Home / Educação

EDUCAÇÃO

Educacional explica como a capacitação de professores aliada ao uso de IA ajuda a potencializar o ensino e a aprendizagem

Tecnologias como as do ChatGPT têm apoiado gestores de instituições de ensino e professores nas diferentes etapas do processo pedagógico

Imagem ilustrativa da imagem Educacional explica como a capacitação de professores aliada ao uso de IA ajuda a potencializar o ensino e a aprendizagem

O ChatGPT e outras ferramentas de inteligência artificial (IA) têm ganhado força em diversos segmentos da sociedade. Um deles é o setor da educação, no qual a tecnologia tem sido útil para apoiar os professores em diferentes etapas do ensino, como no preparo das aulas, na criação de tutoriais, na elaboração de rascunhos de textos e de relatórios junto aos alunos –e até mesmo na oferta de conteúdo para os estudantes. Nesse contexto, o Educacional - Ecossistema de Tecnologia e Inovação[GIP1] , área de negócios da Positivo Tecnologia dedicada à educação, acredita que o uso da tecnologia, aliado à capacitação dos professores, pode ser um grande diferencial para potencializar o processo ensino-aprendizagem.

“O Educacional já vem mapeando a inteligência artificial com foco na educação há mais de dois anos e vê com bons olhos o crescimento desse tópico. Esse advento de tecnologias reflete uma ampliação das possibilidades de adoção de ferramentas digitais mais personalizadas que atendem individualmente às necessidades de cada aluno, proporcionando melhores resultados de aprendizagem, maior eficiência, melhor análise de dados e experiências em sala de aula cada vez mais imersivas”, destaca Martin Oyanguren, CEO do Educacional.

Como exemplo desse auxílio, é possível citar as ferramentas aprendizado de idioma. Elas podem ser muito úteis no processo de compreensão de uma nova língua, tanto para professores quanto para estudantes, pois permite a compreensão do assunto de forma instantânea e envolvente. Esse processo é de extrema importância, por exemplo, para que estudantes assimilem não apenas os significados dos textos, mas desenvolvam competências estimuladas por práticas autênticas da linguagem, inclusive com um bom nível de conversação com pessoas fluentes.

A inteligência artificial pode ser também uma grande aliada na parte da escrita, já que ela é capaz de identificar erros e imediatamente sugerir correções, ampliando os conhecimentos dos redatores. Porém, é importante ressaltar que, ao mesmo tempo em que pode ser benéfica, o uso em excesso dessa tecnologia ou a ausência de capacitação da equipe pedagógica podem fazer com que os alunos se acomodem e não desenvolvam novas habilidades.

O Educacional já se adaptou a esse novo cenário de uso ampliado de inteligência artificial e trabalha com ferramentas que usam essa tecnologia por meio da Suíte Educacional. “Recentemente, o Educacional vem incorporando parceiros dentro do ecossistema digital da Suíte Educacional que trabalha com inteligência artificial nas áreas de redação e avaliação de todas as disciplinas. Essas ferramentas ajudam não só o aluno a desenvolver as suas habilidades, mas potencializam significativamente o trabalho do professor”, afirma Martin.

Um outro ótimo instrumento de ensino com IA é o sistema de tutor inteligente, já que ele oferece um feedback instantâneo para o aluno e permite que este saiba em tempo real se está no caminho correto ou não, motivando-o a continuar aprendendo.

Ao utilizar esse tipo de tecnologia em sala de aula, o professor pode gerar mais engajamento, e, com isso, abre-se a possibilidade de o docente transformar a aula em algo mais dinâmico, adaptada à uma geração cada vez mais digital e de uma forma bem mais personalizada. Nesse sentido, a tecnologia serve também para que os alunos se interessem mais pelos tópicos abordados e para que compreendam as disciplinas de forma mais eficaz, por meio de uma ampla frente de conhecimento.

O uso do ChatGPT e outras ferramentas do tipo também pode ser considerado um bom benefício para a escola em termos de gestão, já que elas podem potencializar o processo de análise e de interpretação de dados educacionais, inclusive gerando previsões de cenários que auxiliam os educadores.

Para além de medir a performance, a IA, quando bem aplicada, pode auxiliar na contratação de profissionais adequados, ajudar os docentes na preparação de aulas e até mesmo contribuir com a direção da instituição de ensino no desenvolvimento de campanhas de marketing, na elaboração e manutenção do projeto pedagógico e na personalização do atendimento aos pais e responsáveis dos alunos.

Sobre o Educacional

Ecossistema de Tecnologia e Inovação - reúne soluções de apoio à aprendizagem em modelo disruptivo de negócio, com soluções como suítes pedagógicas e de hardware voltadas para aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática e STEAM (acrônimo em inglês para Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Área de negócios dedicada à educação da Positivo Tecnologia S.A., conecta pais, alunos, escolas, edtechs, editoras, empresas nacionais e internacionais em ecossistema único. Veja mais no site do Educacional

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias