescimento e desenvolvimento físico.

- Segurança e bem-estar: A principal preocupação é a segurança dos estudantes. Um piso modular, por ser antiderrapante e uniforme, reduz significativamente o risco de lesões durante a prática esportiva e atividades físicas. Isso cria um ambiente mais seguro, promovendo o bem-estar dos alunos.

- Estímulo à participação ativa: O ambiente físico influencia diretamente a motivação dos estudantes. Um piso modular confortável e adequado estimula a participação ativa nas aulas de Educação Física. Isso não apenas promove a saúde física, mas também contribui para a adoção de hábitos mais saudáveis ao longo da vida.

- Diversificação de atividades: A versatilidade do piso modular possibilita a diversificação das atividades realizadas durante as aulas. Isso proporciona aos estudantes a oportunidade de experimentar diferentes modalidades esportivas e atividades físicas, enriquecendo seu repertório motor e proporcionando uma experiência educacional mais abrangente.

- Inclusão e participação de todos: A adaptabilidade do piso modular permite um ambiente mais inclusivo, onde todos têm a oportunidade de participar ativamente das aulas de Educação Física, fomentando a integração e o respeito à diversidade.

- Melhoria do ambiente de aprendizado: Um ambiente físico bem estruturado e adaptado para a prática esportiva contribui para a qualidade geral do ambiente de aprendizado. Isso cria uma atmosfera positiva que pode influenciar não apenas o desempenho físico dos estudantes, mas também seu envolvimento nas atividades escolares como um todo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias